Questões de Concurso Militar Quadro Complementar 2017 para Segundo-Tenente - Conhecimentos Profissionais
Foram encontradas 10 questões
Conforme advogam Pinho e Vasconceilos (2011), com relação à teoria da determinação da renda e do produto nacional, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I- Pode-se definir renda nacional de equilíbrio como aquela em que a remuneração dos fatores coincide com os gastos desejados em bens e serviços de consumo e investimento.
II- Consumo, investimento, despesas governamentais, exportações e importações são elementos da demanda agregada.
III- A renda é o fator que, isoladamente, maior influência tem na determinação do consumo. A relação entre um acréscimo no consumo desejado em decorrência de um acréscimo na renda da coletividade é definida como propensão marginal de consumir.
IV- Pode-se definir Poupança Nacional como a parcela de renda nacional não gasta em bens e serviços de consumo produzidos na economia e pode-se definir investimento como a parcela do produto nacional não consumida.
Com relação ao modelo IS-LM, de determinação da renda, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a opção correta, de acordo com Pinho e Vasconcellos (2011).
I- A curva IS (INVESTMENT SAVING) mostra as condições de equilíbrio no mercado de bens, isto é, quando a despesa agregada iguala a renda agregada. Pontos à direita (ou acima) da curva IS correspondem a situações de excesso de oferta e pontos à esquerda (ou abaixo) a excesso de demanda.
II- A posição da curva LM (LIQUIDITY MONEY) ê determinada pela oferta real de moeda, que é afetada, basicamente, pela política monetária, quando o nível de preços é constante. Expansões na oferta de moeda deslocam a curva LM para a direita (para baixo) enquanto contrações da oferta de moeda a deslocam para a esquerda (para cima).
Ill- Na situação conhecida como armadilha da liquidez, a curva LM será totalmente horizontal e a política monetária não terá efeito algum sobre a renda. A demanda por moeda é infinitamente elástica à taxa de juros.
IV- Em situações normais, uma política monetária expansionista (aumento da oferta de moeda) tende a elevar a taxa de juros, reduzindo o investimento e a renda. Uma ,política fiscal expansionista provoca queda da renda, pois reduz a demanda, aumentando a taxa de juros.