Questões de Concurso Militar CAP 2018 para Cabo - Técnico em Química
Foram encontradas 50 questões
O calorímetro é utilizado no laboratório para inúmeros propósitos, incluindo a determinação da energia produzida na queima de combustíveis e o conteúdo calórico dos alimentos. Numa bomba calorimétrica, assume-se que a quantidade de calor absorvido (ou liberado) pela combinação de água, o interior do calorímetro, a bomba e a mistura reagente seja igual à produzida (ou absorvida) pela reação que ocorre na bomba. Considerando que uma amostra de 0,728 g de etanol (álcool de cereais, C2H5OH) é queimada numa bomba calorimétrica com uma quantidade de gás oxigênio (sob pressão) suficiente para assegurar a combustão completa, qual é o calor molar de combustão do etanol, sabendo que, nesse experimento, a quantidade de água no calorímetro é de 1,20 kg e que a temperatura aumenta de 24,86°C para 29,18°C?
Dados: capacidade calorífica do interior do calorímetro (sem água) é de 1,06 kJ °C-1 e a capacidade calorífica molar da água é 75,3 J °C-1 mol-1.
Observe a reação a seguir:
NH3(aq) + H2O(I) -> NH4+(aq ) + OH- (aq)
Essa reação química ocorre quando a amônia é dissolvida em água. Sobre a natureza dos ácidos e bases, assinale a opção correta.
Na figura abaixo, "MO” representa um óxido de um elemento do Grupo 2 da Tabela Periódica. Assinale a opção que identifica corretamente os elementos “A”, “B”, “C" e "D”, respectivamente.
O hidróxido de magnésio é praticamente insolúvel na ausência de sais de amônio e tem um produto de solubilidade de 3,2x10-11 à temperatura ambiente. A dissociação desse hidróxido é representada por:
Calcule a concentração de íons hidroxila, em mol.L-1, em
uma solução aquosa saturada, e assinale a opção
correspondente.
O urânio-235 (235U) é utilizado como combustível em diversos tipos de reatores nucleares de fissão para a produção de energia elétrica, sendo esses reatores projetados para induzir e sustentar uma reação nuclear em cadeia lenta e controlada. A equação 1 ilustra uma das possíveis reações nucleares de fissão induzida que ocorrem com o 235U, enquanto que a equação 2 ilustra a reação de decaimento nuclear do antimônio-131 (131Sb), um dos diversos produtos gerados pela fissão do 235U, até a formação de um núcleo estável de xenônio-131 (131Xe).
Nas equações acima, X, Y, W e o tipo de decaimento
nuclear ilustrado na equação 2 são, respectivamente:
Considerando a classificação das formas de corrosão segundo a sua morfologia, correlacione os termos técnicos a suas definições e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
TERMOS TÉCNICOS
I- Intergranular
II- Dezincificação
III- Empolamento pelo hidrogênio
IV- Transgranular
V- Filiforme
DEFINIÇÕES
( ) A corrosão se processa nos grãos da rede cristalina do material metálico, o qual, perdendo suas propriedades mecânicas, poderá fraturar à menor solicitação mecânica.
( ) É a corrosão que ocorre em ligas de latão, em que se observa o aparecimento de regiões de coloração avermelhada, contrastando com a característica coloração amarela dos latões.
( ) A corrosão se processa entre os grãos da rede
cristalina do material metálico, o qual perde suas
propriedades mecânicas e pode fraturar quando
solicitado por esforços mecânicos.
( ) A corrosão se processa sob a forma de finos filamentos, mas não profundos, que se propagam em diferentes direções e que não se ultrapassam, pois admite-se que o produto de corrosão, em estado coloidal, apresente carga positiva, daí a repulsão.
( ) Corrosão que ocorre quando o hidrogênio atômico penetra no metal e difunde-se rapidamente para regiões com descontinuidades, onde se transforma em hidrogênio molecular, exercendo pressão e originando a formação de bolhas.
Observe o sistema apresentado na figura a seguir.
A respeito dos equipamentos que compõem o sistema
ilustrado, assinale a opção correta.