Questões de Concurso Militar Comando do 1º Distrito Naval 2023 para Oficial
Foram encontradas 5 questões
"A Marinha do Brasil vem conduzindo o Programa Fragatas "Classe Tamandaré" desde 2017, com o objetivo de promover a renovação da Esquadra com quatro navios modernos, de alta complexidade tecnológica, construídos no País, com previsão de entrega para o período entre 2025 e 2028. [ ... ] O Programa tem como alguns de seus alicerces: a produção de navios com elevados índices de conteúdo local (nacional), incluindo a gestão do conhecimento e a consequente transferência de tecnologia; a inserção da mentalidade da gestão do ciclo de vida, criando um novo paradigma de manutenção e evolução de conhecimento para a Marinha do Brasil; e um caráter de autossustentabilidade, que dê perenidade e consistência ao Programa Estratégico 'Construção do Núcleo do Poder Naval'."
(Fonte:<https://www.marinha.mil.br/programa-classe-tamandare>)
Observa-se, no texto acima, uma grande importância que a Marinha do Brasil vem dando à qualificação do pessoal para operação e manutenção das modernas e altamente tecnológicas Fragatas Classe Tamandaré. Tal atitude busca não repetir um episódio de nossa história, citado por Vidigal (2000), no qual meios modernos foram mal conduzidos e mal mantidos e, dessa forma, logo se transformaram em fator de frustração. Qual episódio busca não ser repetido?
CONFLITOS I- Cabanagem lI- Guerra dos Farrapos IlI- Balaiada IV- Sabinada V- Revolta Praieira
DESCRIÇÕES ( ) A agitação foi debelada através da cooperação entre o Capitão-Tenente Joaquim Marques Lisboa (futuro Marquês de Tamandaré) e o Coronel Luís Alves de Lima e Silva (futuro Duque de Caxias).
( ) Primeira sublevação do período regencial e se estendeu até 1840.
( ) Foi combatida pela Marinha Imperial com um bloqueio da província e o combate a uma diminuta Força Naval montada pelos rebeldes com navios apresados.
( ) O Visconde de lnhaúma foi o comandante da Força Naval do Império que combateu os rebeldes.
( ) Neste conflito a Marinha Brasileira empregou, pela primeira vez em operações de guerra, um navio a vapor.
Os franceses foram os primeiros a reagir às lições de Sinope. Em 1855, desenvolveram um tipo especial de embarcação para enfrentar os fortes de terra, conhecido como: