Questões de Concurso Militar PM-PI 2022 para Soldado da Polícia Militar
Foram encontradas 4 questões
“A Amazônia perdeu em abril [de 2021] 581 quilômetros quadrados de sua cobertura vegetal (43% acima dos valores desmatados em 2020), o maior índice de desmatamento no mês de abril desde 2016, quando foram destruídos 440 quilômetros quadrados, de acordo com medições do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A área devastada nesse mês equivale a, aproximadamente, 69 estádios de futebol.”
OLIVEIRA, Joana. Desmatamento na Amazônia no mês de abril é o maior em seis anos, aponta Inpe. El País.7 de maio de 2021.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2021- 05-07/desmatamento-na-amazonia-no-mes-de-abril-e-o-maior-em-seis-anos-aponta-inpe.html
Sobre as consequências do acentuado desmatamento da Amazônia, é CORRETO afirmar que
“O coronavírus é um fenômeno mundial e atua como agente que contamina o conjunto do sistema, e se transmite com muita eficiência e com uma taxa e crescimento exponencial. O que inicialmente foi uma epidemia localizada na região de Wuhan, China, progressivamente se expandiu e se converteu em pandemia de difícil controle para os sistemas nacionais de saúde púbica.
O lugar de origem do vírus diz muito sobre a globalização: uma sociedade onde convivem a maior dinâmica econômica do planeta e práticas tradicionais das populações em seu relacionamento com os bosques e espécies silvestres; mercados onde essas espécies são vendidas, situados em cidades com milhões de habitantes e interconectadas com o planeta.
[...]
O vírus demorou a chegar à América Latina. Enquanto o foco da infecção estava na China, não apareceram casos na região. A situação mudou quando o vírus se ativou nos países europeus, com os quais a região mantém intenso intercâmbio. A multiplicação acelerada de casos confirmados forçou a implementação progressiva de medidas de restrição à entrada de pessoas vindas do exterior, e de reclusão domiciliar para segmentos importantes da população.”
Fonte ECHEVERRÍA, Julio. O coronavírus e a globalização.
Folha de São Paulo. 1 de abril de 2020. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/04/o-coronavirus
-e-a-globalizacao.shtml
Sobre a relação entre a pandemia de Covid19 e o processo de globalização, é
CORRETO afirmar que
“A revisão da Divisão Regional do Brasil para fins de divulgação da informação estatística constitui parte da missão institucional do IBGE e visa atualizar o quadro regional do País, elaborado pelo então Departamento de Geografia na década de 1980 e publicado em 1990.
A necessidade de atualização dos recortes regionais vem ao encontro do expressivo aumento verificado na diferenciação interna do território brasileiro, como resultado das transformações econômicas, demográficas, políticas e ambientais ocorridas ao longo das últimas décadas”.
Fonte: IBGE. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. (2017). Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv1 00600.pdf
Considerando a atual Divisão Regional do Brasil elaborada pelo IBGE, afirma-se corretamente que as 5 (cinco) macrorregiões existentes têm desigualdades quanto às suas áreas territoriais, situações econômicas, total de população e mesmo quanto ao número de estados que compõem cada uma dessas regiões. Em relação a essas regiões brasileiras, é CORRETO afirmar que