Questões de Concurso Militar PM-MG 2019 para 2º Tenente - Clínica Médica

Foram encontradas 26 questões

Q976647 Medicina
Considerando a Resolução CFM nº 1658/2002, que normatiza a emissão de atestados médicos e dá outras providências, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q976648 Medicina
Considerando a Resolução CFM nº 1605/2000, que trata que o médico não pode, sem o consentimento do paciente, revelar o conteúdo do prontuário ou ficha médica, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q976649 Medicina
Considerando a Resolução CFM nº 1931/2009 (Código de Ética Médica), em relação ao Capítulo IV, que trata de Direitos Humanos, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q977418 Medicina
De acordo com Classificação Internacional de Cefaleia Modificada, Committee of International Headache Society, 2018, a cefaleia caracterizada por sintomas neurológicos recorrentes, muitas vezes, com náuseas e vômitos, mas com pouco ou nenhuma dor de cabeça, é classificada como:
Alternativas
Q977419 Medicina

De acordo com a abordagem da sepse, analise as assertivas abaixo:


I - O cateter de artéria pulmonar é uma importante ferramenta no manejo do choque séptico e deve ser usado rotineiramente.

II - Várias meta-análises envolvendo os estudos ProCESS, ARISE e ProMIS confirmaram que a utilização do protocolo EDGT na fase inicial do choque séptico não tem beneficio na mortalidade.

III - O reconhecimento da sepse é uma emergência médica e seu tratamento imediato salva vidas.

IV - Paciente em ventilação mecânica tem alterada a avaliação de responsividade a volume através das manobras de elevação passiva das pernas e o índice de variação da veia cava inferior ao Ultrassom.

Estão CORRETAS as assertivas:

Alternativas
Q977421 Medicina
Marque a alternativa CORRETA em relação à endocardite infecciosa.
Alternativas
Q977422 Medicina
Em relação às diarreias agudas, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q977423 Medicina
Em relação a Doenças Isquêmicas Coronarianas, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q977424 Medicina

Em relação à Asma Aguda, analise as assertivas abaixo:

I - A obesidade é um fator de risco independente para asma, particularmente em mulheres.

II - Os broncodilatores de longa duração substituíram os de curta duração e o seu uso diário reduz o número de exacerbações, pois reduz a inflamação subjacente.

III - Os anti-leucotrienos se mostraram mais eficazes no controle da asma quando comparados aos corticoides inalatórios.

IV - A rouquidão é um efeito colateral do uso de corticoide inalatórios, que pode ser reduzido com uso de espaçadores de grande volume.

Estão CORRETAS as assertivas:

Alternativas
Q977425 Medicina

Em relação às Infecções Relacionadas aos Serviços de Sáude, analise as assertivas abaixo.

I - A redução nas taxas de Pneumonia relacionada à Ventilação Mecânica, em geral, não reduz a mortalidade geral no CTI.

II - O uso de álcool entre os contatos do pacientes é uma medida muito eficaz de higienização das mãos, pode, inclusive, substituir a lavagem com água e sabão, exceto, apenas, se houver sujidade visível nas mesmas.

III - As infecções de cateteres vasculares, que ocorrem na primeira semana de inserção, estão relacionadas à microflora cutânea do local da punção.

IV - Candidúria deve sempre ser tratada com antifúngico em pacientes com cateterismo vesical de demora.

Estão CORRETAS as assertivas:

Alternativas
Q977426 Medicina
Marque a alternativa CORRETA em relação às hemorragias digestivas.
Alternativas
Q977427 Medicina
Marque a alternativa CORRETA em relação à Hemorragia Subaracnóide (HSA).
Alternativas
Q977428 Medicina
Marque a alternativa CORRETA em relação às Doenças Inflamatórias Intestinais.
Alternativas
Q977429 Medicina
Das nefropatias abaixo, qual é causada por lesão direta do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV):
Alternativas
Q977430 Medicina
Paciente 65 anos, tabagista ativo com carga tabágica 30 anos-maço e com diagnóstico de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Apresenta dispneia grau 2 pela escala mRC (0-4) e não apresentou exacerbações ou hospitalizações pela doença no último ano. Realizou espirometria, cujos resultados mostraram Capacidade Vital Forçada (CVF) normal, Volume Expiratório Forçado no 1º segundo (VEF1) = 75% e relação VEF1–CVF = 0,65, sem alteração após a prova broncodilatadora. Nesse caso, é indicado o início de qual medicação via inalatória?
Alternativas
Q977431 Medicina
Sobre a Anemia megaloblástica, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q977432 Medicina
Sobre a hepatite alcoólica, marque a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q977433 Medicina
São critérios de Duke menores para o diagnóstico clínico de Endocardite Bacteriana, EXCETO:
Alternativas
Q977434 Medicina
Mulher 24 anos, assintomática, em consulta de rotina traz o seguinte hemograma: hemoglobina= 11,0 g/dL, hemácias=5.000.000/mm3, VCM=70 fL. Aventada hipótese de anemia ferropriva e a paciente fez uso de sulfato ferroso durante três meses. Novo hemograma mantinha os mesmos valores de hemoglobina que o anterior. Prosseguindo na investigação foram realizados ferro sérico, capacidade total de ligação de ferro, ferritina e saturação de transferrina que estavam dentro dos valores de referência e Eletroforese de hemoglobina que também foi normal. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Alternativas
Q977435 Medicina
Paciente procura ambulatório de clínica geral com quadro de edema. Laboratorialmente apresenta ureia sérica variando de 55 a 70 mg/dL, creatinina sérica variando de 1,9 a 2,4 mg/dL e o exame de urina mostrando a presença de cilindrúria hemática e proteínas ++. A dosagem de complemento total e frações (CH50, C3 e C4) é normal. O quadro clínico mais compatível com os achados acima é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: B
6: A
7: C
8: D
9: B
10: C
11: B
12: C
13: D
14: A
15: A
16: C
17: B
18: B
19: D
20: D