Questões de Concurso Militar PM-RR 2018 para Soldado da Polícia Militar
Foram encontradas 11 questões
Considere as duas colunas abaixo. A coluna da esquerda relaciona algumas transformações ou acontecimentos históricos de Roraima e a da direita menciona períodos da história nacional.
I. Demarcação das Terras Indígenas Yanomami e Raposa-Serra do Sol
II. Abertura da rodovia BR 174 e de parte da BR 210 (Perimetral Norte)
III. Resolução da Questão fronteiriça do Pirara, com a então Guiana Inglesa
IV. Criação do município de Boa Vista
V. Criação do Território Federal do Rio Branco
A. Primeira República (1889-1930)
B. Era Vargas (1930-1945)
C. Período Liberal-Democrático (1945-1964)
D. Ditadura Civil-Militar (1964-1985)
E. Redemocratização ou Nova República (1985-2018)
A única alternativa que correlaciona corretamente os acontecimentos da história de Roraima com os períodos da história nacional é:
Trinta anos depois da transformação do Território Federal de Roraima em um Estado da federação, com a Constituição de 1988, os roraimenses se deparam com oportunidades e desafios.
Ainda muito dependente de recursos do governo federal, Roraima apresenta um dos menores índices de mortalidade infantil, mas a expectativa de vida é baixa; a oferta de leitos no sistema de saúde está abaixo da média nacional e faltam materiais nos hospitais; a coleta de lixo urbana é boa, mas em muitos municípios o lixo é lançado em aterros inadequados.
O acesso ao ensino superior ampliou-se significativamente na última década, mas a juventude de Boa Vista apresenta um alto índice de vulnerabilidade à violência. Denúncias de corrupção são constantes, enquanto os problemas de segurança pública, xenofobia, preconceito e violência contra a mulher preocupam cada vez mais. O conhecimento da história recente de Roraima é uma ferramenta importante para compreender nossos problemas e nosso potencial.
Assinale a única alternativa incorreta:
Dentre os municípios do estado que apresentaram o maior crescimento populacional segundo o IBGE foi:
A criação de gado foi a principal atividade econômica que consolidou a ocupação do município de Boa Vista, no entanto, a partir de 2000, o rebanho bovino do município apresentou significativo decréscimo, no qual perfazia um total de 42.000 cabeças; e, em 2013, o total de bovinos no município foi de 27.778 cabeças (IBGE, 2013).
Este decréscimo deveu-se, principalmente: