Questões de Concurso Militar PM-MT 2022 para 2º Tenente - Médico Psiquiatra
Foram encontradas 5 questões
Sobre o rastreamento do câncer de próstata, analise as afirmativas.
I- A Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer não recomendam o rastreamento, pois não há evidência científica que isto traga mais benefícios do que riscos.
II- O rastreamento só deve ser feito após decisão compartilhada do paciente com a equipe de saúde e após o devido esclarecimento sobre os riscos a ele associados.
III- Para homens com idade superior a 75 anos e assintomáticos, o rastreamento é recomendado, pois existe nível adequado de evidência, mostrando que essa estratégia é eficaz e que os danos podem superar os benefícios.
IV- Durante as consultas médicas por qualquer razão, homens com mais de 55 anos devem ser induzidos a fazer o rastreamento.
Está correto o que se afirma em
Paciente feminina, 25 anos, solteira, auxiliar de comércio. Procura a Unidade Básica de Saúde porque sente mal-estar e desconforto em hipocôndrio direito. A palpação do quadrante superior direito do abdome é pouco dolorosa e percebe-se leve icterícia. Ela relata ao médico que já apresentou episódios rápidos de icterícia previamente. O médico solicita ultrassonografia de abdome superior e exames laboratoriais que mostraram hiperbilirrubinemia total, com aumento das bilirrubinas indireta (3,9 mg/dL) e direta (2,1 mg/dL). Todas as enzimas hepáticas resultaram normais. O hemograma mostrou anemia normocítica e normocrômica discreta, com reticulócitos representando 5,2% das células vermelhas. O ultrassom de abdome superior revelou litíase biliar.
Qual é a classificação provável dessa icterícia?