Questões de Concurso Militar PM-MT 2022 para 2º Tenente - Médico Psiquiatra
Foram encontradas 25 questões
Suicídio é a palavra que significa o ato pelo qual um indivíduo tira a própria vida. Diversos autores confirmam que o maior fator de risco para o suicídio é a presença de um transtorno mental.
Sobre o risco de suicídio, analise as afirmativas.
I- Entre fatores de risco ligados à doença mental, se destacam os transtornos de humor como os mais associados ao suicídio.
II- Fatores de risco sociodemográficos para suicídio incluem sexo masculino, estado civil solteiro, maior nível social.
III- O melhor indicador de risco de suicídio é o indivíduo ter tido tentativas anteriores.
IV- História prévia de comportamento violento e impulsivo não aumenta o risco de suicídio.
Estão corretas as afirmativas
A revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais trouxe diversas mudanças de sua quarta edição para a quinta, conhecida como DSM-5. Acerca das mudanças relacionadas aos transtornos de humor publicadas no DSM-5, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O transtorno bipolar foi separado dos transtornos depressivos, sendo incluído em um capítulo à parte, pois representa uma ponte entre as classes diagnósticas dos transtornos do espectro da esquizofrenia e dos transtornos depressivos.
( ) O transtorno disruptivo da desregulação do humor foi incluído no capítulo do transtorno bipolar, considerando que a irritabilidade crônica grave é o seu principal sintoma.
( ) O transtorno disfórico pré-menstrual permanece como um apêndice do DSM-5, que recomenda estudos adicionais para a inclusão, ou não, desse transtorno entre os transtornos depressivos.
( ) O conceito de transtorno afetivo bipolar do DSM-5 mantém a descrição clássica de psicose maníaco-depressiva, exigindo psicose e/ou episódio depressivo maior ao longo da vida para seu diagnóstico.
Marque a sequência correta.
As terapias biológicas vêm ganhando espaço no arsenal terapêutico dos transtornos mentais. A coluna da esquerda apresenta métodos de estimulação cerebral que podem ser utilizados na prática da psiquiatria clínica e a da direita, os efeitos colaterais mais frequentes. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Eletroconvulsoterapia
2. Estimulação magnética transcraniana
3. Estimulação transcraniana por corrente contínua
4. Magnetoconvulsoterapia
5. Estimulação do nervo vago
( ) Convulsão não intencional
( ) Parestesia na área de aplicação
( ) Prejuízo de memória e delirium
( ) Prejuízo de memória e auditivo
( ) Dor cervical e dispepsia
Marque a sequência correta.
Segundo Kaplan e Sadock (2017), a Cannabis é a droga mais utilizada em todo o mundo. Seu uso medicinal tem sido amplamente discutido, assim como seus malefícios. Sobre a Cannabis, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O delta-9-tetraidrocanabinol é o principal canabinoide responsável por efeitos psicoativos no sistema nervoso central de humanos, com ação em receptor canabinoide e afetando neurônios de monoaminas e ácido gama-aminobutírico.
( ) Os efeitos mais comuns da intoxicação aguda por Cannabis são hiperemia conjuntival, taquicardia leve, aumento do apetite, boca seca, despersonalização e desrealização.
( ) A síndrome amotivacional é caracterizada pela dificuldade de persistência em atividades em geral que exijam atenção, culminando com apatia e falta de energia e pode estar relacionada ao uso intenso e de longo prazo da Cannabis.
( ) O tratamento do uso abusivo de Cannabis é menos necessário que o tratamento de outras substâncias psicoativas, já que sintomas de abstinência são menos frequentes e menos intensos.
Marque a sequência correta.
A doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana tipo 1 (HIV-1) pode causar imunossupressão grave que leva a doenças oportunistas. Muito se tem avançado na prevenção e tratamento da infecção por HIV. No entanto, ainda existem condições associadas à infecção pelo vírus HIV, incluindo síndromes psiquiátricas. Sobre as condições psiquiátricas relacionadas ao HIV, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A infecção por HIV pode causar demência de padrão subcortical.
( ) A demência devido à infecção por HIV não tem diminuído de prevalência apesar da terapia antirretroviral combinada, ainda que as suas formas graves tenham diminuído.
( ) A tríade de sintomas da demência associada ao HIV inclui prejuízo de memória, diminuição de velocidade de processamento de informações, prejuízos de funções executivas, sem interferência motora ou na realização das atividades da vida diária.
( ) As doenças cerebrais secundárias ao HIV, como a meningite criptocócica, estão associadas aos critérios necessários para o diagnóstico formal do transtorno neurocognitivo maior devido à infecção por HIV.
Marque a sequência correta.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento, trazendo diversos prejuízos para o indivíduo e sua família e que tem sua descrição detalhada no DSM-5. Sobre o TEA, analise as afirmativas.
I- Têm sido observados aumentos das taxas de TEA devido à expansão dos critérios diagnósticos a partir da publicação do DSM-5.
II- Os sintomas de TEA podem ser observados desde antes dos 12 meses de idade, sendo que sintomas de perdas de habilidades podem acontecer entre 12 e 24 meses de idade.
III- As consequências funcionais do TEA são geralmente superadas a partir das capacidades adaptativas e de estimulação precoce, sendo pouco frequentes os casos de incapacidade laboral.
IV- Pessoas com atraso no desenvolvimento intelectual que não desenvolveram capacidade de comunicação social e simbolismo são um grande desafio para o diagnóstico diferencial entre TEA nível 3 e Deficiência Intelectual grave.
Estão corretas as afirmativas