Questões de Concurso Militar PM-MT 2013 para Aspirante da Polícia Militar - Manhã

Foram encontradas 8 questões

Q1664129 História
    “Os gregos inventaram a política (palavra que vem de polis, que, em grego, significa cidade organizada por leis e instituições) porque instituíram práticas pelas quais as decisões eram tomadas a partir de discussões e debates públicos e eram adotadas ou revogadas por voto em assembléias públicas; porque estabeleceram instituições públicas (tribunais, assembléias, separação entre autoridade do chefe da família e autoridade pública, entre autoridade político-militar e autoridade religiosa) e sobretudo porque criaram a idéia da lei e da justiça como expressões da vontade coletiva pública e não como imposição da vontade de um só ou de um grupo, em nome de divindades”.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2002. p. 28.
O quadro exposto demonstra que:
Alternativas
Q1664131 História
    Na sociedade romana dos primeiros tempos da República (1889-1897), os cargos políticos eram ocupados pelos patrícios. Os clientes eram protegidos pelos patrícios, em troca de prestação de serviços. Os plebeus eram pequenos camponeses, artesãos e comerciantes, mas não lhes era permitida participação política e nem que se casassem com elementos do patriciado. Abaixo deles, vinham os escravos, que, com a República, foram se tornando mais numerosos, pois a tomada de territórios fazia com que parte da população se somasse aos escravos existentes. 
As informações trazidas pelo texto acerca da República romana demonstram que:
Alternativas
Q1664133 História
    O movimento filosófico denominado Iluminismo surgiu na Europa do século XVIII, baseando-se na crença absoluta da razão como forma única de o homem alcançar a tão sonhada autonomia intelectual, o progresso material, o desenvolvimento das virtudes morais, bem como o aprofundamento do conhecimento científico. Ademais, os pensadores iluministas compartilhavam a ideia de que a razão humana alçaria o homem à sublime condição de dominador absoluto da natureza.
A partir das informações contidas no texto, é possível considerar que:
Alternativas
Q1664134 História
    No período pré-histórico, a agricultura foi uma notável ferramenta na relação de domínio do homem sobre a natureza, sendo, inclusive, responsável direta pela transformação do nomadismo para o sedentarismo.
O fragmento permite identificar que o acontecimento relatado ocorreu no período:
Alternativas
Q1664135 História
    Os mares já não eram mais os mesmos de antes quando, na escola de Sagres portuguesa, técnicas de navegações novas impulsionaram os sonhos da Coroa e de seus aventureiros pela conquista de novos territórios. Afinal, a rota comercial da Europa, feita especialmente pelo mediterrâneo, foi tomada pelos turcos otomanos, restando como única alternativa comercial para os povos ibéricos a saída pelo Oceano Atlântico, mesmo que este fosse cercado de mistérios. 
O assunto do texto está relacionado diretamente com:
Alternativas
Q1664139 História
   Como resultado da Revolução Industrial, combinada com o domínio dos oceanos e a expansão comercial, a riqueza da Inglaterra dobrou entre 1712 e 1792. Em 1808, a Inglaterra estava começando a estender aos quatro cantos da Terra o maior império que a humanidade tinha conhecido até então.

GOMES, Laurentino. 1808. 2.ed. Rio de Janeiro: Planeta Brasil, 2007 (Adaptado).
O fragmento possibilita a seguinte interpretação:
Alternativas
Q1664140 História
    O final do século XX e início do século XXI parecem apontar para um novo horizonte político na América Latina, que contrasta, em grande parte, com as experiências ditatoriais, populistas e liberais de séculos anteriores, afinal, países como o Brasil, a Venezuela, a Bolívia, a Argentina, O Uruguai, a Nicarágua e o Equador elegeram, por vias democráticas, políticos com trajetórias ligadas a partidos políticos de esquerda ou centro- esquerda. 
O texto permite dizer que na América Latina:
Alternativas
Q1664143 História
    O estabelecimento da República, a bem da verdade, o estabelecimento da Federação, permitiu que as diversas oligarquias ascendessem ao poder, no âmbito regional, assumindo o controle da máquina administrativa, em particular, da fiscalidade, construindo mecanismos para sua eternização no poder.

MONTEIRO, Hamílton de Mattos. Da República velha ao Estado novo: o aprofundamento do regionalismo e a crise do modelo regional. In: LINHARES, Maria Yedda (Org.).História geral do Brasil: da colonização portuguesa à modernização autoritária. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1990. p. 302.
O texto refere-se ao sistema de mando denominado:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: C
5: C
6: E
7: E
8: A