Questões de Concurso Militar PM-AP 2010 para 2ª Tenente - Farmacêutico-Bioquímico
Foram encontradas 32 questões
O exame da Glicemia de Jejum (GJ) é primordial para verificação do metabolismo anormal da glicose, sendo um componente vital para o controle da diabetes. Analise as proposições sobre a causa desse metabolismo anormal.
I- pela incapacidade das células beta das ilhotas pancreáticas produzirem insulina.
II- números aumentados de receptores de insulina.
III- deficiência da absorção intestinal de glicose.
IV- incapacidade do fígado metabolizar glicogênio.
Está(ão) CORRETA(S)
As técnicas para exame direto de amostras clínicas não-coradas são usadas para demonstrar a presença de microorganismos ou para observar algumas características bioquímicas, fisiológicas ou sorológicas.
Sobre esse assunto, analise as proposições e assinale a única alternativa CORRETA.
Os leucócitos têm a função de defender o organismo e combater infecções. A contagem total de leucócitos circulantes é diferenciada de acordo com os cinco tipos de leucócitos, cada qual com uma função específica. Relacione cada célula com sua respectiva função e assinale a única alternativa que apresenta a CORRETA sequência.
1- neutrófilos
2- linfócitos
3- monócitos
4- eosinófilos
5- basófilos
( ) infecções graves por fagocitose.
( ) infecções virais.
( ) infecções piogênicas.
( ) infecções parasitárias.
( ) distúrbios alérgicos e infestações parasitárias.
As medições de lipoproteínas são utilizadas como indicadoras para diagnósticos de hiperlipidemia e hipolipidemia. Analise as proposições com relação às Lipoproteínas de baixa densidade (LDL).
I - A maior parte do colesterol sérico está presente nas LDL.
II - Quando em excesso, o LDL se deposita nas paredes das artérias, podendo causar a aterosclerose.
III - Valores acima de 160mg/dl de LDL em adultos são considerados de alto risco para doença cardíaca coronária.
IV - Pessoas com hipertireoidismo apresentam níveis elevados de LDL.
Estão CORRETAS
Analise as proposições abaixo com relação ao hematócrito (Ht).
I -O hematócrito é parte do hemograma completo
II - Determina a massa das hemácias e dos leucócitos presentes no sangue.
III - É uma medida importante na determinação de anemia e policitemia.
IV - Os resultados são expressos como a porcentagem de hemácias contidas em um volume de sangue total.
V - Na eritrocitose ocorre diminuição do hematócrito.
Estão CORRETAS apenas
Entre as técnicas abaixo QUAL REPRESENTA a que detecta a presença do vírus?
A Hipersensibilidade é uma resposta imune adaptativa, exagerada ou inadequada, resultando em reação inflamatória e/ou dano tecidual. Quanto à sua classificação, analise as proposições que seguem.
I - Tipo I - mediada pelas IgE, ativando mastócitos (anafilática).
II - Tipo II - mediada por linfócitos T (Th1, Th2 ou Tc) (celular ou tardia).
III - Tipo III - mediada por IgE, complexos imunes e fagócitos (mediada por complexos imunes).
IV - Tipo IV - mediada pela IgG, fagócitos e complemento (citotóxica).
Está(ão) CORRETA(S)
O Diagnóstico Sorológico das infecções Virais tem por finalidades: diagnosticar uma enfermidade causada por vírus, identificar novos tipos de vírus isolados e estudar epidemiologicamente o comportamento de uma virose numa dada comunidade. Analise as afirmativas abaixo sobre a descrição do ensaio.
I - Teste de Neutralização: Os vírus infecciosos quando interagem com o anticorpo específico são neutralizados e, por conseguinte, perdem a capacidade de infectar células permissivas.
II - Reação de Hemadsorção: Uma suspensão de hemácias é adicionada à cultura e estas irão se ligar às proteínas virais expressas na superfície das células infectadas.
III - Reação de Hemaglutinação: Os vírus se ligam diretamente às hemácias formando agrupamentos visíveis.
IV - Teste de Inibição da Hemaglutinação: A capacidade de hemaglutinação de um vírus é bloqueada quando esse vírus reage com o anticorpo específico.
Está(ão) CORRETA(S)
A sífilis, uma doença infecciosa causada pelo Treponema pallidum, determina lesões cutâneas polimorfas, podendo comprometer também outros sistemas, particularmente o cardiovascular e o nervoso. Analise as descrições seguintes, que se referem aos testes sobre essa patologia.
I - Teste VDRL (Venerai Disease Research Laboratory): Teste não treponêmico que detecta anticorpos antireaginas e baseiam-se no princípio da floculação após a ligação antígeno-anticorpo.
II - Teste RPR (Rapid Plasm Re agin): Teste não treponêmico que detecta anticorpos através de reações de floculação de uma suspensão antigênica, contendo, basicamente, cardiolipina, colesterol e lecitina.
III - Teste FTA-abs (Fluorescent Treponemal Antibody absorbition): Teste treponêmico realizado através da técnica de imunofluorescência indireta. O soro do paciente é tratado com um extrato de cultura de Treponema phagedenes que adsorve os anticorpos inespecíficos.
IV - Teste MHI (Microhemaglutinação Indireta): Teste não treponêmico que se baseia na aglutinação dos anticorpos do soro com hemácias de carneiro, previamente sensibilizadas.
Está(ão) CORRETA(S)
Existem, normalmente, diferenças de concentração dos componentes do plasma e do interior das hemácias. Isto implica em resultados diferentes para as análises realizadas no plasma ou soro e sangue total. Analise as afirmativas sobre a descrição dos mecanismos de ação dos anticoagulantes.
I - EDTA (Ácido Etilenodiaminotetracético): atua por quelação sobre os íons cálcio.
II - Fluoretos: utilizado como fluoreto de sódio atua como anticoagulante por transformar o cálcio em forma não ionizada.
III - Citrato de Sódio: atua como anticoagulante captando os íons cálcio.
IV - Heparina: evita a conversão de protrombina em trombina e consequentemente a transformação de fibrinogênio em fibrina.
V - Oxalatos: são utilizados os oxalatos de sódio, potássio ou lítio que atuam por precipitação dos íons cálcio.
Está (ão) CORRETA(S)