Questões de Concurso Militar CBM-PE 2018 para Aspirante do Corpo de Bombeiros

Foram encontradas 6 questões

Q922465 Medicina
Alguns homens e algumas mulheres de uma tropa do corpo de bombeiros militar, recém incorporados, estavam em treinamento, numa mata fechada. Todos eram supervisionados por oficiais graduados e muito experientes para as investidas. Passariam alguns dias no local para vivenciar treinamentos de sobrevivência, de resistência, de resgate, de socorro de vítimas e para a observação da capacidade de liderança em grupo. Depois do segundo dia, depararam-se com um fato inesperado. Um dos alunos encontrou uma mandíbula, algumas vértebras cervicais com sangue e restos de tecidos. Ainda bem próximo, existiam ossos queimados e aflorados ao chão, mas com barro endurecido. Todo o achado estava numa área com pouca vegetação, na descida de um córrego. Prontamente, o aluno mostrou para outros que acionaram a presença do oficial responsável pela equipe. Eles foram orientados para chamar o pessoal da perícia criminal da polícia civil. Inicialmente, os peritos reconheceram que os restos mortais que eram de um humano. Havia informações do desaparecimento de uma pessoa naquela redondeza. Logo após a retirada dos achados, um soldado aluno comentou que deveria ser comprovada a suposta pessoa desaparecida. Porém, para se ter a certeza biológica de que se tratava dessa pessoa, uma mulher jovem; moradora de rua; sem nenhuma identificação documental; nem tão pouco com laços familiares comprovados, seria necessário um exame detalhado do código genético, do DNA.
Esse caso deveria ser comprovado no laboratório de perícia criminal, com destaque para a Genética forense, a fim de
Alternativas
Q922466 Medicina
Em 05 de julho de 2018, um jovem e ex-mergulhador da marinha tailandesa envolveu-se nos esforços de resgate dos meninos em uma caverna inundada na Taikândia. Saman Kunan, de 38 anos, conseguiu levar suprimentos para o grupo de 13 pessoas, mas ficou sem oxigênio quando retornava para a entrada da caverna Tham Luang. O exintegrante do grupo de elite da marinha era triatleta e tinha se voluntariado a participar da operação de resgate do grupo de esportistas aprisionados pela inundação repentina das chuvas torrenciais.
Fisiologicamente, a morte ocorreu devido ao controle da respiração ter que ocorrer em nível
Alternativas
Q922468 Medicina
No centro da cidade, um apartamento de um prédio residencial estava em chamas. As pessoas haviam acionado o pessoal do corpo de bombeiros que chegou ao local em tempo de evitar a propagação do incêndio. Alguns indivíduos relataram que tudo se iniciara a partir de um curto-circuito que ocorreu num aparelho de ar condicionado. Os militares conseguiram apagar o fogo, mas havia muita fumaça de material plástico queimado. No imóvel, encontraram três crianças; um homem jovem e uma mulher idosa. Todos foram removidos para o hospital, mas a idosa e duas crianças estavam desacordadas. Contudo, a maior preocupação dos médicos do hospital foi com relação à aspiração e inalação da quantidade da fumaça tóxica.
Nesse ocorrido, a reação imediata do organismo é a de
Alternativas
Q922469 Medicina
Um aluno do Corpo de Bombeiros Militar, estando num terminal de ônibus, presenciou uma mulher em avançado trabalho de parto. Era hora de agir, pôr em prática as aulas de primeiros-socorros que teria vivenciado no curso de formação. A parturiente estava deitada ao chão, em posição decúbito dorsal. Ele tentou acalmá-la dizendo que iria ajudá-la. Percebeu que a bolsa amniótica já havia rompido, e existia muito líquido por baixo do quadril. A criança já estava coroando, e o parto aconteceria ali mesmo. Agiu imediatamente, e tudo teve um final positivo para a mãe e o bebê. Logo após, acionou o SAMU e fizeram a condução dos atendidos para a maternidade mais próxima.
A saída do recém-nascido do corpo da mãe, de forma espontânea ocorreu por ação do hormônio
Alternativas
Q922470 Medicina

Uma major médica responsável pelo grupamento socorrista do corpo de bombeiros, ao chegar com a sua filha à escola, deparou-se com o funcionário da portaria assustado e dizendo que o zelador acabara de morrer depois de levar uma descarga elétrica num fio desencapado de uma roçadeira de grama. Prontamente ela se aproximou do corpo estendido; verificou que não havia fiação próxima a ele, mas percebeu que havia uma parada cardiorrespiratória. Iniciou os procedimentos de reanimação, mas sem muito êxito no momento. Foi até o carro que estava muito próximo do local e trouxe um desfibrilador externo automático, um DEA. Agiu imediatamente com o uso do aparelho. Depois de mais de duas investidas, teve êxito. O organismo reagiu aos estímulos aplicados à altura do peito, próximo ao coração. O homem deu sinal de vida e ficou muito grato de estar diante de uma profissional experiente e professora de disciplina para atendimentos de urgências. Fisiologicamente, o coração é um órgão vital com automatismo, devido à presença de grupamentos de células especiais, os marcapassos. Em relação ao episódio citado acima, podemos observar, na figura abaixo, a utilização CORRETA de um DEA para reativar e normalizar o coração.


Imagem associada para resolução da questão

O comentário acima focou sobre a importância dos marcapassos localizados no miocárdio, no músculo cardíaco. O desfibrilador age reordenando e reorganizando a transmissibilidade iônica para nódulo sinoatrial e dele para as demais estruturas ligadas. Citologicamente, todas as células do nosso corpo respondem aos estímulos satisfatórios para entrar em potencial de ação, em despolarização. Porém, para que as células do coração despolarizadas voltem ao potencial de repouso, será necessária a ação direta
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: A
5: C