Questões de Concurso Militar APMBB 2010 para Aspirante da Polícia Militar

Foram encontradas 80 questões

Q528945 História

O povo, em muitas coisas, julga melhor do que o indivíduo, seja quem for. Além disso, a multidão é mais incorruptível (...) e, se um indivíduo se deixa dominar pela ira ou por outra paixão semelhante, necessariamente corrompe o seu juízo; em compensação, é difícil que todos juntos se inflamem de cólera ou pequem.


(Aristóteles, 384-322 a.C. Política.)


As considerações do filósofo grego permitem afirmar que

Alternativas
Q528946 História
Maomé (570-632) uniu os povos árabes em torno dos princípios do Islã. Seus praticantes, os muçulmanos, expandiram-se por diferentes regiões do mundo, o que resultou
Alternativas
Q528947 História
A expansão marítima e comercial dos séculos XV e XVI acarretou importantes transformações nas sociedades europeias, americanas, asiáticas e africanas. Dentre elas, merece destaque
Alternativas
Q528948 História

Conservamos a narrativa de uma crise de fome que ocorreu em 1033, na Borgonha. (...) O cronista teria afirmado (...) quea solução era fazer penitência. O céu enviava esse flagelo,era preciso aplacar a cólera de Deus e prostrar-se dianteDele, lamentar seus próprios pecados.


(Georges Duby. Ano 1000 ano 2000, na pista de nossos medos.)


Estado que vive uma tragédia por causa das chuvas, com 29 mortes confirmadas até agora, Alagoas não recebeu um centavo sequer do governo federal para programas de prevenção.Os dados constam de levantamento da ONG Contas Abertas.Os repasses para Pernambuco – que também contabiliza 12mortos, milhares de desabrigados e desalojados – correspondema 0,24% (R$ 172 mil) do total previsto para prevenção.O Rio de Janeiro, que foi atingido pelas chuvas em marçoe abril, figura como último da lista de contemplados, comR$ 10,6 mil, ou 0,02%.


(O Globo, 23 de junho de 2010. Adaptado.)


A partir dos textos, pode-se concluir que

Alternativas
Q528949 História

A Assembleia Nacional elimina inteiramente o regime feudal (...). Todas as justiças senhoriais são suprimidas sem indenização alguma (...). Todos os cidadãos, sem distinção de nascimento, poderão ser admitidos a todos os empregos e dignidades eclesiásticas, civis e militares.


(Decreto de 7 de agosto de 1789. Assembleia Nacional, França.)


A partir do decreto, pode-se inferir que

Alternativas
Q528950 História

Observe a charge francesa, datada do final do século XIX


Imagem associada para resolução da questão


A imagem refere-se

Alternativas
Q528951 História

O vozerio interrompido e sempre repetido com que os negros levam de um lado para o outro cargas sobre varas, o chiado de um tosco carro de bois de duas rodas, em que as mercadorias são conduzidas pela cidade, os frequentes tiros de canhão dos castelos e dos navios de todos os países do mundo que entram e o estrondo de foguetes com que os habitantes quase que diariamente e já pela manhã festejam os dias santos, confundem-se num estardalhaço ensurdecedor.


(J. B. Spix e C. F. P. von Martius. Viagem pelo Brasil, 1817-1820.)


O texto, relativo à cidade do Rio de Janeiro no final da segunda década do século XIX, faz referência

Alternativas
Q528952 História
Após a Independência, o processo de formação do Estado Nacional no Brasil foi marcado
Alternativas
Q528953 Geografia

Observe a tabela.


Imagem associada para resolução da questão

(Hervé Thery. Retrato Cartográfico e Estatístico. In: Paulo Sérgio Pinheiro, et alli. Brasil: um século de transformações.)


A partir dos dados, pode-se afirmar que

Alternativas
Q528954 História

Observe a capa do exemplar n.º 16 do jornal ex-, publicado em novembro de 1975.


Imagem associada para resolução da questão

(www.revistamaneira.com.br)


Sobre as intenções dos editores, é correto afirmar que

Alternativas
Q528955 Filosofia
O desejo de conhecer o mundo e explicar os fenômenos que nele ocorrem acompanha a humanidade desde seu aparecimento. Foram diversas as maneiras como os seres humanos procuraram entender os fenômenos, buscando as melhores explicações possíveis. Entre elas, surgiu o conhecimento científico, sobre o qual podemos corretamente dizer:
Alternativas
Q528956 Filosofia
Por meio da arte, o ser humano lê e representa a realidade vivida, utilizando para isso a imaginação e a capacidade criativa. No mundo contemporâneo, este processo sofre a influência da chamada “indústria cultural”, que tem como característica
Alternativas
Q528957 Filosofia
No século XVIII, vários filósofos europeus refletiram sobre o fundamento do poder dos reis e da aristocracia. Entre eles, se destaca Jean-Jacques Rousseau, para quem a organização social deveria abolir as leis que estabeleciam privilégios para alguns em detrimento de outros, uma vez que todos os homens, segundo ele, nasciam naturalmente iguais. Considerando as concepções políticas de Rousseau, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q528958 Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é proclamada e adotada pelas Nações Unidas em 1948 por considerar, em especial, que (...) o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inaliená- veis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo (...) e que (...) o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum (...) (Preâmbulo).


A partir dessas colocações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q528959 Filosofia
O sujeito ético é aquele que reconhece nos demais sujeitos as capacidades, potencialidades e aspirações que ele mesmo possui, e procura respeitá-las, assim como espera ser respeitado. Tal reconhecimento deve necessariamente refletir-se na conduta cotidiana, sob pena de permanecer um ideal abstrato, sem efetividade na vida prática. Assim sendo, o sujeito ético deve
Alternativas
Q528960 Sociologia
A globalização dos mercados tem estimulado a migração entre países muito diferentes, agravando os chamados choques culturais. Compreender cientificamente o conceito de cultura, básico para a formação do pensamento sociológico, tornou-se crucial para aqueles que lidam com conflitos e problemas sociais. Sobre a relação entre os indivíduos e sua cultura, é possível afirmar:
Alternativas
Q528961 Sociologia
Em dezembro de 2008, foram celebrados, em quase todos os países, os 60 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela ONU, que afirma, logo em seu artigo 1.º, a dignidade do ser humano. Podemos concluir, em relação aos Direitos Humanos, que são aplicáveis:
Alternativas
Q528962 Sociologia
Tendo em vista a alta incidência de violência contra a mulher no próprio seio da família, o que se pode medir através da mídia, a Lei n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha) cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, atendendo a preceitos da Constituição Federal (§ 8.º, artigo 226) e de convenções internacionais. Sobre essa legislação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q528963 Sociologia

Em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a participação da renda gerada pelo trabalho informal no Brasil caiu de 16,9% para 14,9%, entre 2003 e 2008, e o percentual de trabalhadores informais também caiu, de 25,8% para 22,8%. No entanto, os trabalhadores informais ainda são um contingente expressivo no mercado.


Assinale a alternativa que caracteriza o trabalho informal

Alternativas
Q528964 Sociologia

Após longos e acirrados debates dos segmentos interessados da sociedade brasileira, amplamente divulgados pela mídia, foi aprovado, em julho de 2010, o Estatuto da Igualdade Racial. Necessário ou não, ele vem referendar intenções da Constituição de 1988 que, em seu artigo 5.º, no item XLII, considera a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível.

Decorridos 22 anos dessa Constituição, estudos sociológicos constataram que:

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: B
5: A
6: A
7: C
8: D
9: B
10: E
11: C
12: A
13: C
14: D
15: E
16: B
17: C
18: A
19: D
20: E