Questões de Concurso Militar EsFCEx 2024 para Oficial - Hematologia e Hemoterapia
Foram encontradas 50 questões
Trabalhador de uma fundição procura o serviço de saúde com queixa de tosse seca e persistente, dispneia aos médios esforços e perda de peso. Informa que uma das suas atividades é o jateamento de areia das peças fundidas. O médico suspeita de silicose.
De acordo com o Código de Ética Médica, é seu dever
Paciente, feminina, 82 anos de idade, chega ao Pronto- -Socorro com quadro de palidez, taquicardia e história de sangramento pelas fezes. Ao exame físico, apresenta-se hipotensa (PA: 80x40 mmHg) e com FC de 128 bpm. Um hemograma completo revela Hb = 5,5 g/dL, WBC = 4800 x 10^3/mm3, contagem de plaquetas = 158000/mm3. O médico solicitou em caráter de urgência, a transfusão de 02U de Concentrado de Hemácias (CH). Após análise da amostra para testes pré-transfusionais, o Banco de Sangue avisa que a paciente tem tipagem sanguínea O RhD negativo, com pesquisa de anticorpos irregulares negativa. Neste momento, o estoque de CH O RhD negativo está emergencial.
Qual a conduta mais apropriada para essa paciente?
Na anemia hemolítica crônica compensada dos pacientes com anemia falciforme, as células falciformes sofrem hemólise, com uma vida útil típica das hemácias de, aproximadamente, 17 dias. Aumentos compensatórios, na produção das hemácias, e uma adaptação a um nível mais baixo de hemoglobina são normalmente suficientes para prevenir os principais sintomas de anemia.
Assinale a alternativa correta com relação aos achados de hemograma e esfregaço de sangue periférico nessa condição.
Das situações a seguir, assinale a alternativa que indica aquela em que a reposição de ferro oral é preferida.
A doença de von Willebrand (DVW) é o distúrbio hemorrágico hereditário mais comum. O manejo pode variar amplamente dependendo do tipo de DVW, sua gravidade e localização do sangramento e da necessidade de procedimentos invasivos. O manejo dessa doença em mulheres e gestantes é de especial interesse.
Com relação ao manejo da DVW, nessas situações, assinale a alternativa correta.
O termo linfocitose refere-se a um aumento de linfócitos no sangue periférico, que, para adultos, corresponde a >4000 linfócitos/microL na maioria dos laboratórios clínicos.
A urgência da avaliação da linfocitose é orientada pela condição clínica do paciente, pela taxa de aumento da linfocitose (se conhecido) e por achados preocupantes (por exemplo, blastos leucêmicos) no esfregaço de sangue.
Em um paciente com linfocitose >4000 linfócitos/microL por mais de 01(um) mês, qual o próximo exame a ser solicitado?
Paciente, masculino, 48 anos, antecedente acidente vascular cerebral isquêmico há 4 semanas, retorna à consulta ambulatorial para resultado de exames após o evento agudo. Tem de antecedentes cirurgia bariátrica há 5 anos, sem acompanhamento ou medicações regulares. Hemoglobina = 16,5 g/dL, VCM = 61 fL, leucócitos = 17000/µL (segmentados 76%, linfócitos 10%, monócitos 5%; eosinófilos 6%, basófilos 3%), plaquetas = 800000/µL. Ferritina = 4 ng/mL. Exame físico: baço palpável a 4 cm do rebordo costal esquerdo.
Qual é o diagnóstico provável para esse paciente?
Qual é o diagnóstico provável para essa paciente?
Qual das medicações a seguir é mais frequentemente associada à neuropatia periférica quando do tratamento de pacientes com MM?
De acordo com a recomendação da Sociedade Americana de Hematologia (2018), qual das condutas a seguir é apropriada para o manejo de pacientes em uso de warfarina, com INR entre 4,5 e 10,0 e que não apresentam sangramento?