Questões de Concurso Militar PM-SP 2024 para Aluno-Oficial

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2024 - PM-SP - Aluno-Oficial |
Q3234439 História
   Um aspecto importante no que se refere à construção de uma unidade do Império está vinculado à posição do impera- dor. Nunca se tratou de um cargo legalmente regulado, mas que delimitava uma unidade político-institucional, para além do aspecto de unidade identitária. Essa posição se manteve pouco clara do ponto de vista institucional e dependia da construção de um consenso político em torno de um indivíduo que detinha a posição mais alta nas hierarquias compósitas do Império.
(Norberto Luiz Guarinello. História Antiga, 2020.)
No contexto de formação do Império Romano, para construir o consenso político referido no excerto, o imperador Otávio Augusto
Alternativas
Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2024 - PM-SP - Aluno-Oficial |
Q3234440 História
  O novo primeiro-ministro da Grã-Bretanha, George Grenville, estava determinado a arrecadar fundos. Durante décadas, uma lei exigira que os mercadores coloniais pagassem uma tarifa alfandegária sobre o melaço que importavam. As tarifas, no entanto, pouco ajudavam a Metrópole, porque a maioria dos mercadores contrabandeava seu melaço, subornando as autoridades alfandegárias para que fizessem vista grossa. Com a Lei do Açúcar, Grenville tornou o sistema mais rígido. O Parlamento também aprovou a Lei do Selo, que exigia que os americanos comprassem papel timbrado especial para todo tipo de negócio.
(James West Davidson. Uma breve história dos Estados Unidos, 2016. Adaptado.)

Os fatos históricos mencionados no excerto relacionam-se
Alternativas
Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2024 - PM-SP - Aluno-Oficial |
Q3234441 História
Os líderes dos movimentos nacionalistas foram instruídos pelas nações conquistadoras: Jinnah, o chefe da Liga Muçulmana; Nehru, o líder do Partido do Congresso da Índia; Dato Onn Bingaafar, na Malásia; Nkrumah, na Costa do Ouro; Bourguiba, na Tunísia, e Forhat Abbas, na Argélia. Eles conheceram a filosofia política ocidental através do ensino, da imprensa, das longas permanências nas prisões das potências coloniais e nos contatos mantidos com os partidos políticos ocidentais.   (Letícia Bicalho Canêdo. A descolonização da Ásia e da África, 1994.)

Com base no excerto, conclui-se que os movimentos pró-descolonização da Ásia e da África
Alternativas
Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2024 - PM-SP - Aluno-Oficial |
Q3234442 História
  A história das invasões holandesas liga-se à passagem do trono português à coroa espanhola. Na medida em que havia um conflito aberto entre a Espanha e os Países Baixos, o relacionamento entre Portugal e Holanda iria inevitavelmente mudar. Mas a Trégua dos Doze Anos entre Espanha e os Países Baixos (1609-1621) deixou Portugal em situação relativamente calma. O fim da trégua e a criação da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais (WIC) marcam a mudança do quadro.
(Boris Fausto. História do Brasil, 2007. Adaptado.)

No contexto do excerto, um dos principais alvos da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais era 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2024 - PM-SP - Aluno-Oficial |
Q3234443 História
A República, ou os vitoriosos da República, fizeram muito pouco em termos de expansão de direitos civis e políticos. Algumas mudanças trazidas pela Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 1891, como a eliminação do Poder Moderador, do Senado Vitalício e do Conselho de Estado e a introdução do federalismo, tinham sem dúvida inspiração democratizante na medida em que buscavam desconcentrar o exercício do poder. Mas, não vindo acompanhadas por expansão significativa da cidadania política, resultaram em entregar o governo mais diretamente nas mãos dos setores dominantes, tanto rurais quanto urbanos.
(José Murilo de Carvalho. Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi, 1987. Adaptado.)

As informações do excerto sobre a cidadania política justificam-se, entre outras razões, pela seguinte determinação da Constituição de 1891: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: B
5: C