Questões Militares Comentadas por alunos sobre infecções sexualmente transmissíveis (ist) em enfermagem

Foram encontradas 19 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262156 Enfermagem
Adolescente, 16 anos, sexo feminino, foi atendida em uma unidade de referência para vítimas de violência sexual, relatando estupro há 60 horas. Informou que ocorrera relação sexual vaginal, que o agressor fizera uso de preservativo durante todo o ato sexual e que, para se defender, havia mordido fortemente o indivíduo no ombro e na orelha, o que resultou em ferimento sangrento. Frente a essa situação, entre outras ações, foram realizados os testes rápidos para HIV, hepatite B e sífilis, que apresentaram resultado não reagente.
De acordo com recomendado pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de Risco à Infecção pelo HIV, Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais (MS, 2021), é correto afirmar que, para esse caso, a profilaxia antirretroviral para HIV
Alternativas
Q1612817 Enfermagem
. S.L., 32 anos, sexo masculino, casado, 3º sargento do exército, compareceu ao ambulatório para exame periódico de saúde. Em consulta de enfermagem, S.L não referiu queixas, e, ao exame físico, não foram observadas alterações ou anormalidades. Conforme protocolo, entre outras ações, o enfermeiro realizou o teste rápido para sífilis, obtendo resultado “reagente”. Assim sendo, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, foi solicitado o exame de VDRL, cujo resultado foi “não reagente”. Ao analisar os exames e registros existentes no prontuário, o enfermeiro constatou que, há cinco anos, S.L. fora tratado para sífilis e considerado curado após queda adequada de títulos em testes não treponêmicos.
Frente a essa situação, o enfermeiro deve considerar que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2019 - HNMD - Enfermeiro - Enfermagem |
Q1356088 Enfermagem

A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema paliidum.Sobre essa doença, avalie as afirmações abaixo:


I- A transmissão pode ser sexual e vertical.

II- É classificada em sífilis primária, secundária e terciária.

III- A penicilina G benzatina é o medicamento de escolha para o tratamento, sendo administrada sempre em três doses.

IV- O diagnóstico pode ser feito por testes treponêmicos, sendo Venereal Disease Research Laboratory (VDRL) teste em cartão da reagina plasmática rápida (RPR-CT) os mais utilizados.

V- As lesões da sífilis primária e secundária são altamente infecciosas.


As alternativas corretas são:

Alternativas
Q894993 Enfermagem
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) têm diversas etiologias e apresentações clínicas.Aidentificação e o tratamento das IST, bem como o tratamento dos parceiros sexuais, evita possíveis complicações e, consequentemente, interrompe sua cadeia de transmissão. Com base no exposto, associe as duas colunas, relacionando a doença com seus respectivos sinais e sintomas.
DOENÇAS (1) Tricomoníase (2) Cancroide (3) Candidíase (4) Sífilis primária
SINAIS E SINTOMAS
( ) Prurido, disúria, dispareunia, corrimento branco, grumoso e de aspecto caseoso. ( ) Corrimento abundante, amarelo esverdeado, prurido, disúria, hiperemia da mucosa. ( ) Úlcera geralmente única, indolor, de base endurecida. ( ) Lesões múltiplas, dolorosas, de borda irregular, com contornos erimatoedematosos e odor fétido.
A sequência correta dessa classificação é
Alternativas
Q890388 Enfermagem
É causada por um crescimento excessivo de bactérias anaeróbicas e Gardnerella vaginalis, que ocorre normalmente na vagina e na ausênsia de lactobacilos. Os fatores de risco incluem o uso de duchas após a menstruação, tabagismo, múltiplos parceiros sexuais e outras doenças sexualmente transmissíveis. Analise o texto e responda a que doença o texto se refere:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: E
4: C
5: C