Questões Militares
Comentadas sobre geografia para pm-ap
Foram encontradas 8 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
(Disponível em: revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/)
O texto destaca o início dos plantios de
Considere o mapa a seguir.
(IBGE)
Em comparação à área X, a área Y apresenta como características naturais
O texto acima destaca os novos fronts agrícolas do Brasil. A partir dele e dos conhecimentos geográficos relacionados à expansão do agronegócio, principalmente da soja, no CentroOeste e Norte do território brasileiro, julgue as asserções a seguir.
I - Dentre as características principais da produção de soja nesses novos fronts agrícolas, pode-se destacar: tamanho médio das unidades produtivas maior que no Rio Grande do Sul e Paraná; grande apoio tecnológico, com desenvolvimento de variedades de soja adaptadas a latitudes mais baixas; menor presença de cooperativas; topografia com relevo plano, propícia à mecanização; II – A combinação de características naturais e geoeconômicas, juntamente com preços favoráveis no mercado internacional, fez dessas novas áreas agrícolas verdadeiros enclaves de modernização, modificando substancialmente a paisagem do Cerrado e promovendo danos ambientais; III – A crescente utilização da hidrovia Madeira Amazonas, ligando Porto Velho (RO) aos portos fluviais de Itacoatiara (AM) e Santarém (PA), principalmente pelo grupo Maggi, tem contribuído para reverter a matriz do transporte da soja que estava fortemente baseada no modal rodoviário; IV – Diferente da produção do Rio Grande do Sul e do Paraná, a produção da soja nesses novos fronts apresenta um aumento significativo do trabalho manual do campo, um baixo investimento em tecnologia e a forte dependência de pesquisa externa.
Estão corretas
Tomando como referência o texto acima e os conhecimentos geográficos referentes ao processo de reestruturação industrial e o emprego no Brasil, julgue os itens seguintes.
I – A reestruturação produtiva que atingiu o mundo no final do século XX trouxe profundas transformações ao parque industrial brasileiro, que passou a apresentar ganhos significativos no emprego industrial e na renda do trabalhador. II – Na atualidade, a radiografia da indústria no Brasil apresenta uma forte tendência à dispersão territorial. De um lado, os setores industriais intensivos em mãode-obra, tais como a indústria têxtil e de calçados, tendem a se desconcentrar para o Nordeste; de outro lado, os setores intensivos em tecnologia e com predomínio de capital transnacional tendem a se concentrar no Sudeste, principalmente no Estado de São Paulo. III – Paralelamente à diminuição dos postos de trabalho na indústria, no Brasil tem-se também uma depreciação na remuneração do trabalhador. Nas regiões metropolitanas brasileiras a proporção de trabalhadores recebendo até 3 salários mínimos aumentou em detrimento da expansão das remunerações situadas na faixa superior. IV - Uma novidade nessa geografia da indústria no Brasil é o rompimento do padrão metrópole e indústria, tão característico do século XX, que se altera pela localização da atividade industrial mais nos municípios próximos ao centro metropolitano do que nele em si. Excetuando-se o caso de São Paulo que apresenta grande extensão da atividade industrial.
Entre os itens corretos, incluem-se,
A partir da análise do texto e da literatura existente sobre o processo de apropriação da natureza, julgue os itens a seguir.
I - A crescente degradação da natureza ocorre, sobretudo, através dos processos de industrialização e de agricultura predatória que se aperfeiçoam com a revolução tecnológica e científica, o que leva à produção em massa, exigindo assim, mais exploração dos recursos naturais. II - O trecho “as relações de produção são relações de domínio e submissão”, refere-se à lógica do mercado em desenvolver alto grau tecnológico para produzir bens que tornem a sociedade submissa ao consumo e dominada pela mídia que a leva a criar hábitos de comprar.
III - Catástrofes ambientais como: chuvas ácidas, abalos sísmicos e erupções vulcânicas são conseqüências do grau de dilapidação da capacidade produtiva da terra em detrimento de uma forma correta de apropriação da natureza. IV - As relações de produção no espaço urbano provocam intensas transformações ambientais nas grandes cidades, entre as quais encontra-se a desorganização do mecanismo climático, expressa por fenômenos como a inversão térmica e a formação de ilhas de calor.
Entre as afirmativas corretas, encontram-se,