Questões Militares Para ufmt

Foram encontradas 354 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1887831 Psiquiatria

A ansiedade é um fenômeno comum ao ser humano, que pode variar de intensidade normal até patológica, ao ponto de trazer adoecimento. Sobre os Transtornos de Ansiedade, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O sistema nervoso autônomo está alterado em pessoas com ansiedade patológica, sendo que exibem tônus simpático aumentado, com baixa adaptação a estímulos repetidos e alta resposta a estímulos moderados.

( ) Um neurotransmissor fundamental na fisiopatologia dos transtornos de ansiedade é o ácido-gama-aminobutírico que tende a estar centralmente diminuído.

( ) Existe um estado de aumento da função noradrenérgica relacionado aos casos de cronificação da ansiedade.

( ) O componente genético relacionado ao risco para transtornos de ansiedade é reforçado pelos achados de estudos de herdabilidade mendeliana das variantes polimórficas do gene transportador de serotonina.


Marque a sequência correta.

Alternativas
Q1887830 Psiquiatria
Acerca dos fatores neurobiológicos relacionados ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1887829 Psiquiatria
Pedro, 37 anos, apresentou-se para avaliação psiquiátrica devido a quadro de irritabilidade, insônia, inquietação motora, taquilalia, impulsividade e desinibição, que iniciou há cerca de 10 dias. Esse quadro gerou brigas familiares e prejuízos em seu trabalho. Vendeu todas as cotas de participação de sua empresa para comprar passagens aéreas para o Caribe. O início dos sintomas coincidiu com tratamento para doença autoimune que incluiu doses de 60mg ao dia de prednisona via oral. Sobre o quadro apresentado por Pedro, trata-se de 
Alternativas
Q1887828 Psiquiatria
Sônia, 42 anos, procura um serviço de pronto atendimento após ter sido vítima de estupro. Está muito chorosa, não consegue falar nada, tem escoriações e sangue em seu rosto e sua cabeça, sua roupa está rasgada. Foi atendida, recebeu primeiros socorros e foi encaminhada para um serviço de vítimas de violência para seguimento. Após três semanas, retorna ao pronto atendimento levada pelos familiares devido a crises de agitação alternadas com lentificação psicomotora, pesadelos, comportamento “estranho”. Ela refere não se lembrar direito do que ocorreu, recordar-se apenas de flashes, não reconhecer sua casa e sentir-se como se estivesse flutuando no ar, se olhando de fora do seu corpo. Acerca do caso descrito, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q1887827 Psiquiatria
Um paciente em tratamento para esquizofrenia refratária chega ao pronto atendimento inquieto, com queixa de dores na garganta, úlceras perianais, sensação de febre, sudorese e calafrios. A conduta adequada é:
Alternativas
Q1887826 Psiquiatria

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento, trazendo diversos prejuízos para o indivíduo e sua família e que tem sua descrição detalhada no DSM-5. Sobre o TEA, analise as afirmativas.


I- Têm sido observados aumentos das taxas de TEA devido à expansão dos critérios diagnósticos a partir da publicação do DSM-5.

II- Os sintomas de TEA podem ser observados desde antes dos 12 meses de idade, sendo que sintomas de perdas de habilidades podem acontecer entre 12 e 24 meses de idade.

III- As consequências funcionais do TEA são geralmente superadas a partir das capacidades adaptativas e de estimulação precoce, sendo pouco frequentes os casos de incapacidade laboral.

IV- Pessoas com atraso no desenvolvimento intelectual que não desenvolveram capacidade de comunicação social e simbolismo são um grande desafio para o diagnóstico diferencial entre TEA nível 3 e Deficiência Intelectual grave.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1887825 Psiquiatria
Pessoas com disforia de gênero são aquelas que apresentam incongruências entre o gênero de nascimento e o gênero expresso. Sobre a disforia de gênero, é correto afirmar: 
Alternativas
Q1887824 Psiquiatria

A doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana tipo 1 (HIV-1) pode causar imunossupressão grave que leva a doenças oportunistas. Muito se tem avançado na prevenção e tratamento da infecção por HIV. No entanto, ainda existem condições associadas à infecção pelo vírus HIV, incluindo síndromes psiquiátricas. Sobre as condições psiquiátricas relacionadas ao HIV, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A infecção por HIV pode causar demência de padrão subcortical.

( ) A demência devido à infecção por HIV não tem diminuído de prevalência apesar da terapia antirretroviral combinada, ainda que as suas formas graves tenham diminuído.

( ) A tríade de sintomas da demência associada ao HIV inclui prejuízo de memória, diminuição de velocidade de processamento de informações, prejuízos de funções executivas, sem interferência motora ou na realização das atividades da vida diária.

( ) As doenças cerebrais secundárias ao HIV, como a meningite criptocócica, estão associadas aos critérios necessários para o diagnóstico formal do transtorno neurocognitivo maior devido à infecção por HIV.


Marque a sequência correta.

Alternativas
Q1887823 Psiquiatria
Um rapaz de 24 anos, previamente hígido, se apresenta para avaliação do estado mental depois de ter um episódio de agressividade relacionada a uma briga de trânsito. Após uma leve batida na traseira de seu carro, sem danos humanos ou materiais, agrediu verbalmente e injuriou diversas pessoas. Tem apresentado essas crises cerca de duas vezes por semana, que melhoram depois de meia hora, sem chegar à agressão física ou danos ao patrimônio. Todos os episódios são motivados por causas desproporcionais à sua reação. Assinale a alternativa que apresenta a condição do paciente. 
Alternativas
Q1887822 Psiquiatria
Segundo estudo publicado na revista Lancet em 2020, os casos de depressão cresceram durante a pandemia de COVID-19. Acerca da epidemiologia dos transtornos de humor, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q1887821 Psiquiatria
Anderson é um homem de 47 anos, solteiro, sem filhos, ensino superior completo, desempregado, mora sozinho. Está sempre sozinho, não tem história de relacionamentos amorosos, não frequenta a casa de seus familiares, não gosta de receber visitas, fica muito tempo “sem fazer nada”, não tem passatempos. Seus parentes se queixam de que, desde a adolescência, ele é excessivamente introvertido, sempre muito sério e frio com os sentimentos dos outros. Trata-se de transtorno de personalidade: 
Alternativas
Q1887820 Psiquiatria
Sr. Ciro, 92 anos, sexo masculino, obeso, hipertenso, apresenta alteração de memória que evolui com piora progressiva e vive em instituição de cuidados assistenciais. Subitamente, apresenta confusão mental com agravamento intenso do quadro de prejuízo de memória e agressividade contra a equipe de cuidadores. A conduta implica
Alternativas
Q1887819 Psiquiatria
Segundo o dicionário Aurélio, agredir é “1. atacar, acometer. 2. provocar, injuriar. 3. bater em; surrar”. Durante o cuidado ao paciente agressivo, podem ser usadas medidas psicoterapêuticas, farmacológicas e de contenção física. A contenção física deve
Alternativas
Q1887818 Psiquiatria
Raul, 39 anos, divorciado, desempregado, vive sozinho em um apartamento que foi de seus pais. Vem a um pronto atendimento trazido por um vizinho devido a quadro de agitação psicomotora e alucinações visuais do tipo zoopsias. Qual a hipótese diagnóstica e conduta inicial para o quadro relatado?
Alternativas
Q1887817 Psiquiatria

Segundo Kaplan e Sadock (2017), a Cannabis é a droga mais utilizada em todo o mundo. Seu uso medicinal tem sido amplamente discutido, assim como seus malefícios. Sobre a Cannabis, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O delta-9-tetraidrocanabinol é o principal canabinoide responsável por efeitos psicoativos no sistema nervoso central de humanos, com ação em receptor canabinoide e afetando neurônios de monoaminas e ácido gama-aminobutírico.

( ) Os efeitos mais comuns da intoxicação aguda por Cannabis são hiperemia conjuntival, taquicardia leve, aumento do apetite, boca seca, despersonalização e desrealização.

( ) A síndrome amotivacional é caracterizada pela dificuldade de persistência em atividades em geral que exijam atenção, culminando com apatia e falta de energia e pode estar relacionada ao uso intenso e de longo prazo da Cannabis.

( ) O tratamento do uso abusivo de Cannabis é menos necessário que o tratamento de outras substâncias psicoativas, já que sintomas de abstinência são menos frequentes e menos intensos.


Marque a sequência correta. 

Alternativas
Q1887816 Psiquiatria
Sr. Gilson, 32 anos, policial da ativa, apresentou um episódio de descontrole de raiva durante uma atividade profissional que motivou afastamento para tratamento pelos últimos 6 meses. Comparece para avaliação psiquiátrica por se sentir melhor e desejar retornar às suas atividades. Em exame médico-psiquiátrico para avaliação da capacidade de retornar ao trabalho, qual item é indispensável para considerar o paciente apto para retomar o exercício laboral?
Alternativas
Q1887815 Psiquiatria
Jussara, 43 anos de idade, solteira, sem filhos, é técnica de enfermagem e trabalha em um pronto atendimento. Vive com sua mãe de 70 anos de idade, de quem cuida. Vem para avaliação, pois há cerca de 6 meses tem apresentado dificuldade de iniciar o sono mesmo nos dias em que não está de plantão, fato que a tem deixado cansada e com sonolência diurna, atrapalhando seus afazeres e sua concentração no trabalho. O psiquiatra infere sobre um quadro de Transtorno de Insônia. Sobre o diagnóstico diferencial, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1887814 Psiquiatria
Diversos transtornos mentais podem incluir, entre seus sintomas, alterações em relação às chamadas funções psíquicas compostas, como a psicopatologia da Consciência do “Eu”. Sobre essa função psíquica, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1887813 Psiquiatria

As terapias biológicas vêm ganhando espaço no arsenal terapêutico dos transtornos mentais. A coluna da esquerda apresenta métodos de estimulação cerebral que podem ser utilizados na prática da psiquiatria clínica e a da direita, os efeitos colaterais mais frequentes. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1. Eletroconvulsoterapia

2. Estimulação magnética transcraniana

3. Estimulação transcraniana por corrente contínua

4. Magnetoconvulsoterapia

5. Estimulação do nervo vago


( ) Convulsão não intencional

( ) Parestesia na área de aplicação

( ) Prejuízo de memória e delirium

( ) Prejuízo de memória e auditivo

( ) Dor cervical e dispepsia


Marque a sequência correta.

Alternativas
Q1887812 Psiquiatria
A esquizofrenia é uma doença psicótica cujos sintomas incluem a presença de delírios, alucinações, embotamento afetivo, isolamento social. Acerca das bases biológicas da esquizofrenia, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: E
6: A
7: A
8: E
9: C
10: B
11: B
12: E
13: D
14: A
15: C
16: E
17: B
18: A
19: B
20: C