Questões Militares Comentadas para cops-uel

Foram encontradas 8 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q726116 Biologia
As principais fontes geradoras da poluição atmosférica são os motores a combustão, as indústrias, a incinera­ção de lixo doméstico e as queimadas de campos e florestas. O poluente de maior ocorrência nas grandes metrópoles que tem a capacidade de se recombinar com a hemoglobina do sangue, inutilizando-a para o transporte de gás oxigênio, é o
Alternativas
Q726111 Biologia
O treinamento em Primeiros-Socorros é sempre de grande utilidade em qualquer momento da vida, seja em casa, no trabalho ou no lazer. Há muitas e variadas situações em que o conhecimento sobre anatomia e fisiologia humanas podem levar a uma ação imediata e garantir a sobrevida de uma vítima tanto em caso de acidente, como em situação de emergência que não envolva trauma ou ferimento. Com base nos conhecimentos sobre anatomia e fisiologia do corpo humano, é correto afirmar:
Alternativas
Q726109 Biologia
As análises do padrão eletroforético de fragmentos de DNA com finalidade identificatória em investigações policiais e em processos de definição de paternidade têm sido utilizadas com considerável sucesso nos últimos anos, graças ao acelerado avanço das técnicas de biologia molecular e métodos de tipagem de DNA. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir: I. As fontes produtoras de amostras de DNA são: células brancas do sangue, células da pele, da raiz do cabelo, do sêmen, da saliva e células contidas na urina. II. No teste de paternidade, o padrão eletroforético do suposto pai tem a maioria das bandas de DNA semelhantes às da mãe do indivíduo. III. Amostras de DNA devem conter células nucleadas ou DNA mitocondrial para serem usadas na identificação de pessoas. IV. A identificação por padrões de DNA é possível porque as pessoas diferem entre si quanto ao material genético que possuem (exceto gêmeos univitelíneos). Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q726106 História

 Leia o texto a seguir:

Os gregos antigos foram os primeiros a atribuir um conceito (...) racional e jurídico à escravidão, e em vez de usarem estigmas físicos e tatuagens, definiram o escravo, ou doulos, com maior precisão legal. O doulo pertenceria (...) a um grupo à parte, e seria um tipo de propriedade com alma. Os romanos seguiram a mesma trilha.

(SILVA, Kalina V. & SILVA, Maciel H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005, p. 112.)


Considere as afirmativas a seguir: 

I. A Igreja Cristã, desde o início da colonização da América, opôs-se à escravização de africanos.

II. A monarquia liberal brasileira promoveu a abolição da escravidão em território nacional no momento da independência.

III. No mundo greco-romano, a escravidão resultava principalmente das guerras de conquistas e do endividamento.

IV. No mundo moderno, a escravidão foi associada à cor negra, constituindo-se assim uma base racial para aquela instituição.

Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Q726105 Filosofia
Experiências “científicas” tendo seres humanos como cobaias e o emprego do terror policial, a perseguição, a tortura e o extermínio de povos considerados inferiores são características do Estado:
Alternativas
Q726104 Conhecimentos Gerais
Leia o texto a seguir: O serviço SOS Tortura, de 30 de outubro de 2001 a 31 de julho de 2003, recebeu 54 denúncias de tortura praticada por agentes públicos no Paraná, sendo 10 na capital, 43 no interior e uma sem identificação de local. Das 54 denúncias, oito foram arquivadas devido a dados insuficientes. Catorze foram enviadas ao Ministério Público, que respondeu estar investigando onze e não prestou informação sobre três. Vinte e três foram encaminhadas à corregedoria da Polícia Civil, que arquivou uma por falta de provas e não prestou informações sobre as outras 22. Nove denúncias foram enviadas à corregedoria da Polícia Militar, que arquivou quatro por falta de provas, devolveu uma por dados insuficientes, respondeu estar investigando uma e não prestou informação sobre as outras três. (NEV/USP- NÚCLEO DE ESTUDOS DA VIOLÊNCIA. 3º  Relatório sobre direitos humanos no Brasil 2003-2005. São Paulo: USP, 2005) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a tortura é correto afirmar que, no Brasil, esta 
Alternativas
Q726102 Direito Penal
No Estado de Direito Democrático, o emprego da violência é monopólio do Estado, que dela pode fazer uso por meio da instituição policial em conformidade à Constituição Federal, sempre que necessário, para assegurar a ordem pública e o respeito à cidadania. Em alguns casos, a ação policial necessita de autorização prévia da autoridade judicial competente, sob pena de cometer infração denominada de ação extrajudicial, o que significa transgressão à Constituição. O modo como as polícias agem, se em conformidade ou em desconformidade à lei, é fundamental para a democracia, pois, como instituição responsável pela preservação da ordem, a polícia é uma referência fundamental à população. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que caracteriza ação policial extrajudicial:
Alternativas
Q726100 Geografia
Leia o texto a seguir:
Parcela expressiva da população de baixa renda encontra o seu local de moradia nas periferias urbanas. Características intrínsecas a essas áreas - como a existência de estoques de terras livres, a ausência de infraestrutura instalada, a precariedade de serviços públicos, a longa distância dos centros urbanos, a baixa qualidade dos loteamentos e a clandestinidade generalizada - rebaixam o seu valor no mercado imobiliário e possibilitam o seu acesso por parte da população de menores recursos. Além do movimento de “periferização” das cidades, observa-se, a partir da década de 1980, um processo crescente de favelização nas regiões metropolitanas brasileiras. [...] Via de regra, a expansão de áreas periféricas e a ocupação de áreas intraurbanas por favelas se processam em áreas desprezadas pelo mercado imobiliário formal e/ou em áreas de restrição de uso - como beiras de córregos, encostas dos morros, terrenos sujeitos a enchentes ou áreas de proteção ambiental -, as quais frequentemente envolvem algum tipo de risco.  
(SILVA, Lucia Sousa; TRAVASSOS, Luciana. Problemas ambientais urbanos: desafios para a elaboração de políticas públicas Integradas. Cadernos Metrópole, n.19, pp. 27-47, 10 set. 2008.) 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. A conjunção entre ausência de políticas públicas de habitação para a população de baixa renda, urbaniza­ção acelerada e concentrada e processo de segregação socioespacial agrava os riscos ambientais urbanos nas metrópoles brasileiras.

II. A falta de fiscalização por parte do poder público contribui para a multiplicação de práticas como o parcelamento irregular da terra urbana, o que tem reflexos no aumento de pontos do tecido urbano sujeitos a riscos ambientais graves.

III. No que diz respeito aos riscos ambientais urbanos, os processos de periferização e favelização são complementares e favorecem a ocorrência de deslizamentos, surtos de doenças e vítimas fatais.

IV. Segundo o texto, o aumento do valor dos terrenos periféricos seria uma solução para a questão habitacional nas metrópoles, pois inibiria a expansão desordenada fazendo com que a população de baixa renda deixasse de ocupar áreas propensas a riscos ambientais.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: E
4: C
5: D
6: E
7: A
8: D