Questões Militares

Foram encontradas 190 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2258191 Medicina
Em relação aos acessos cirúrgicos para tratamento de fratura do acetábulo, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2258190 Medicina
Paciente do sexo masculino, 18 anos, refere dor e incapacidade para deambular após trauma leve no joelho esquerdo. Ao exame físico, apresentava aumento de volume no terço distal da coxa; imagens radiológicas constataram lesão lítica central na metáfise distal do fêmur. Ressonância magnética evidenciou comprometimento em partes moles. Após vários exames, foi descartada a presença de metástases. A biópsia fechou o diagnóstico de osteossarcoma clássico.
Segundo a classificação de Enneking, estamos frente a uma lesão estágio
Alternativas
Q2258188 Medicina
Segundo a classificação de Delbert para as fraturas da extremidade proximal de fêmur na infância, classifica-se como TIPO II a fratura 
Alternativas
Q2258163 Medicina
A Neisseria gonorrhoeae, um dos agentes determinantes da doença inflamatória pélvica, caracteriza- se por ser 
Alternativas
Q2258162 Medicina
Em relação ao tratamento da doença inflamatória pélvica (DIP), de acordo com o PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS PARA ATENÇÃO INTEGRAL ÀS PESSOAS COM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST)/ 2022, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2258160 Medicina
Em termos fisiológicos o ferro é mais bem absorvido no _____, onde as proteínas carreadoras expressam-se mais fortemente.
A lacuna fica adequadamente preenchida por 
Alternativas
Q2258155 Medicina
Em relação ao diagnóstico da Asma, de acordo com Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Asma aprovado em 2021, pelo Ministério da Saúde; avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) O diagnóstico de asma se dá mediante a identificação de critérios clínicos e funcionais obtidos pela anamnese, pelo exame físico e por exames de função pulmonar (espirometria).
( ) O diagnóstico de asma se dá mediante a identificação de critérios clínicos e radiológicos obtidos pela anamnese, por exame físico e por exames de imagem pulmonar (tomografia computadorizada do tórax).
( ) A asma caracteriza-se por apresentar um padrão de sinais e sintomas característicos, tais como sibilância, dispneia, tosse, cansaço e aperto no peito, associado à limitação reversível ao fluxo aéreo de caráter variável.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2258154 Medicina
Um estudo detectou que, no Acre, a ingestão de mercúrio pelos peixes estava 31,5 vezes acima do recomendado. No município mais crítico - Rio Branco, o potencial de ingestão de mercúrio ultrapassou de 6,9 a 31,5 vezes a dose de referência indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 
(Análise regional dos níveis de mercúrio em peixes consumidos pela população da Amazônia Brasileira) https://g1.globo.com/ac/acre/natureza/amazonia/noticia/2023/05/30

Com base no guia Orientações para Intoxicação pelo Mercúrio - Ministério da Saúde/2021, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) Gestantes, lactantes, mulheres em idade fértil, crianças, indígenas e ribeirinhos são populações mais vulneráveis aos impactos do mercúrio na saúde.
( ) Nas águas, o mercúrio pode se transformar em uma forma mais tóxica para os seres humanos. O metilmercúrio bioacumula-se e biomagnifica-se na cadeia trófica.
( ) O consumo de peixes e de frutos do mar contaminados representa risco à saúde da população.

A afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2258153 Medicina
No Brasil, no período de 2000 a 2021, foram notificados, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), 700 mil casos confirmados de hepatites virais. Desses, 4.000 (0,6%) associam-se a hepatite D ou delta (VHD). A região Norte acumula 70% do total de casos, sendo o Amazonas e o Acre os estados com as mais elevadas frequências.
(Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde - Número Especial |junho 2022)
Em relação à hepatite delta, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2258150 Medicina
“O Acre aderiu ao plano nacional de eliminação da malária. Além das metas de zerar a transmissão da doença até 2035, a ação também prevê o investimento em equipes de enfrentamento na região da Amazônia. A capital Rio Branco registrou, nos últimos seis anos, 344 casos de malária.”
(G1 – portal de notícias – captura em 18/06/23)
Avalie se o diagnóstico diferencial da malária é feito com
I. dengue. II. febre amarela. III. leptospirose. IV. hepatite infecciosa.
Estão corretos os itens
Alternativas
Q2258126 Medicina
Uma menina de nove anos de idade, previamente saudável, inicia quadro de febre baixa, náusea, vômitos, dor abdominal e diarreia. Sua mãe ofereceu soro caseiro e a levou ao pronto-atendimento no dia seguinte, quando a escolar mantinha o quadro, mas agora sem náusea e vômitos, estando em bom estado geral e hidratada. Nessa ocasião, o pediatra prescreveu sais para reidratação oral, além de solicitar cultura das fezes. No quarto dia de evolução, sem febre e hidratada, mas ainda com diarreia, o resultado da cultura de fezes evidenciou Salmonela não tifoide.
A conduta terapêutica recomendada, além de medidas gerais, é 
Alternativas
Q2258121 Medicina
Uma menina hígida de 17 meses, sem antecedentes patológicos, é levada a consulta pediátrica com a queixa de que não fala nenhuma palavra. O pediatra observa que a menina está com o desenvolvimento normal em todos os outros aspectos, incluindo nos testes simples para audição e visão e na interação interpessoal. O exame físico também é normal. A mãe da menina informa que a criança fica o tempo todo, enquanto está acordada, na frente da televisão, e que ao sair na rua se distrai com um tablet acoplado ao carrinho de bebê ou ao banco do carona no carro.
O pediatra então abre a Caderneta da Criança na sessão OBSERVANDO COM CUIDADO O USO DOS ELETRÔNICOS E O CONSUMO, na qual está orientado que crianças menores de 2 anos 
Alternativas
Q2258116 Medicina
Segundo o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos do Ministério da Saúde do Brasil, são considerados, entre outros, alimentos ultraprocessados, e, sendo assim, impróprios para crianças:
Alternativas
Q2258115 Medicina
Segundo o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos do Ministério da Saúde do Brasil, as seguintes medidas, entre outras, podem ser adotadas para a queixa de mamilos doloridos ou machucados nos primeiros dias de amamentação após o parto
Alternativas
Q2258106 Medicina
A hiperglicemia é a alteração metabólica mais comum na gestação. O diabetes é uma condição que impõe riscos para o concepto durante todo período gestacional e neonatal.
O diabetes gestacional é diagnosticado segundo os seguintes parâmetros, conforme as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 
Alternativas
Q2258104 Medicina
Gestante trazida pelo corpo de Bombeiros após quadro de convulsão tônico-clônica em via pública é recebida pela equipe do plantão obstétrico. Ela encontra-se confusa e não consegue passar informações sobre sua gestação atual. Ao exame observa-se PA 170x100mmHg, fundo uterino medindo 30 cm, BCF 155bpm, ausência de contrações uterinas, colo fechado, MMII edema 3+/4+. Exames laboratoriais evidenciam LDH 800UI/L, TGP 150, plaquetas 100.000/mm3 , EAS com proteinúria.
Assinale a opção que apresenta o provável diagnóstico e a melhor conduta inicial.
Alternativas
Q2258098 Medicina
Paciente J.M.G., 38 anos, Gesta 2 Para 2 (2 cesarianas), sem comorbidades, é atendida na emergência ginecológica por apresentar um quadro de sangramento vaginal aumentado nos últimos meses, fora do período menstrual, que se intensificou nos últimos 15 dias.
Entre as possíveis causas de sangramento uterino anormal a seguir listadas, assinale a que não se encaixa em um possível diagnóstico.
Alternativas
Q2258095 Medicina
Paciente A.B.C., 80 anos, refere quadro de perda urinária ao tossir ou subir escadas, há anos. Gesta 5 Para 4 (partos vaginais domiciliares) Aborto 1. Portadora de diabetes mellitus (DM) tipo 2 em uso regular de metformina.
Assinale a opção que indica corretamente o provável diagnóstico e a propedêutica inicial. 
Alternativas
Q2258092 Medicina
Conforme as últimas estatísticas, a gravidez na adolescência continua sendo um importante problema de saúde pública. A orientação no planejamento familiar é fundamental para esse grupo.
Em relação ao uso de dispositivos intrauterinos (DIU) em adolescentes nuligestas, é correto afirmar que o uso de DIU
Alternativas
Q2258075 Odontologia
Uma análise facial completa e bem realizada é de extrema importância para o diagnóstico e tratamento das deformidades dentofaciais.
Para otimizar a estética da face, os terços verticais devem ser iguais, com o terço inferior subdividido de forma que as comissuras dos lábios fiquem a ____ da distância entre a base do nariz e o mento.
A lacuna fica corretamente preenchida por 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: C
5: A
6: C
7: B
8: D
9: E
10: E
11: A
12: A
13: A
14: D
15: D
16: B
17: B
18: A
19: A
20: A