Questões Militares
Foram encontradas 200 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O sistema mastigatório é considerado uma unidade funcional do corpo responsável pela mastigação, fala e deglutição, além do auxílio no paladar e respiração. Sobre os componentes anatômicos do sistema mastigatório e suas funções, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Mandíbula
2. Eminência articular
3. Maxila
4. Articulação temporomandibular
( ) Proeminência óssea convexa, com grau de convexidade variável. Sua superfície determina a trajetória do côndilo quando a mandíbula está posicionada anteriormente.
( ) Não apresenta ligação óssea com o crânio e é sustentada pelos músculos, ligamentos e tecidos moles.
( ) Classificada como uma articulação ginglimoartrodial, composta e sinovial, formada pelo côndilo mandibular dentro da fossa mandibular do osso temporal.
( ) Considerado componente fixo do sistema mastigatório pelos ossos estarem intricadamente fusionados aos componentes que envolvem o crânio, é responsável por formar assoalho da cavidade nasal e da órbita, palato e rebordo alveolar.
Assinale a sequência correta.
A exposição ao risco de contaminação e disseminação do Sars-CoV-2 no contexto da assistência odontológica é elevada. A esse respeito, marque para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Alguns equipamentos rotatórios geram aerossóis e gotículas muito pequenas que permanecem suspensas no ar por períodos mais longos e colaboram com a disseminação da carga viral no ambiente.
( ) As medidas a serem tomadas na atenção odontológica em razão da pandemia envolvem não somente o reforço a todos os protocolos de biossegurança como também a redução do número de consultas e otimização do tempo clínico.
( ) Fazem parte das condições e fatores de risco ás formas graves da doença identificados pelo Ministério da Saúde tabagismo, obesidade, miocardiopatias de diferentes etiologias, hipertensão arterial e imunodepressão.
Assinale a sequência correta.
Pessoas que sofrem de depressão costumam ter seu estilo de vida, suas emoções e tarefas diárias afetadas, além de se sentirem mais cansadas, infelizes e insatisfeitas com a vida pessoal e profissional, o que pode redundar em alterações bucais. Sobre o tema, analise as afirmativas.
I- Entre os sinais e sintomas bucais da depressão estão aumento no risco de desenvolver periodontite, sensações de queimação na boca e distúrbios na articulação temporomandibular.
II- Os fármacos utilizados no tratamento da depressão provocam diferentes graus de xerostomia e podem aumentar a probabilidade de cáries e outros problemas relacionados com a saúde oral.
III- O uso de anestésicos locais deve ser evitado por provocar sérias complicações na interação com medicamentos antidepressivos.
Está correto o que se afirma em
Na última década, triplicou entre os jovens um problema conhecido como envelhecimento precoce dos dentes. A esse respeito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As lesões causadas pela erosão nos tecidos dentais são irreversíveis.
( ) Alimentos e bebidas ácidas, como refrigerante, energético, álcool e açúcar, quando consumidos em elevada frequência e de modo inadequado, facilitam a degeneração dos tecidos dentais.
( ) O pH crítico para dissolução do esmalte é 6,5.
( ) O estilo de vida também pode impactar, pois o estresse diário pode provocar alterações gástricas.
Assinale a sequ ncia correta.
A saúde periodontal é um pré-requisito da Odontologia integral bem-sucedida, e a preparação do periodonto para a Odontologia restauradora é fundamental para se alcançar a longevidade do tratamento. Sobre o tema, analise as afirmativas.
I- A infecção periodontal ativa deve ser tratada e controlada antes do início da Odontologia restauradora, estética e de implantes.
II- Forças traumáticas posicionadas sobre dentes com periodontite em progressão podem aumentar a mobilidade dentária, o desconforto e a perda de inserção.
III- A movimentação ortodôntica de dentes mal posicionados deve ser feita antes do tratamento periodontal, porque tem o tempo de duração diminuído devido à qualidade, quantidade e topografia do periodonto.
IV- Pelo fato de a terapia periodontal e restauradora ser situacional e específica para cada paciente, o plano de tratamento deve ser adaptável a alterações, dependendo de variáveis encontradas no curso do tratamento.
Estão corretas as afirmativas
__________________ é um tipo específico de articulação fibrosa, que faz a união da raiz do dente ao seu alvéolo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Leia o texto.
“Finalmente há um imperativo que, sem pôr no fundamento como condição qualquer outro objetivo a ser alcançado mediante uma certa conduta, ordena imediatamente essa conduta. Este imperativo é categórico. Ele não diz respeito à matéria da ação e ao que deve seguir-se dela, mas à forma e ao princípio do qual ela mesma decorre, e o essencialmente bom da ação consiste na disposição, seja qual for seu resultado. Este imperativo pode chamar-se de imperativo da moralidade”.
(KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. In: MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000)
De acordo com o trecho e as características da ética kantiana, é correto afirmar:
Leia o texto.
“A técnica moderna introduziu ações de uma tal ordem inédita de grandeza, com tais novos objetos e consequências que a moldura ética antiga não consegue mais enquadrá-las. [...]. A presença do homem no mundo era um dado primário e indiscutível de onde partia toda ideia de dever referente à conduta humana: agora, ela própria tornou-se um objeto de dever – isto é, o dever de proteger a premissa básica de todo dever, ou seja, precisamente a presença de meros candidatos a um universo moral no mundo físico do futuro; isso significa, entre outras coisas, conservar este mundo físico de modo que as condições para uma tal presença permaneçam intactas”.
(JONAS, H. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006)
Considerando o trecho citado e as reflexões de Hans Jonas sobre o princípio da responsabilidade, é correto afirmar:
Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.
Saber parar
Vamos começar pelo final, para ninguém aí querer pular para a última linha. A ansiedade é uma antiga conhecida da nossa espécie e tem uma função importante: preparar o corpo e a mente para decisões e ações ligeiras numa situação de forte estresse. Por exemplo, a de esbarrar com um predador faminto numa savana africana. A questão é que o ambiente e os desafios de hoje mudaram muito desde a Pré-História. Os predadores agora são outros e atendem pelo nome de excesso de estímulos – de informação, de tarefas, de metas.
Essas batalhas diárias podem deixar feridas, dor e dúvida. E o pior é que fomos ensinados a passar por cima de tudo isso e seguir pleníssimos, apesar do peso. Como se fôssemos máquina. E aí o mecanismo natural que nos salva de tantos perigos nunca tem trégua. Fica ligado constantemente, trazendo problemas e, muitas vezes, a necessidade de buscar ajuda profissional para ajustá-lo. Porque somos humanos.
Não sei bem de que forma chegamos até aqui, na normalização do ato de sorrir para o outro enquanto por dentro a gente chora. Deve ter a ver com nossa visão equivocada do que é ser forte. Achamos que só tem valor aquele que dá conta de tudo, supera limites, alcança o primeiro lugar. Se essas vitórias alcançam a saúde física e emocional do tal ser perfeito, poucos parecem se importar. Mas quem disse que precisa ser assim? Quem determinou que não podemos parar, desistir, recomeçar?
[...] O desacelerar pode estar na leitura de um livro, num gole de chá, em uma atividade física, em não fazer nada.[...]
(KEDOUK, Márcia. In: Revista TODOS, 10/2021.)
Recursos coesivos são usados para conectar semanticamente as partes de um texto, são elementos que imprimem textualidade. Sobre elementos coesivos empregados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O advérbio aí (linha 1) refere-se a um local distante do autor, o polo do interlocutor/leitor do texto. Trata-se de uma coesão referencial exofórica.
( ) No trecho Os predadores agora são outros, o advérbio apresenta a mesma ideia de hoje (linha 4), em contraponto com a noção de Pré-História (linha 4).
( ) A expressão pronominal tudo isso (linha 8) retoma o sentido de Os predadores (linhas 4 e 5), expressão citada anteriormente no texto.
( ) No trecho Não sei bem de que forma chegamos até aqui, o advérbio aqui se contrapõe ao advérbio aí (linha 1), indicando o polo de quem escreveu o texto, também uma coesão referencial exofórica.
( ) A expressão essas vitórias (linha 13) retoma anaforicamente a ideia expressa na frase anterior.
Assinale a sequência correta.
A ambiguidade é um recurso muito usado na linguagem poética e em textos publicitários para garantir maior expressividade ou humor. É um uso intencional. Na charge abaixo, o contexto desfaz a ambiguidade, criando uma situação humorística.
Na linguagem do dia a dia, é muito comum o uso de duplo sentido, o que prejudica o entendimento. Assinale
a frase em que a ambiguidade NÃO foi desfeita.
( ) Constitui crime de tortura constranger alguém com emprego de violência, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação racial.
( ) Aumenta-se a pena de um sexto até um terço se o crime é cometido por agente público.
( ) O crime de tortura é afiançável, mas insuscetível de graça ou anistia.
( ) É cabível a aplicação da legislação penal pátria, em caso de tortura cometida fora do território nacional, quando o agente estiver em local sob jurisdição brasileira.
Assinale a sequência correta.