Questões Militares
Foram encontradas 290 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
ÁFRICA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: UM CAPÍTULO ESQUECIDO
A partir de 3 de setembro de 1939, quando a Grã-Bretanha e a França declararam guerra à Alemanha, os Aliados recrutaram na África cerca de meio milhão de soldados e operários. Soldados de toda a África subsaariana e do norte do continente tiveram de lutar contra as tropas alemãs e italianas no norte da África e na Europa durante a guerra. Mais tarde também combateram contra os japoneses na Ásia e no Pacífico.
Nos noticiários na Europa falava-se em “voluntários”. Mas o antigo soldado congolês Albert Kuniuku, de 93 anos, tem outra versão: “Foi um verdadeiro recrutamento forçado. Eu trabalhava numa empresa têxtil quando nos foram buscar. Todos os jovens trabalhadores foram recrutados. Nenhum deles tinha mais de 30 anos.”
Albert Kuniuku é presidente da União dos Veteranos Congoleses (UNACO) em Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo. Até 1960, o país foi governado pela Bélgica. O veterano é um dos últimos sobreviventes de uma unidade expedicionária que lutou contra os japoneses na Índia e no Mianmar (antiga Birmânia), entre 1940 e 1946, sob comando britânico e belga, longe dos campos de batalha da Europa.
Adaptado de dw.com, 08/05/2020.
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) tornou-se um dos acontecimentos mais marcantes da história do século XX. No trecho da reportagem, são apresentados alguns de seus impactos para as sociedades africanas, como demonstra o testemunho de Albert Kuniuku. Naquelas sociedades, o recrutamento forçado de trabalhadores foi promovido em função do seguinte contexto:
O caráter de cada ato depende das circunstâncias sob as quais ele é praticado. A proteção mais estrita da liberdade de expressão não protege um homem que falsamente grita fogo num teatro e causa pânico. Ela [a proteção mais estrita da liberdade de expressão] sequer protege um homem de uma injunção contra palavras belicosas que possam ter todo o efeito de força. A questão, em todos os casos, é se as palavras utilizadas são empregadas sob essas circunstâncias e se são de tal natureza para criar um perigo claro e imediato.
LIVER WENDELL HOLMES, JR. (1841-1935) Adaptado de ROTUNDA, R. O direito de dissidência e a dívida dos Estados Unidos com Heródoto e Tucídides. Revista de Estudos Institucionais, v. 1, n. 1, 2015.
Embasado no raciocínio acima, o juiz da Suprema Corte dos E.U.A, Oliver Wendell Holmes, Jr., argumentou, em 1919, que a liberdade de expressão depende das circunstâncias para sua prática. O movimento que inspirou a defesa desse direito no mundo contemporâneo e uma prática que ameaçou esse mesmo direito no Brasil no século XX estão associados, respectivamente, em:
Em queimaduras, parte das diferentes células que migram para os locais de lesão fabrica grande quantidade de colágeno, elemento fundamental ao processo de cicatrização.
O tipo celular responsável por produzir colágeno é denominado:
Os batimentos cardíacos são controlados por correntes elétricas, iniciadas a partir do nódulo sinusal, que percorrem todo o miocárdio.
No coração, essas correntes elétricas resultam, em um primeiro momento, no seguinte processo:
O permafrost, nome dado ao solo permanentemente congelado com temperatura abaixo de 0 °C por dois anos ou mais, contém material orgânico que se decompõe lentamente. Em função do aquecimento global, esse tipo de solo tem sofrido acentuado derretimento, agravando o efeito estufa.
Isso se explica pois, no descongelamento do permafrost, libera-se o seguinte gás:
Na síndrome da autocervejaria, o sistema digestório produz etanol, levando à intoxicação do organismo. Para o tratamento, além do uso de medicamentos, indica-se reduzir a ingestão de diversos tipos de nutrientes que favorecem essa disfunção.
Um desses nutrientes é:
O feocromocitoma é um tumor originado pela proliferação anormal das células da medula das glândulas adrenais.
Em fase avançada, em função da região da glândula afetada, um sintoma típico desse tumor é:
A terapia com indutores químicos pode ser utilizada no tratamento das mutações sem sentido, que alteram a sequência de um gene e geram um dos três diferentes códons de parada: UAG, UGA ou UAA. As substâncias empregadas nesse tipo de terapia atuam nos ribossomos e evitam a leitura desses códons de parada, permitindo a expressão total da proteína codificada.
Por essas características, conclui-se que os indutores químicos atuam durante o processo de:
Em casos de dispepsia funcional, condição gastrointestinal que pode ser associada a fatores emocionais, há liberação excessiva de ácido clorídrico pelo organismo. Dentre as alterações fisiológicas provocadas por essa condição, estão dor ou sensação de queimação no estômago e desconforto abdominal.
Essas alterações ocorrem devido ao estímulo direto do seguinte ramo do sistema nervoso:
Um semicírculo α de diâmetro AB contém um círculo β de diâmetro CD, conforme ilustra a figura.
Sabe-se que CD é a flecha do arco ACE, que AB e AE medem 20 cm e 16 cm, respectivamente, e que a área do semicírculo α é igual a x. O valor de x, tomando a área do círculo β como unidade, é igual a:
Com relação à diversidade e organização das células da pele humana, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A camada mais interna da pele é a derme, formada por tecido epitelial rico em queratina.
( ) Os tecidos epiteliais, ou epitélios, são formados por células dispostas lado a lado (justapostas), firmemente unidas entre si.
( ) A exposição aos raios ultravioleta aumenta a produção de pigmento pelos melanócitos.
As afirmativas são, respectivamente,
Já no século XX, com as contribuições da genética, a teoria da evolução sofreu ajustes e ficou conhecida como teoria Sintética da Evolução, Neodarwinismo ou Nova Síntese.
De acordo com a teoria Sintética da Evolução e o conceito de seleção natural,
O Instituto Vital Brazil informou que só no começo de fevereiro houve a captura de 200 escorpiões da espécie na cidade.
(G1, Região dos Lagos, 20/02/2024)
Com relação aos escorpiões, analise os itens a seguir:
I. Eles são aracnídeos com quatro patas e peçonhentos.
II. São predadores e seus pedipalpos e antenas auxiliam na identificação e captura de suas presas.
III. Evitar o acúmulo de entulho, de material de construção e de folhas e troncos secos reduz a chance de acidentes com escorpiões.
Está correto o que se afirma em
No texto, a informação importante para classificar as jaqueiras como
(Adaptado de https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-no-ar-riscos-do-consumo-deantibioticos-sem-receita-medica)
A resistência aos antibióticos ocorre porque
A principal característica observada, que permitiu ao pesquisador diferenciar esse microrganismo de outros e chegar à classificação correta, foi a
A organela afetada pelo cianeto é o(a)
(PIERCE, B. A. Genética: um enfoque conceitual. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016).

A análise do heredograma permite afirmar que a adermatoglifia (ADG) é determinada por gene
Com relação à natureza química do DNA e sua relação com o código genético, analise as afirmativas a seguir:
I. A molécula de DNA está presente em todos os seres vivos, até mesmo em muitos tipos de vírus. Em todos, a molécula tem a mesma composição: ela é formada pela união de nucleotídeos, compostos de um fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada, que pode ser adenina (A), timina (T), citosina (C) ou guanina (G).
II. As inúmeras moléculas de DNA existentes nos mais diferentes seres vivos apresentam diferentes combinações – elas diferem em número de bases e na sequência em que elas estão dispostas.
III. Toda alteração na sequência de bases nitrogenadas em uma molécula de DNA é uma mutação, o que determina o surgimento de uma nova característica no organismo. Essa é a condição fundamental para a diversificação das espécies.
Está correto o que se afirma em