Questões Militares

Foram encontradas 717 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2190771 Engenharia Civil
Considere os seguintes parâmetros de projeto, para determinação da dosagem do concreto pelo Método da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), especificamente do consumo de cimento: 
- fck = 20 MPa - Resistência de projeto;
- fcm 28 dias - Resistência média de dosagem aos 28 dias para o ábaco, majorada pela equação:
fcm 28 dias = fck + 1,65 x Sd (Equação I).
Em que Sd é o desvio-padrão da dosagem. Considere aqui uma “Condição de preparo do tipo A”, ou seja, Sd = 4 MPa.
- Uso do cimento CP 32;
- Consumo de água = 190 litros/m3.
Com base nos dados acima e ábaco ao lado, o consumo de cimento, em kg/m3 , é igual a: 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2190770 Engenharia Civil
As leis de comportamento do concreto são escolhidas entre algumas desenvolvidas por diversos pesquisadores; e para os métodos de dosagem, são empregados tais modelos que governam a interação das principais variáveis. Analise as afirmativas abaixo quanto à “Lei de Abrams” (1918).

I. Para os mesmos materiais empregados, a resistência do concreto depende somente da relação água/cimento (a/c), alterada a relação água/cimento, inicialmente em volume, para massa (a/c).
II. Fixar o cimento e agregados em massa, e dessa forma a consistência do concreto fresco, depende preponderantemente da quantidade de água por metro cúbico de concreto.
III. O consumo de cimento por metro cúbico de concreto varia na proporção inversa da relação, em massa seca, de agregados/cimento.
IV. Adotar um valor para quantidade de cimento, em volume; e determinar por processos empíricos a massa de agregados.

Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2190768 Engenharia Civil
A protensão é uma técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto, e é amplamente utilizada na construção civil. Sobre o concreto protendido é correto afirmar que:
Alternativas
Q2190767 Engenharia Civil
Sobre projeto e execução de fundações, segundo a ABNT NBR 6.122-2019, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A estaca “Raiz” é a estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se gradativamente o lançamento e apiloamento do concreto, com retirada simultânea do revestimento.
( ) A estaca “Strauss” é a estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco executada por perfuração rotativa ou rotopercussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis.
( ) A estaca “Franki” é a estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e é integralmente armada.
( ) A estaca de “Reação” é a estaca executada preenchendo-se, com concreto, argamassa ou calda de cimento, perfurações previamente executadas no terreno, podendo ser total ou parcialmente armada.
( ) Cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, de modo a possibilitar a integração estrutural entre o elemento de fundação (e a sua armadura) e o bloco de coroamento. 
Alternativas
Q2190765 Engenharia Civil
Foi adquirida uma motoniveladora a diesel para uma obra de terraplenagem, sendo que esta possui uma potência nominal de 120 HP. A máquina “espalha” o material durante 20 segundos a plena potência, e nos 20 segundos restantes do ciclo, assume-se que o motor trabalha com ¼ (um quarto) da potência nominal. Nessa obra, a motoniveladora trabalha em média 40 minutos por hora. Considerando o consumo de combustível de 0,20 litros por horsepower-hora, e o preço do diesel igual a R$ 6,00/litro, o custo horário de combustível é: 
Alternativas
Q2190759 Engenharia Civil
Seja uma sapata de concreto de base retangular igual a 100 cm x 80 cm, com sua altura da base igual a 10 cm, conjugado com um tronco de pirâmide até o encontro de um pilar, também retangular de 20 cm x 25 cm, sendo a altura deste tronco igual a 20 cm (figura abaixo). 
Imagem associada para resolução da questão
Sabendo-se que o peso específico do concreto é de 2,500 t/m3 , o peso desta sapata, em toneladas, é: 
Alternativas
Q2190757 Engenharia Civil
Um corpo de prova padronizado de uma barra de aço foi preparado para um ensaio de tração, com aplicação de uma força axial, promovendo uma deformação do material na direção desse esforço. A barra do ensaio possui 10 mm de diâmetro, sendo o módulo de elasticidade da barra igual a 150 GPa, em que se observou uma deformação específica para a força aplicada de 0,08%. Considere que π (pi) é 3,14.
Estando este material ainda na fase elástica do ensaio (Lei de Hooke válida), a força F que foi aplicada, em N, é:
Alternativas
Q2190756 Engenharia Civil
O comportamento de vigas à flexão foi formalizado no início do Século XIX por Navier. Desta forma, as relações diferenciais de equilíbrio e compatibilidade para o comportamento à flexão atendem às teorias de vigas de Navier. De acordo com as hipóteses básicas desta teoria, é incorreto afirmar que: 
Alternativas
Q2190753 Engenharia Civil
Três chapas iguais, de dimensões cada uma de 60 x 40 x 2 cm estão afixadas por dois parafusos, submetidas às forças (19,0 kN e 9,5 kN nos respectivos eixos de cada peça), conforme figura abaixo.
Imagem associada para resolução da questão
Considerando a tensão de ruptura por cisalhamento para esses parafusos igual a 84,0 MPa e um fator de segurança (Fs) para o cisalhamento igual a 2,0, o diâmetro de cada um destes parafusos, em mm é:
Alternativas
Q2190750 Engenharia Civil
Considere dois pontos cotados A e B, distantes graficamente de 16,50 cm, presentes numa planta topográfica na escala de 1/5.000. Considerando a cota do ponto A igual a 103,45 m, e a cota do ponto B igual a 95,20 m, a inclinação de A para B, em percentagem, é igual a:
Alternativas
Q2190746 Engenharia Civil
Numa terraplenagem, ao movimentar os materiais (solo), seja quando este é removido de sua posição original para possível transporte, ou mesmo quando vai utilizá-lo como material para um aterro, em função de um rearranjo das partículas (grãos), este solo pode sofrer um empolamento ou uma contração.

Para controlar os volumes de corte, transporte e aterro, uma construtora solicitou a um laboratório de solos determinar a massa específica do terreno natural de uma jazida (corte), do material solto (transporte) e do material compactado (aterro), obtendo-se os seguintes valores respectivamente: ϒcorte = 2,00 t/m3 ; ϒsolto= 1,60 t/m3 ; ϒaterro = 2,50 t/m3 .

Com base nos valores acima, os fatores de empolamento e de contração deste material, em percentagem, são respectivamente iguais a:
Alternativas
Q2190745 Engenharia Civil
Uma estimativa do volume geométrico de terraplenagem pode ser obtida pelo cálculo da “Planilha de Cubação”. Considere a figura abaixo, com as seções transversais mistas, ou apenas de corte ou de aterro, das estacas 0 a 5, sendo a distância entre as estacas igual a 20 metros. Seja também uma caderneta do cálculo das áreas de corte e/ou aterro de cada seção transversal, associado a este caminhamento. Imagem associada para resolução da questão

Analise as afirmativas abaixo.

I. O volume geométrico total de corte, da estaca 0 até a 3 é igual a 900 m3. II. O volume geométrico parcial de aterro, entre a estaca 3 até a estaca 4 é igual a 600 m3. III. Os volumes geométricos totais, de corte e aterro, da estaca 0 até a estaca 5 se compensam. IV.O volume geométrico parcial de corte é maior que o volume geométrico parcial de aterro, entre as estacas 2 e 3.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2190743 Engenharia Civil
Após a drenagem das estradas, a água das chuvas tem dois destinos: parte escorre sobre a superfície dos solos, e parte se infiltra, podendo formar lençóis subterrâneos. Pode ainda ocorrer um terceiro aspecto pelo qual a água se comporta: a "franja capilar", resultante da ascensão capilar a partir dos lençóis d'água, obedecendo às leis da capilaridade.
Entre os recursos selecionados para resolver os problemas causados pela água de infiltração, podem-se citar os seguintes dispositivos: 
Alternativas
Q2156315 Engenharia Civil
Assinale o valor percentual da porosidade de um solo que apresenta índice de vazios igual a 0,75.   
Alternativas
Q2156298 Engenharia Civil
Dentre os cimentos asfálticos de petróleo apresentados nas alternativas abaixo, assinale o que apresenta a menor resistência à penetração (100g, 5s, 25°C) em décimos de milímetros.   
Alternativas
Q2156296 Engenharia Civil
Para determinação do teor de CAP num pré-misturado a quente (PMQ), qual ensaio é adotado?   
Alternativas
Q2156285 Engenharia Civil

Assinale a alternativa que completa a lacuna da frase abaixo.  


    Uma areia com compacidade de ____ % se enquadra na categoria de compacta.  

Alternativas
Q2156283 Engenharia Civil
Certa amostra de solo apresentou, em sua constituição granulométrica, traços de areia. Qual é o intervalo correspondente, em milímetros, para as dimensões dessas partículas de areia, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)?  
Alternativas
Q2156280 Engenharia Civil
Segundo a Agência Nacional de Petróleo, gás natural e biocombustíveis, os cimentos asfálticos de petróleo podem ser classificados, através da Resolução ANP Nº19, de acordo com 
Alternativas
Q2156279 Engenharia Civil

Assinale a alternativa que completa a frase abaixo. 


    O ensaio Marshall é executado com corpos-de-prova cilíndricos de 4 polegadas (________) de diâmetro e 2 ½ polegadas (_________) de altura.

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: B
5: D
6: C
7: A
8: D
9: C
10: A
11: C
12: D
13: A
14: A
15: D
16: A
17: D
18: B
19: A
20: D