Questões Militares
Foram encontradas 220 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Sobre AR, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Não apresenta sintoma sistêmico. ( ) Surgimento somente após os 50 anos. ( ) Costuma afetar muitas articulações e geralmente é bilateral. ( ) Rigidez matinal prolongada, com duração maior do que 30 minutos. ( ) Pode desenvolver-se de maneira rápida, dentro de semanas ou meses.
I. A atrofia óssea (diminuição na massa óssea) é caracterizada pela diminuição na quantidade de cálcio contida no osso, sem influenciar no seu peso e resistência.
II. Os ossos de indivíduos fisicamente ativos tendem a ser mais densos e, portanto, mais mineralizados e mais fortes do que os de indivíduos sedentários de mesma idade e sexo.
III. Apesar de serem raras mudanças abruptas no formato e no tamanho dos ossos, existem muitos exemplos de modelagem óssea, ou hipertrofia óssea, em resposta à atividade física regular.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Associe as colunas relacionando os tipos de articulações sinoviais com suas respectivas definições.
Tipo de Articulação Sinovial
(1) Em sela (selar)
(2) Globosa (esferóidea)
(3) Deslizante (artrodial)
(4) Condiloide (elipsóidea)
Definição
( ) tipo de articulação em que as superfícies articulares dos ossos são necessariamente chatas e o único movimento permitido é o deslizamento não axial.
( ) tipo de articulação em que as superfícies articulares dos ossos são reciprocamente convexas e côncavas. É permitida a rotação nos três planos de movimento.
( ) tipo de articulação em que ambas as superfícies articulares dos ossos têm formato de sela de montaria. A capacidade de movimento é a mesma de uma articulação condilar, mas com maior amplitude de movimento.
( ) tipo de articulação em que a superfície articular de um osso tem formato convexo oval e a outra tem superfície com formato reciprocamente côncavo. São permitidos movimentos de flexão, extensão, abdução, adução e circundução.
A sequência correta dessa classificação é:
I. Uma vez que o punho de um paciente é posicionado de forma em que esteja completamente flexionado, os flexores dos dedos (que cruzam o mesmo punho) são afrouxados e não são capazes de produzir tensão suficientemente para fechar a mão até que o punho esteja estendido em uma posição mais neutra. A incapacidade de produzir tensão em um músculo bi ou multiarticular é denominada de insuficiência ativa.
II. Uma vez que os flexores dos dedos de um determinado paciente estão alongados ao máximo com os dedos e o punho numa posição de extensão total, a amplitude do movimento em extensão do punho é reduzida. A flexão dos dedos permite um maior movimento de extensão no punho. A restrição da amplitude de movimento em uma articulação devido à tensão em um músculo bi ou multiarticular é denominada de insuficiência passiva.
III. A proporção de tensão isométrica máxima que um músculo é capaz de gerar depende completamente do comprimento muscular. Em fibras musculares isoladas, grupos musculares isolados e em músculos humanos in vivo, a produção de força atinge ponto máximo quando o músculo está maximamente estirado.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Associe as colunas relacionando os nervos cranianos com suas respectivas funções.
Nervo Craniano
(1) Glossofaríngeo (2) Trigêmeo (3) Hipoglosso (4) Facial
Função
( ) motricidade da língua. ( ) sensibilidade gustativa nos 2/3 anteriores da língua. ( ) sensibilidade geral e gustativa no terço posterior da língua. ( ) sensibilidade geral (temperatura, dor, pressão e tato) nos 2/3 anteriores da língua.
A sequência correta dessa classificação é:
Com base na descrição acima e considerando a avaliação do quadril (pelve), é correto afirmar que se trata do(a)
O ligamento colateral fibular, que possui formato de cordão e é mais arredondado do que o ligamento colateral tibial, estende-se do epicôndilo _________________ à cabeça da fíbula. Sua extremidade inferior é coberta pelo tendão do músculo _________________ e é separada do menisco lateral pelo tendão do músculo políteo.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
( ) A fratura de escafóide é considerada de difícil diagnóstico, principalmente aquelas provocadas por baixo impacto.
( ) O pólo distal do escafóide apresenta pior vascularização do que o pólo proximal.
( ) A fratura do escafóide quando não diagnosticada ou tratada inadequadamente, tem alta probabilidade de evoluir para pseudo-artrose.
( ) O escafóide apresenta grande mobilidade e uma complexa biomecânica com um movimento caracterizado de báscula, pois adota posições extremas, como a posição transversa e a ânteroposterior.
Marque a sequência de alternativas CORRETAS na ordem de cima para baixo:
( ) A pressão hidrostática provoca uma elevação no retorno venoso, aumentando a pressão atrial, aumentando a pressão da artéria pulmonar e o aumento do volume cardíaco, consequentemente levando ao aumento do volume sistólico e do débito cardíaco.
( ) A capacidade vital é aumentada devido ao aumento do volume sanguíneo torácico e às forças hidrostáticas da água sobre a musculatura do tórax.
( ) A força hidrostática da água exerce uma pressão inferior à pressão diastólica, o que favorece a eliminação de edemas e de produtos como o lactato.
( ) A flutuação diminui a compressão nas articulações e possibilita o trabalho muscular mesmo em pacientes com lesões articulares.
( ) Quanto maiores forem a temperatura e a turbulência, menor será o limiar de dor do paciente, em razão da transmissão mais rápida ocorrida nas fibras de calor e tato em relação às fibras de dor.
( ) O aumento dos átrios do coração, também provocado pelo aumento do volume sanguíneo total, induz a liberação do peptídeo natriurético atrial que reduz a absorção do sódio no túbulo distal do rim, aumentando a excreção de sódio e a diurese.
Marque a sequência de alternativas CORRETAS na ordem de cima para baixo:
Sobre o uso da VNI na insuficiência respiratória aguda hipercápnica estabelecida devido a uma exacerbação da DPOC, analise as afirmativas a seguir.
I. Pacientes com pH entre 7,25 e 7,35, na ausência de uma causa metabólica para a acidose, normalmente não seriam considerados como necessitando de intubação e ventilação mecânica. É nesse grupo que existe a base de evidências mais fortes para apoiar o uso de VNI (bilevel).
II. Uma melhoria no pH ou na frequência respiratória, ou idealmente ambos, é um bom preditor de um resultado bem-sucedido com a VNI; naqueles que responderão, a resposta é quase universalmente vista nas primeiras 1 a 4 horas após o início da VNI.
III. É recomendada VNI (um nível de pressão) para pacientes com IRA levando à acidose respiratória aguda ou aguda-crônica (pH ≤ 7,35) devido à exacerbação da DPOC (forte recomendação, alta certeza de evidência).
IV. Indica-se uma tentativa de VNI (um nível de pressão) em pacientes considerados com necessidade de intubação endotraqueal e ventilação mecânica, a menos que o paciente esteja imediatamente se deteriorando (recomendação forte, certeza moderada de evidência).
Está correto que se afirma apenas em