Questões Militares
Foram encontradas 22 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A ansiedade é um fenômeno comum ao ser humano, que pode variar de intensidade normal até patológica, ao ponto de trazer adoecimento. Sobre os Transtornos de Ansiedade, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O sistema nervoso autônomo está alterado em pessoas com ansiedade patológica, sendo que exibem tônus simpático aumentado, com baixa adaptação a estímulos repetidos e alta resposta a estímulos moderados.
( ) Um neurotransmissor fundamental na fisiopatologia dos transtornos de ansiedade é o ácido-gama-aminobutírico que tende a estar centralmente diminuído.
( ) Existe um estado de aumento da função noradrenérgica relacionado aos casos de cronificação da ansiedade.
( ) O componente genético relacionado ao risco para transtornos de ansiedade é reforçado pelos achados de estudos de herdabilidade mendeliana das variantes polimórficas do gene transportador de serotonina.
Marque a sequência correta.
Sobre os transtornos da personalidade, avalie as assertivas abaixo.
I. De modo geral, os sintomas de transtorno da personalidade são egossintônicos e aloplásticos.
II. Pensamento mágico, noções peculiares, ideias de referência, ilusões e desrealização são parte do mundo cotidiano de uma pessoa com o transtorno da personalidade esquizotípica.
III. O comportamento do paciente com transtorno da personalidade borderline é de extrema imprevisibilidade, e é raro suas realizações estarem no mesmo nível de suas capacidades.
IV. Indivíduos com transtorno da personalidade dependente exibem sensibilidade extrema à rejeição e podem levar vidas socialmente retraídas.
Está correto apenas o que se afirma em
Sobre a internação involuntária dessa população, assinale a alternativa incorreta.
De acordo com o nexo de causalidade mediante o critério biopsicossocial, marque a alternativa INCORRETA:
Com relação a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é o diagnóstico mais provável.