Questões Militares Comentadas para médico urologista

Foram encontradas 201 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3039230 Medicina
Qual das opções abaixo apresenta uma contraindicação absoluta à Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO) para o tratamento de litíase urinária?
Alternativas
Q3039229 Medicina
Analise as afirmativas abaixo quanto ao tratamento e prognóstico de Câncer de Células Renais (CCR).
I. A invasão direta da parede da veia parece constituir um fator prognóstico mais importante que o nível do trombo tumoral.
II. Os resultados oncológicos para Nefrectomia parcial são equivalentes, em comparação a Nefrectomia Radical em pacientes selecionados.
III. A vigilância ativa é apropriada para pacientes com lesões renais sólidas menores que 3 cm, com margens indefinidas; a biópsia indica um CCR não agressivo.
IV. Os candidatos ideais aos procedimentos de ablação térmica podem consistir em pacientes de idade avançada ou com comorbidades significativas, que preferem uma abordagem proativa, mas que não são candidatos adequados à cirurgia convencional.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3039225 Medicina
Em relação ao tratamento da Obstrução da Junção Ureteropiélica (OJUP), é correto afirmar que
Alternativas
Q3039223 Medicina
Em relação à síndrome de intoxicação hídrica após Ressecção Transuretral de Próstata (RTU-P), é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q3039219 Medicina
A tomografia computadorizada é o padrão-ouro para investigações geniturinárias por imagens, em casos de trauma renal. Sobre os achados que levantam suspeita de lesão renal de grande porte, marque a opção correta. 
Alternativas
Q3039215 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
Urologistas e dermatologistas chamam o carcinoma in situ do pênis de Eritroplasia de Queyrat, caso envolva ____________, ou doença de Bowen, caso envolva ____________.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q3039210 Medicina
Analise as assertivas abaixo, quanto à Neoplasia Intraepitelial de Próstata (NIP).
I. A incidência de NIP de alto grau na biópsia está em média de 4% a 5%.
II. A NIP de baixo grau não deve ser descrito nos laudos de biópsia devido à dificuldade de diferenciação com tecido benigno.
III. A NIP de alto grau é uma lesão precursora de muitos adenocarcinomas periféricos de próstata de graduação intermediária.
IV. Na presença de NIP de alto grau unifocal e sem demais indicações para câncer, é recomendado proceder com uma nova biópsia em até 6 meses.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Urologia |
Q2260106 Medicina
Sobre o manejo e tratamento da hiperplasia prostática benigna, pode-se afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Urologia |
Q2260098 Medicina
Quanto à torção testicular,
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Urologia |
Q2260094 Medicina
As zonas fasciculadas e reticuladas do córtex adrenal são responsáveis pela produção de quais substâncias, respectivamente?
Alternativas
Q2192233 Medicina
No que concerne à tuberculose urogenital, preencha as lacunas abaixo.
A principal rota de disseminação do Mycobacterium tuberculosis é a disseminação _________; o _________ é o local mais comum de tuberculose do trato geniturinário.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q2092381 Medicina
Paciente, sexo feminino, de 30 anos, está em seguimento ambulatorial por nefrolitíase assintomática. Refere diagnóstico como achado de exame e nunca se queixou de sintomas compatíveis com cólica renal. Não possui antecedentes familiares ou pessoais relevantes. Exame físico sem alterações. Traz exame de Urina 1 (EAS) sem alterações, além da presença de cristais de oxalato de cálcio. Após orientações gerais e explicações detalhadas sobre mudança no estilo de vida, a paciente questionou o médico sobre a ingesta de cálcio, visto que faz parte de sua dieta a ingesta vigorosa de leites, queijos e nozes. A melhor resposta leva em consideração que: 
Alternativas
Q2092371 Medicina
Paciente, 80 anos, dá entrada em pronto-socorro de hospital terciário queixando-se de hematúria macroscópica volumosa há doze horas. Possui antecedente pessoal de tabagismo pesado, além de hipertensão em uso de anlodipino e diabetes em uso de metformina. Ao exame físico, apresenta-se taquicardíaco, hipotenso e descorado. Sem outras particularidades ao exame inicial. Qual a melhor conduta para tal paciente? 
Alternativas
Q2092368 Medicina
Paciente, sexo feminino, 40 anos, procura urologista por achado de exame de imagem. Está assintomática e sem queixas no momento. Apresenta tomografia contrastada de abdômen e pelve, cujo laudo indica em rim esquerdo uma lesão cística, hiperatenuante em toda a sua extensão, com 2,8 cm em seu maior eixo e sem realce perceptível ao meio de contraste. Considerando a classificação de Bosniak, trata-se de um uma lesão:
Alternativas
Q2092362 Medicina
Paciente, sexo feminino, 40 anos, procura urologista por diagnóstico de cálculo renal à esquerda. Refere único quadro de cólica renal no período, oportunidade na qual foi feito o diagnóstico. Não possui antecedentes pessoais relevantes. Apresenta tomografia de abdômen e pelve que descreve cálculo renal com 0,95 cm e intensidade radiológica de 850 UH. Função renal sem alterações. Qual a melhor conduta? 
Alternativas
Q2092361 Medicina
Paciente, sexo feminino, 22 anos, vem encaminhada ao ambulatório de urologia por cistinúria. Possui antecedente de diversas litotripsias intracorpóreas nos últimos três anos. Apresenta-se, no momento, assintomática e sem tratamento específico. Considerando a condição clínica, é possível afirmar que se trata de doença:
Alternativas
Q2092358 Medicina
Paciente, sexo feminino, 28 anos, dá entrada em pronto-socorro municipal de pequeno porte, queixando-se de fortes dores em flanco esquerdo, com início há dois dias e irradiação para fossa ilíaca esquerda, associada a episódios de febre e calafrios. Possui antecedente pessoal de laparotomia explorada com nefrectomia direita secundária a trauma grave há dez anos. Ao exame físico, está em regular estado geral, desidratada e a manobra de Giordano é duvidosa do lado esquerdo. Dadas as limitações de propedêutica armada no local, realizou apenas hemograma completo, com indicação de leucocitose com desvio à esquerda e proteína C reativa qualitativa positiva. Considerando o quadro clínico, deve-se iniciar antibioticoterapia:
Alternativas
Q2092354 Medicina
Paciente, sexo masculino, 55 anos, está em seguimento regular com urologista por síndrome do lobo mediano. Relata estar há um ano em uso de doxazosina e sem melhoras dos sintomas. Procura avaliação para uma segunda opinião, pois o urologista assistente indicou a realização de RTUp (Ressecção Transuretral de Próstata). Traz ultrassonografia de bexiga com resíduo pós-miccional importante, além de ultrassonografia de próstata indicando órgão com, aproximadamente, 40 cm³. Considerando o quadro clínico, qual a melhor conduta terapêutica? 
Alternativas
Q2092352 Medicina
Paciente, sexo masculino, 30 anos, apresenta-se em pronto-socorro com queixa de dor lombar de forte intensidade, em cólicas, com quatro dias de evolução. Refere que há um dia passou a apresentar febre, náuseas e vômitos. Nega antecedentes pessoais relevantes. Ao exame físico, apresenta-se em regular estado geral; corado; e, desidratado. Frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto, pressão arterial em membro superior direito 100 x 60 mmHg e temperatura axilar 38,7° C. Abdômen plano, flácido e doloroso em flanco direito. Sinal de Giordano positivo à direita. Propedêutica armada demonstra HB 16,7 g/dL; leucócitos 26.400 com desvio à esquerda; PCR 30; creatinina 1,4; ureia 70; além de tomografia de abdômen e pelve sem contraste que identificou cálculo calicial superior associado a cálculo ureteral à direita. Diante do exposto, a melhor conduta seria o início imediato de antibioticoterapia e:
Alternativas
Q2092350 Medicina
Gestante, 20 semanas, comparece ao pronto-socorro com queixas de dor lombar à esquerda de forte intensidade, início repentino, associado a vômitos. Está em bom estado geral e afebril. O exame de urina demonstra cristais de oxalato de cálcio e ausência de sinais de infecção. A ultrassonografia demonstra cálculo na junção ureteropélvica de 6 mm e discreta dilatação pielocalicial. Qual a melhor conduta? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: C
5: D
6: B
7: C
8: A
9: A
10: E
11: C
12: D
13: D
14: B
15: B
16: A
17: A
18: A
19: A
20: A