Questões Militares Comentadas para enfermeiro - geral

Foram encontradas 50 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2090027 Enfermagem
O diabetes mellitus (DM) consiste em um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos. São características do DM tipo 1, EXCETO:
Alternativas
Q2090026 Enfermagem
Em 2017, a Federação Internacional de Diabetes estimou que no Brasil havia um número de 12,5 milhões de pessoas com diabetes, ocupando a 4ª posição no número de casos no mundo. Tal dado se refere à: 
Alternativas
Q2090025 Enfermagem
As falsas contraindicações das vacinas incluem: ocorrência de evento adverso em dose anterior de uma vacina como reações locais, história de alergia não específica, individual ou familiar, quando o usuário é contato domiciliar de gestante, uma vez que os vacinados não transmitem os vírus vacinais do sarampo, caxumba ou rubéola e, dentre outras, a prematuridade ou o baixo peso ao nascer. A vacina que deve ser adiada em recém-nascidos com menos de 2 kg, até que atinjam este peso, corresponde à:
Alternativas
Q2090024 Enfermagem
A osteoporose é uma doença caracterizada pela fragilidade óssea e alterações na sua microarquitetura; tem como desfecho clínico mais importante a ocorrência de fraturas por baixo impacto, definida como aquela decorrente de queda da própria altura ou menos. O cálcio é um mineral essencial na regulação da homeostase do tecido ósseo e para a sua absorção intestinal. Para que ocorra a homeostase é fundamental a presença da vitamina: 
Alternativas
Q2090023 Enfermagem
A Tromboembolia Pulmonar (TEP) refere-se à obstrução da artéria pulmonar ou de um de seus ramos por um trombo (ou trombos) impedindo a passagem de sangue de forma adequada. Tal condição acarreta o aumento da resistência vascular pulmonar e sobrecarga pressórica para o(s): 
Alternativas
Q2090022 Enfermagem
A anemia é definida por valores de hemoglobina (Hb) no sangue abaixo do normal para idade e gênero; classificada em relação à etiologia ou fisiologia – manifestada por depleção de eritrócito ou hemoglobina; e morfologia – relativa às alterações dos glóbulos vermelhos quanto ao tamanho, à forma ou à cor. Sobre a anemia ferropriva, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2090021 Enfermagem
A icterícia neonatal é uma condição frequente no Recém-Nascido (RN). Na primeira semana de vida, cerca de 60% dos RN a termo ficam ictéricos e, nos pré-termo, pode chegar aos 80%. É caracterizada pela coloração amarelada da pele, membranas mucosas, esclera e órgãos correspondendo à expressão clínica da hiperbilirrubinemia. A icterícia fisiológica por hiperbilirrubinemia indireta costuma se manifestar clinicamente na primeira semana de vida nos RNs a termo saudáveis quando atinge níveis séricos superiores a:
Alternativas
Q2090020 Enfermagem
No Brasil, o rastreamento do câncer do colo do útero é realizado pelo exame citopatológico (exame de Papanicolau). Para mulheres na faixa etária em que se recomenda tal exame, deve ser realizado a cada três anos quando obtiver resultado negativo para:
Alternativas
Q2090019 Enfermagem
Estadiar um câncer significa avaliar seu grau de disseminação refletindo a taxa de crescimento, a extensão da doença, o tipo de tumor e sua relação com o hospedeiro. O sistema de estadiamento mais utilizado é o preconizado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), denominado Sistema TNM de Classificação dos Tumores Malignos. Tal sistema baseia-se somente na: 
Alternativas
Q2090018 Enfermagem
O DIU é um método contraceptivo do grupo dos métodos contraceptivos de longa duração. O DIU com cobre, quando inserido dentro do útero, exerce ações locais que culminam por evitar a gestação, apresentando-se como um método seguro. Dentre suas principais características e vantagens estão, EXCETO: 
Alternativas
Q2090017 Enfermagem
Na obesidade, a distribuição excessiva de gordura visceral é acompanhada de importantes alterações hormonais, inflamatórias e endoteliais que podem levar à hipertensão arterial e ao aumento do risco cardiovascular e renal. Estudos demonstram uma estreita associação entre o aumento da pressão arterial e o ganho de peso, justificando a redução de peso como uma recomendação fundamental para a diminuição da pressão arterial e do risco cardiovascular. A obesidade é categorizada em grau I, II ou III de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC – kg/m2 ). Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2090016 Enfermagem
“Está amplamente estabelecida a relação causal, linear e contínua entre o aumento da Pressão Arterial (PA) e o risco de Doença Cardiovascular (DCV) em ambos os sexos, todas as idades e todos os grupos étnicos. A PA atua de forma sinérgica com outros Fatores de Risco (FR) para DCV, e seu efeito pró-aterogênico será tanto maior quanto maior o for o número e a intensidade desses fatores adicionais.” Considerando a idade na estratificação do risco cardiovascular do paciente hipertenso, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2090015 Enfermagem
Imediatamente após o nascimento, o recém-nascido é avaliado quanto ao seu ajuste imediato à vida extrauterina através da Escala ou Índice de Apgar feita na sala de parto. Diante do exposto, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2090014 Enfermagem

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

(Boletim do Registro de Câncer de Base Populacional de Campinas. Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, 2021. Fragmento.)


Não há uma causa específica para esta doença; porém, uma associação de fatores genéticos, hormonais, estilo de vida e, possivelmente, ambientais pode aumentar o risco de seu desenvolvimento. São considerados fatores de risco para o câncer de mama, EXCETO:

Alternativas
Q2090013 Enfermagem
A doença de Parkinson é uma patologia de origem neurológica, degenerativa de uma região conhecida como substância negra, presente no Sistema Nervoso Central (SNC). Apresenta-se de forma crônica e progressiva, devido à diminuição do neurotransmissor dopamina nos gânglios da base. Não existem exames específicos que o comprovem, sendo assim, o diagnóstico é feito principalmente pela clínica. As manifestações da doença incluem, EXCETO: 
Alternativas
Q2090012 Enfermagem
Pacientes em uso de insulina devem ser orientados pelos profissionais de saúde para o autocuidado, a fim de se evitar erros na sua administração e tratamento inadequado. As orientações corretas a serem repassadas para o autocuidado na administração da insulina são, EXCETO: 
Alternativas
Q2090011 Enfermagem
A Influenza é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com distribuição global e elevada transmissibilidade. Sobre tal infecção, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2090010 Enfermagem

Considerando as novas diretrizes para manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), analise as afirmativas a seguir.


I. É aconselhável que os profissionais estabeleçam acesso intraósseo se o acesso intravenoso não estiver prontamente disponível.


II. Para a otimização da ventilação e oxigenação pós-PCR (Parada Cardiorrespiratória), é aconselhável que o FIO2 (Fração Inspirada de Oxigênio) seja titulado para que a saturação de oxigênio seja ≥ 97%.


III. Para os pacientes com ritmo chocável, prioriza-se a desfibrilação e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e, se a tentativa inicial com RCP e desfibrilação não for bem-sucedida, a epinefrina deverá ser administrada.


IV. No período pós-PCR (Parada Cardiorrespiratória), o controle direcionado da temperatura deve ser iniciado em pacientes comatosos com a finalidade de prevenção da lesão neurológica irreversível e melhora do prognóstico neurológico.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2090009 Enfermagem
Fibrilação atrial é uma arritmia supraventricular caracterizada por atividade elétrica atrial desorganizada, secundária a múltiplos focos de despolarização atrial. O enfermeiro pode prever, nesses casos, que um exame de ecocardiograma transesofágico poderá ser realizado. Podemos afirmar que as manifestações clínicas da fibrilação atrial que se destacam pela gravidade são os quadros de instabilidade hemodinâmica e de: 
Alternativas
Q2090008 Enfermagem
As taquiarritmias – alterações do ritmo cardíaco caracterizadas por Frequência Cardíaca (FC) maior ou igual a 100 batimentos por minuto (bpm), com a presença de pulso – podem causar sinais e sintomas de instabilidade clínica quando a FC está maior ou igual a 150 bpm. Nesses casos, a cardioversão elétrica pode ser indicada. Os critérios de instabilidade para a indicação da cardioversão elétrica incluem, EXCETO: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: C
6: B
7: B
8: C
9: E
10: B
11: E
12: A
13: E
14: A
15: A
16: E
17: D
18: D
19: C
20: A