Questões Militares
Para médico anatomopatologista
Foram encontradas 151 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
( ) Secreção inapropriada (aumentada) do hormônio antidiurético.
( ) Hipercalcemia.
( ) Poliomiosite e dermatomiosite.
( ) Acantose nigricans.
( ) Hipercoagulabilidade sanguínea.
Sinal clínico
(1) Sinal do orvalho sangrante
(2) Sinal do Cacifo
(3) Sinal de Romaña
(4) Sinal de Leser-Trélat
Doença do paciente
( ) Edema.
( ) Psoríase.
( ) Ceratose seborreica.
( ) Doença de Chagas.
A sequência correta dessa associação é:
Das doenças relacionadas ao trato genital inferior, o ____________ é uma doença viral comum em crianças por contato pessoal com lesões de pele. Em adultos, pode ter transmissão sexual, que resulta em lesões vulvares e perineais caracterizadas por múltiplas pápulas umbilicadas pequenas, com 3 a 6 mm de diâmetro, com grandes inclusões virais eosinófilas no citoplasma das células epiteliais, que deslocam o núcleo. O diagnóstico é geralmente clı́nico, pelo aspecto caracterı́stico das lesões. Ocasionalmente, esfregaço citológico ou biópsia são feitos para confirmar o diagnóstico.
Tumores de células germinativas
(1) Tumor de células da granulosa
(2) Tecoma
(3) Tumor de Sertoli-Leydig
(4) Fibroma
Achados microscópicos e clínicos
( ) presença de estruturas microfoliculares chamadas de Call Exner, à microscopia.
( ) o tumor é formado por células da teca dispostas em feixes que simulam, embora contenham gotı́culas lipı́dicas no citoplasma (células claras), à microscopia.
( ) apresenta padrões microscópicos: tubular (bem diferenciado); misto, tubular e estromal (tipo intermediário); secretor de esteroides (lipı́deos); retiforme (semelhante à rete testis); sólido, indiferenciado.
( ) além de compressão local, verificam-se também ascite e hidrotórax em 50% dos casos (mais à direita), constituindo a síndrome de Meigs.
A sequência correta dessa associação é:
Diagnóstico
(1) Adenoma nefrogênico
(2) Carcinoma urotelial de baixo potencial de malignidade
(3) Carcinoma urotelial não invasivo de baixo grau
(4) Papiloma urotelial
Achados clínico-patológicos
( ) Lesão não invasiva formada por papilas recobertas por células bem diferenciadas, com maior espessura do urotélio (mais de 6 ou 7 células de espessura). Mitoses são raras e basais. Há preservação da polaridade.
( ) Neoplasia urotelial papilar não invasiva com atipias citológicas e arquiteturais discretas. Urotélio com áreas de perda da polaridade. Mitoses vistas fora da camada basal. A taxa de recidiva é 50% e a de progressão, 10%.
( ) Lesão benigna que se trata de proliferação epitelial secundária a traumatismo (cirúrgico, sonda ou cálculo) ou inflamação da mucosa do trato urinário. O aspecto macroscópico é lesão vegetante ou polipoide.
( ) Lesão benigna rara que ocorre em jovens. O tumor é único, pequeno (0,5 a 2,0 cm), pediculado e formado por papilas delicadas e regulares com crescimento exofı́ tico; à cistoscopia, aparece como algas.
A sequência correta dessa associação é:
Distúrbios
(1) Neoplasia
(2) Metaplasia
(3) Hipoplasia
(4) Hipotrofia
Conceitos
( ) é a substituição de um tipo de tecido por outro de mesma linhagem.
( ) consiste na redução dos componentes e das funções celulares, acarretando diminuição do volume das células e dos órgãos.
( ) designa proliferação celular anormal, descontrolada e autônoma, com perda ou redução de diferenciação, em consequência de alterações em genes/proteínas que regulam a multiplicação e diferenciação das células.
( ) é a diminuição do número de células de um órgão ou parte do corpo, o que reduz seu peso e volume.
A sequência correta dessa associação é:
A Tetralogia de Fallot é uma cardiopatia congênita que cursa com comunicação interventricular, estenose do infundíbulo subpulmonar, cavalgamento sobre o septo ____________ e hipertrofia ventricular ____________.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
A exposição ocupacional ao agente químico ____________ está associada ao desenvolvimento de Carcinoma de células escamosas da laringe. Topograficamente, a _________ acomete com maior frequência a região ____________.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
I. As manifestações clı́nicas da esquistossomose variam segundo a espécie do parasito, da carga parasitária e de determinantes do hospedeiro. No Brasil, a infecção por S. mansoni causa principalmente as formas hepatointestinal (discreta) e hepatoesplênica (grave). Manifestações menos comuns (pulmonares, do sistema nervoso, renais) resultam da migração anômala de vermes e/ou de ovos.
II. Nos indivıduos de áreas endêmicas, manifestações clınicas na fase aguda da infecção são discretas (dermatite com prurido, pápulas e vermelhidão na pele no local de penetração das cercárias) ou ausentes. Febre irregular, fadiga, mialgia, tosse não produtiva, eosinofilia acentuada e cefaleia podem estar presentes. A maioria dos pacientes recupera-se espontaneamente depois de 4 a 10 semanas.
III. Microscopicamente, a forma crônica pode apresentar granuloma do tipo exsudativo em torno de ovos viáveis de S. mansoni. Há extensa necrose de aspecto fibrinoide central, circundada por macrófagos epitelioides, com eosinófilos de permeio.
IV. Em áreas endêmicas, a minoria dos indivı́duos com infecção crônica pelo S. mansoni (10% dos casos) é assintomática ou apresenta manifestações clınicas discretas; formas crônicas graves ocorrem em 50% das pessoas infectadas.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Tipo de necrose
(1) Necrose por coagulação ou isquêmica
(2) Necrose lítica
(3) Necrose gomosa
(4) Esteatonecrose
Processo patológico
( ) necrose de hepatócitos de indivíduo que faleceu por choque hipovolêmico.
( ) necrose de hepatócitos em hepatites virais.
( ) pancreatite aguda necro-hemorrágica.
( ) sífilis tardia.
A sequência correta dessa associação é:
Dentre os tumores primários intracranianos, independentemente do grau de malignidade, o ______________ é o tipo mais frequente.
Os tipos de HPV ____________ e ____________ se associam às displasias de alto grau e carcinomas in situ e invasor
Tipo de Glioma
(1) Glioblastoma
(2) Astrocitoma anaplásico
(3) Oligodendroglioma
(4) Astrocitoma pilocítico
Achados patológicos microscópicos
( ) Áreas compactas entremeadas por áreas frouxas, menos celulares, onde podem ser vistos microcistos. Fibras de Rosenthal, que são alongadas, amorfas e eosinofílicas, intracitoplasmáticas, são característicos.
( ) Células com aspecto “ovo frito”, citoplasma vacuolizado e núcleo central arredondado e hipercromático. Capilares arqueados e com ramificação em “tela de galinheiro”, envolvendo ilhotas celulares tumorais.
( ) Lesão mais celular, com mais atipias nucleares e mitoses do que o astrocitoma grau 2; possui ainda células pleomórficas, uni e multinucleadas. O IPC-Ki-67 fica entre 5 e 10%.
( ) São características da neoplasia: hipercelularidade, elevada vascularização, mitoses atípicas, áreas de necrose em faixa irregular ou serpiginosas, circundadas por células tumorais dispostas em pseudopaliçadas.
A sequência correta dessa associação é:
( ) Hiperemia ativa ocorre por vasodilatação venular, o que aumenta o fluxo de sangue no local, o qual assume coloração avermelhada. São exemplos: rubor facial de origem neurogênica e a hiperemia nas fases iniciais de uma inflamação aguda. É causada por estímulos vasodilatadores neurogênicos ou metabólitos e por mediadores inflamatórios vasodilatadores.
( ) Hiperemia passiva ou congestão ocorre quando a drenagem venosa está dificultada por: diminuição do retorno venoso em consequência de obstrução localizada; redução do retorno venoso sistêmico ou pulmonar.
( ) Fígado de aspecto “em noz moscada” pode ocorrer em situação de hiperemia passiva na insuficiência cardíaca direita.
( ) Coágulos são moldes completos da estrutura interna onde se originaram e geralmente são contraídos, descolando-se facilmente da superfície interna dos vasos ou do coração quando manipulados.
( ) O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho.
( ) Disposição estatutária ou regimental de hospital ou de instituição, pública ou privada, poderá limitar a escolha, pelo médico, dos meios cientificamente reconhecidos a serem praticados para o estabelecimento do diagnóstico e da execução do tratamento, salvo quando em benefício do paciente.
( ) No processo de tomada de decisões profissionais, de acordo com seus ditames de consciência e as previsões legais, o médico aceitará as escolhas de seus pacientes relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por eles expressos, desde que adequadas ao caso, ainda que experimentais.
( ) Nas situações clínicas reversíveis, o médico evitará a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários e propiciará aos pacientes sob sua atenção todos os cuidados paliativos apropriados.