Questões Militares
Para odontólogo especialista - prótese
Foram encontradas 71 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considerando-se os aspectos biomecânicos, os apoios de uma PPR devem vizinhos aos espaços protéticos. Mas existem situações em que isso não é possível, como nos casos de perda periodontal avançada desses elementos.
Com a evolução da odontologia, a realização de PPR só se justifica nos casos em que o paciente não disponha de condições econômicas para a realização de implantes.
Quando não for possível o vazamento do molde imediatamente após a tomada da impressão, deve-se optar por materiais de moldagem como o poliéter ou silicone de adição.
Ação do fio para moldagem sem vasoconstritor se faz pelo alongamento mecânico das fibras periodontais.
Caso o procedimento de moldagem seja feito com polímero de polissulfeto, o gesso para reprodução deve ser vertido no molde o mais breve possível. Caso a reprodução do molde seja feita em tempo superior a uma hora, o risco de alteração dimensional será significativo.
Retenção, suporte, estabilidade e reciprocidade são princípios físicos associados às PPR.
As PPR podem ser usadas em pacientes portadores de disfunções temporomandibulares tanto como procedimento definitivo como provisório, para restabelecimento da dimensão vertical de oclusão.
Gessos do tipo V apresentam menor expansão de presa e menor dureza que gessos do tipo IV.
Para obtenção de um troquel, é necessária a reprodução apenas das áreas dentárias preparadas, sendo dispensável a reprodução das áreas adjacentes aos preparos.
Com o advento dos cimentos resinosos, a forma geométrica deixa de ser importante na retenção das restaurações. Hoje, o profissional pode realizar, nos preparos periféricos totais, paredes axiais com formas acentuadamente expulsivas, sem risco de deslocamento das restaurações.
Considerando a situação hipotética acima, julgue o item que se segue.
Dados os problemas apresentados pelo paciente, quando for necessário controle do fluxo salivar por meio do uso de sialagogo, os anticolinérgicos são os medicamentos mais recomendados.
Há evidências de que dentes tratados endodonticamente são mais frágeis que aqueles com vitalidade pulpar. Dessa forma, torna-se imperioso o uso de núcleos intra-radiculares em dentes desvitalizados.
A diferença de resiliência apresentada pelas estruturas dentária e fibromucosa faz que as PPR dentomucossuportadas sofram um movimento de rotação quando submetidas a cargas mastigatórias no sentido vertical.
As margens das restaurações protéticas, quando levadas a nível intra-sulcular, não devem exceder a profundidade de 0,5 mm.
Durante a elaboração das restaurações, o ideal é deixar o material restaurador o mais justaposto possível ao troquel, de forma que não possa haver qualquer espaço entre eles, e usar um elemento espaçador apenas na região das margens para se permitir melhor escape do agente cimentante quando a restauração for levada à boca.
Durante o processo de fundição, a zona da chama que deve entrar em contato com o metal é a zona de mistura, pois é a que apresenta a maior temperatura.
Para receber uma restauração do tipo metalocerâmica, a redução da face vestibular de um dente deve ser entre 2 mm e 7 mm, a fim de abrigar a subestrutura de metal e a faceta de porcelana e se obter estética satisfatória.
Crepitação é um ruído articular semelhante àquele produzido pelo sal quando atirado ao fogo ou quando se esfregam os cabelos com a ponta dos dedos.
No procedimento de moldagem, é recomendável a substituição dos fios de afastamento gengival impregnados com substâncias vasoconstritoras, por meio do uso de bisturi eletrônico.
As coroas metalocerâmicas são mais duráveis que as coroas totais cerâmicas e, geralmente, têm ajuste de margens superior.