Questões Militares Para biólogo

Foram encontradas 33 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1777046 Biologia
A constatação científica de diversos casos de viroses humanas emergentes e reemergentes em muitas áreas do planeta indica que este campo da microbiologia merece um considerável direcionamento de recursos para pesquisas, tanto em ciência básica como em ciência aplicada.
Desde o início da década de 1990, especialistas em doenças infecciosas emergentes, tais como Stephen Morse, sugerem que três fatores, associados ou não, constituem importantes mecanismos para o surgimento dessas viroses, sendo eles
Alternativas
Q1777044 Biologia
A malária é causada pelo protozoário Plasmodium spp. e transmitida pelo mosquito Anopheles spp..
O ciclo de vida do protozoário parasita é caracterizado pela presença de dois hospedeiros e pela reprodução assexuada e sexuada do parasita.

Imagem associada para resolução da questão
(https://www.cdc.gov. Adaptado)
Com base no ciclo de vida do Plasmodium, é correto afirmar que
Alternativas
Q1777043 Biologia
O tétano é uma infecção bacteriana aguda e grave, causada pelo Clostridium tetani. Os principais sintomas são as contraturas musculares, a rigidez abdominal e dos membros, a dificuldade de abrir a boca e dores nas costas e nos membros. A maneira mais eficaz de prevenção do tétano é, sem dúvida, a vacinação.
Com relação ao tétano, é correto afirmar que
Alternativas
Q1777042 Biologia
Os vírus constituem um grupo com características extremamente peculiares e singulares dentro do estudo dos microrganismos. As primeiras visualizações dessas partículas infecciosas ocorreram apenas em 1931, com o desenvolvimento do microscópio eletrônico.
A ausência de organização celular dos vírus não permite sua inclusão nos mesmos grupos utilizados para os seres celulares; desta forma, a metodologia mais utilizada atualmente para o agrupamento dos vírus foi proposta por David Baltimore e está fundamentada
Alternativas
Q1777041 Biologia
A classificação dos seres vivos em grupos teve início, nos moldes metodológicos da atualidade, com os trabalhos do botânico e zoólogo Carl von Linné (Lineu) há mais de 300 anos. Em seu trabalho Systema Naturae, Lineu propôs a organização dos seres vivos dentro de um sistema hierárquico com base em suas características. Atualmente, outros sistemas são utilizados em função de novas necessidades e exigências que as descobertas científicas proporcionam.
Uma das metodologias propostas na obra Systema Naturae foi
Alternativas
Q1777040 Biologia
O microbiologista Carl Woese propôs, em 1977, a organização dos seres vivos celulares em três grandes domínios:

Imagem associada para resolução da questão
(https://knoow.net. Adaptado)
Esse estudo proporcionou a construção de uma “árvore filogenética” com base na comparação entre determinados componentes celulares dos organismos estudados, principalmente,
Alternativas
Q1777039 Biologia
A figura é uma imagem de tomografia do coração fossilizado de um peixe feita por laboratório de luz síncroton.

Imagem associada para resolução da questão
(https://cnpem.br)
O coração fossilizado foi encontrado em rochas da bacia do Araripe, sítio geológico localizado no Ceará. Completamente preservado, o coração pré-histórico é da espécie extinta de peixe Rhacolepis buccalis, que existiu entre 113 e 119 milhões de anos atrás. A descoberta corrobora para uma maior compreensão do processo evolutivo do sistema cardiovascular dos vertebrados, em especial, do coração.
Ao se comparar esse achado com a evolução anatômica e a fisiológica do coração dos vertebrados, a partir dos peixes até os mamíferos, nota-se
Alternativas
Q1777038 Biologia
Na copa de uma castanheira existem líquens, musgos, bromélias, orquídeas e cipós. Determinada espécie de abelha poliniza as flores das orquídeas e das bromélias situadas ao lado de sua colmeia. Algumas lagartas são disputadas por aves e saguis. Os saguis também se alimentam dos ovos de aves que ali nidificam.
Os líquens, os musgos na copa da árvore, a polinização, a colmeia, a disputa pelas lagartas, e a alimentação dos saguis são, correta e respectivamente, relações ecológicas classificadas como:
Alternativas
Q1777037 Biologia
Durante o longo período de formação geológica do planeta, desde sua formação, no qual as porções terrestres, aquáticas e gasosas foram, de certa forma, se estabilizando, ocorreram intensas transformações que culminaram nas características e condições essenciais para existência de vida na Terra.
Uma dessas condições é composição química da atmosfera, a qual, em função da ação antrópica, vem sofrendo alteração e gerando uma série de mudanças ambientais, conforme apontam diversos estudos realizados pelas principais agências de pesquisas ambientais do mundo todo.
Com relação às mudanças na composição química da atmosfera e aos seus impactos ambientais, é correto afirmar que
Alternativas
Q1777036 Biologia
Em artigo publicado, intitulado O conceito de bioma, o ecólogo Leopoldo Magno Coutinho escreveu:
Bioma e domínio morfoclimático e fitogeográfico não são sinônimos, uma vez que este último não apresenta necessariamente um ambiente uniforme. O bioma de savana tropical é constituído por um complexo de fitofisionomias, um complexo de formações, representando um gradiente de biomas ecologicamente relacionados, razão suficiente para considerar este complexo como uma unidade biológica.
(Acta Bot. Bras. vol.20 n° 1 São Paulo Jan./Mar. 2006. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0102-33062006000100002)
O trecho do artigo descreve que dentro de um grande bioma existe um complexo de fitofisionomias representados por um gradiente de biomas ecologicamente relacionados.
Dentro de um bioma existem zonas em gradiente de transição; o mesmo ocorre entre biomas diferentes. Essa ideia faz parte do conceito ecológico
Alternativas
Q1777035 Biologia
Um ecossistema é caracterizado pelo conjunto dos fatores abióticos e bióticos que o compõem, considerando também todas as possíveis inter-relações entre esses fatores.
O equilíbrio e a conservação dos ecossistemas dependem, portanto, da presença dos componentes físico-químicos, tais como pressão, temperatura, luminosidade e dos componentes biológicos, que incluem toda biodiversidade presente.
As redes tróficas ilustram bem a inter-relação existente entre os fatores bióticos e abióticos de um ecossistema, de modo que é possível perceber que a matéria e a energia se comportam de maneira bastante distinta nessas redes tróficas, uma vez que
Alternativas
Q1777034 Biologia
A fisiologia dos diversos sistemas vitais permite que o organismo humano mantenha as condições físicas, químicas e biológicas necessárias para que ocorram todos os processos metabólicos essenciais, tanto no nível celular como tecidual.
(Albert Lester Lehninger. Fundamentos de Bioquímica, 1977, pág. 159, ed. Sarvier)
De acordo com Lehninger, a definição do conceito de metabolismo como simplesmente o conjunto total de reações bioquímicas que ocorrem em uma célula ou tecido é incompleta, pois desconsidera que tal conceito também envolve
Alternativas
Q1777033 Biologia
A figura ilustra um cladograma simplificado de alguns grupos de metazoários.

Imagem associada para resolução da questão
(https://netnature.wordpress.com)
Tendo em vista as definições utilizadas na sistemática filogenética e a interpretação das informações fornecidas pelo cladograma, é correto afirmar que
Alternativas
Q1777032 Biologia
Com relação à fisiologia da termorregulação dos vertebrados, é possível diferenciar os animais capazes de manter a temperatura elevada pela produção interna de calor e os animais que dependem de fontes externas de calor. A taxa metabólica exerce um papel fundamental nesse controle térmico, conforme ilustra os gráficos a seguir.

Imagem associada para resolução da questão
(W. K Purves. et al. Life, the science of Biology. Sunderland: Sinauer Associates, Inc., 1997. Adapatado)
A termorregulação de camundongos e lagartos difere, pois, quando a temperatura ambiental está
Alternativas
Q1777031 Biologia
Para a elaboração de um cladograma, é apresentado um grupo de seres vivos fictícios que representam 6 táxons diferentes.
Imagem associada para resolução da questão

Nessa ilustração, o indivíduo E representa o grupo externo e os demais representam táxons com suas respectivas homologias derivadas.
Um cladograma que representa esse grupo é corretamente apresentado em:
Alternativas
Q1777030 Biologia
A organela em questão pode armazenar moléculas tóxicas e resíduos, com sabor muitas vezes desagradável, o que impede que o indivíduo sirva de alimento a outros seres vivos e, portanto, contribui para a sua defesa e sobrevivência.
Essa descrição corresponde a uma organela denominada
Alternativas
Q1777029 Biologia
As células dos organismos pluricelulares são capazes de se comunicar umas com as outras por meio de moléculas de sinalização. Essas moléculas ligam-se a proteínas receptoras, geralmente localizadas na superfície celular. A ligação ativa a proteína receptora e esta ativa proteínas sinalizadoras intracelulares que, por sua vez, ativam proteínas efetoras. Essas proteínas provocam a modificação do comportamento celular, como apresentado na ilustração a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Os números 1, 2 e 3, que correspondem a modificações do comportamento celular, provocadas por determinada proteína efetora, podem ser, correta e respectivamente, substituídos por
Alternativas
Q1777028 Biologia
A célula apresenta quatro famílias principais de moléculas orgânicas, contendo átomos de carbono e que são, geralmente, encontradas livres em solução, como apresentado na ilustração a seguir.

Imagem associada para resolução da questão
(Alberts et al. Biologia Molecular da Célula. Adaptado)
Muitos dos compostos presentes nas células não se enquadram nessas quatro famílias, mas essas moléculas orgânicas desempenham inúmeras funções na célula, como as moléculas da família indicada pelo número
Alternativas
Q1777027 Biologia
Há cerca de 500 milhões de anos, pequenas plantas, como apresentado na ilustração, iniciaram a colonização do ambiente terrestre, enfrentando inúmeros desafios, como a relativa escassez de água, fundamental em diversos processos vegetais.

Imagem associada para resolução da questão
(https://www.eurekalert.org/multimedia/pub/207703.php?from=437292. Adaptado)
Inúmeras adaptações contribuíram para tornar a reprodução das plantas um processo independente da água, como a formação de
Alternativas
Q1777025 Biologia
A técnica denominada fecundação in vitro – FIV é um tratamento bem estabelecido para os casais com problemas de fertilidade. Basicamente, consiste na coleta de óvulos e espermatozoides que, no laboratório especializado, são colocados em contato para que ocorra a fertilização. Após a formação do zigoto, aguarda-se o desenvolvimento do embrião durante 5 a 6 dias. Ao final desse período, o embrião está formado por cerca de 200 células e apresenta uma cavidade. Geralmente, nesse momento é feita a transferência do embrião para que se implante no útero da mulher.
De acordo com a descrição, e considerando as etapas do desenvolvimento embrionário humano, é correto afirmar que a implantação do embrião no útero ocorre quando o embrião se encontra na fase de
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: A
5: C
6: D
7: B
8: E
9: C
10: A
11: D
12: E
13: B
14: A
15: C
16: E
17: D
18: B
19: C
20: A