Questões Militares Para engenheiro

Foram encontradas 788 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1986342 Física
Um circuito RLC série é alimentado por um gerador de tensão alternada, cuja tensão máxima ocorre a uma frequência ω=(1/LC)1/2. Após atingir o regime estacionário (em que a energia média armazenada no indutor e a armazenada no capacitor permanecem constantes), as amplitudes de tensão e corrente no circuito são, respectivamente, 80 V e 0,8 A. Considerando que a frequência w está em unidades do SI, qual será a taxa média de fornecimento de energia pelo gerador para o circuito, em Joules por segundo? 
Alternativas
Q1986341 Física
O fenômeno do batimento é decorrente da interferência de duas ondas sonoras cujas frequências de oscilação são ligeiramente diferentes e possuem a mesma amplitude de pressão p0. Considerando que, no instante t = 0s, as duas ondas chegam em fase num receptor, a equação que descreve a variação da pressão provocada pela onda sonora resultante dessa interferência tem a forma 2p0.cos(π.fbat.t).sen(2π.fmed.t), onde fbat é a frequência de batimentos, que é a frequência com que o aparelho receptor (ou ouvinte humano) percebe a variação da intensidade da onda sonora resultante. Sendo fmed a média da frequência das duas ondas que se somam, é correto afirmar que:  
Alternativas
Q1986340 Mecânica
Um sistema massa-mola é composto por um bloco de massa m = 250 g que está acoplado a uma mola ideal que sofre uma deformação de 2,0 cm quando está sujeita à ação de uma força de 2,0 N na direção do seu eixo central. Num aparato experimental, que possui uma régua fixa, a interface bloco-mola está na posição x0 = 10 cm quando a mola está no seu comprimento natural (condição de equilíbrio da mola não comprimida). Suponha que o bloco foi movimentado do ponto de equilíbrio até que a interface alcançou a posição x1 = 15 cm e, no instante t0 = 0,0s, o bloco foi liberado. Considere que, quando posto para oscilar ao longo do eixo x, o bloco executa um movimento harmônico simples não amortecido, pois nesse sistema atuam somente forças conservativas e não existe trabalho realizado por nenhuma força externa. Assim, assinale a opção que apresenta a velocidade máxima do bloco, em m/s. 
Alternativas
Q1986339 Mecânica
Transformadores são importantes para reduzir ou amplificar a tensão em circuitos ou quadros de distribuição de energia elétrica. Em um determinado quadro de distribuição elétrica, deseja-se reduzir a tensão alternada de 440 V (root mean square - rms) para uma tensão que esteja entre um valor mínimo de 120 V (rms) e um valor máximo de 150 V (rms). Estão à disposição três transformadores TA, TB, TC, cujas razões entre os números de enrolamentos são, respectivamente, 30/60, 60/20 e 60/90. Considere que as perdas no transformador são desprezíveis e que as correntes de magnetização são praticamente nulas. Para que a tensão de saída (rms) esteja dentro da faixa desejada, a tensão alternada de 440 V (rms) deve ser conectada ao enrolamento de: 
Alternativas
Q1986338 Mecânica
Em um determinado sistema de geração de energia provocada pela queda de um fluido de uma altura H, é necessário que o fluido, de densidade p, escoe com uma vazão volumétrica mínima de Rmin. Uma das formas de aferir se essa vazão mínima está sendo mantida é por meio do monitoramento da diferença de pressão entre dois pontos de duas seções retas de áreas A1 e A2, cujas pressões de escoamento são P1 e P2, respectivamente. Os centros das seções retas estão a uma mesma altura y em relação ao solo (y1 = y2). Quando a vazão volumétrica diminui e se iguala ao valor mínimo, a diferença de pressão atinge o seu valor crítico (△Pc=P1-P2) e soa um sistema de alarme. Considere que o escoamento desse sistema é laminar e que o fluido é ideal e incompressível. Se as áreas A1 e A2, estão em metros quadrados (m2), a densidade do fluido p está em kg por metro cúbico (kg/m3) e Rmin está em metros cúbicos por segundo (m3/s), é correto afirmar que o valor △Pc, em Pascal, é igual a: 
Alternativas
Q1986337 Física
Suponha que você está num laboratório e dispõe de dois capacitores A e B de mesmas capacitâncias nominais. Sabe-se que um deles está Íntegro e outro está danificado (transmitindo corrente entre as placas, cujo material entre elas opera como um resistor no circuito). Você não tem à mão nenhum instrumento de medida que permita obter a capacitância, mas dispõe de um amperimetro e materiais que permitem construir um circuito simples composto por uma fonte de corrente contínua (cc), uma lâmpada de resistência R (despreze as resistências dos fios e a resistência interna da fonte cc) e uma chave liga-desliga que permite que os capacitores (já carregados) sejam descarregados através do resistor (apenas um por vez), inserindo o amperíimetro em série no circuito RC, para aferir a corrente durante a descarga do capacitor. Com relação à corrente iy registrada no amperímetro assim que é iniciada a descarga do capacitor e aos materiais disponíveis no laboratório, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q1986336 Física
Um feixe de elétrons incide dentro de uma câmara retangular, cuja largura, comprimento e altura são medidas sob as coordenadas x, y e z, respectivamente. No referencial adotado no experimento, o feixe é lançado a partir do ponto (0,0) de um plano horizontal em z = 0, com uma velocidade inicial v0 = (Voxi + Voyj)) m/s, onde i e j são os vetores unitários nas direções x e y, respectivamente, e com componentes Vox € Voy positivas. Dentro da câmara, o feixe está sujeito à interação com um campo elétrico e um campo magnético, representado pelos vetores E = (E1i - E2) N/C e B= (B1i + B2j) T, sendo os subíndices 1 e 2 associados às componentes vetoriais dos campos nas direções x e y do referencial do experimento e os sinais relacionados à orientação dos campos. A intensidade e a orientação dos campos E e B é invariável dentro da câmara, e ao longo do plano xy o objeto está sujeito apenas às forças que decorrem da interação da carga com esses campos (a força gravitacional é desprezível sobre a massa do elétron me). Assinale a opção que apresenta a largura mínima da câmara △xmin (medida em relação ao eixo x), em metros, para evitar que ocorra colisão entre o feixe de elétrons e as laterais da câmara que são perpendiculares ao eixo x.
Dado: |e] é o módulo da carga do elétron. 
Alternativas
Q1986335 Engenharia Mecânica
Bombas térmicas são projetadas com a finalidade de aquecer um corpo ou uma região de interesse (por exemplo, um quarto durante o inverno). A finalidade da bomba de calor é retirar uma quantidade de calor Qr do meio externo (que está a uma temperatura Tt e funciona como reservatório térmico) e fornecer um calor Qq para um reservatório térmico do sistema de aquecimento que está a uma temperatura Tq. O coeficiente de rendimento da bomba térmica em cada ciclo é, portanto, igual à razão Qq/W, onde W é o trabalho realizado sobre a substância de trabalho da máquina térmica e tanto o Qq quanto W são dados em Joules. O rendimento da bomba térmica será maior quanto maior for o calor cedido ao reservatório térmico do sistema de aquecimento. Considerando que, em um inverno rigoroso, a temperatura externa é de -10º Celsius e a temperatura do reservatório térmico do sistema de aquecimento é de 80º Celsius, e considerando que 0º Celsius corresponde a 273,2 K, qual o rendimento máximo que poderia ser obtido por uma bomba térmica operando nessas condições climáticas, utilizando gás ideal como substância de trabalho (cujo número de mols permanece constante)?  
Alternativas
Q1986333 Engenharia Mecânica
Durante o ciclo em uma máquina térmica, a substância de trabalho (N mols de um gás ideal diatômico, que permanece constante) passa por uma expansão isobárica entre os estados A (pA, VA, TA) e B (pB VB, TB), cujas unidades estão em Pa, m3 e Kelvin, respectivamente. Qual é a variação da entropia (△S=SB-SA) que ocorre no gás entre os estados A e B, em Joules por Kelvin? 
Alternativas
Q1986332 Matemática
bserve a equação diferencial abaixo:

x. In(x) dy + (y — In(x))dx = 0.

A solução da equação acima, considerando C uma constante, é igual a:  
Alternativas
Q1986330 Matemática
Sejam os valores tabelados da função f
Imagem associada para resolução da questão

Sabendo que o polinômio de Lagrange, de grau 4, que interpola os pontos descritos na tabela acima possui a forma Imagem associada para resolução da questão , assinale a opção que apresenta o valor de L2(3).
Alternativas
Q1986329 Matemática
Seja a função F definida por F(x,y,z)=xzi + yxj + zyk seja a cúbica C dada por x=t, y3 z=t2 no intervalo 0 t ≤ 2. Assinale a opção que apresenta o valor da integral de linha ao longo de C, isto é, fc F . dr.
Alternativas
Q1986327 Matemática
Seja a função f definida e derivável nos reais. Sabendo que f(1)= 1 e que f '(x) - π ≤ 0, qual é o valor máximo de f(π/2)?  
Alternativas
Q1986326 Matemática
Assinale a opção que apresenta um valor para x que torne a série Imagem associada para resolução da questão convergente. 
Alternativas
Q1986325 Matemática
Seja o gráfico de x2 - y=1 e a reta AO com A(cosh(2);senh(2)) apresentados abaixo. Assinale a opção que apresenta a área da região hachurada. 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1986324 Matemática
Seja a função f definida por f(x)=x2. Assinale a opção que apresenta a série de Fourier da função em -π ≤ x ≤ π
Alternativas
Q1000884 Física
Uma esfera de madeira com densidade 0,2 g/cm³ e raio 3 cm flutua na água, cuja densidade é de 1,0 g/cm³. Sendo assim, a opção que expressa, em cm³, o volume da parte da esfera que fica imersa na água é:
Alternativas
Q1000883 Física
Um fio circular no plano xy, com centro na origem e raio d=1, está uniformemente carregado com carga total Q=8. Admitindo que esse fio está no vácuo e considerando as unidades no Sistema Internacional, assinale a opção que fornece a força elétrica que age numa partícula de carga q=2 colocada no ponto (0,0,-1), 
Alternativas
Q1000882 Física

O plano 0xy tem eixos perpendiculares e o eixo dos y é vertical e aponta para cima. Nesse plano há uma rampa de comprimento 2 com uma extremidade na origem, a outra no interior do primeiro quadrante e o ângulo entre o semieixo x ≥ 0 e essa rampa é π/3 radianos.

Um ponto material P de massa m vai movimentar-se nesse plano e no instante t0=0 está na origem com velocidade V0 = λ(1, √3) com λ >0.

Então o ponto começa a percorrer a rampa em um movimento uniformemente acelerado com aceleração α=(1,√3) até atingir a extremidade da rampa localizada no interior do primeiro quadrante e, a partir desse instante, move-se sob a ação exclusiva da força peso.

Considerando que a aceleração da gravidade local é g=10m/seg² que, 2√3/5 segundos após abandonar a rampa, P está em um ponto de coordenadas (p,√3), em que p>1, é correto afirmar que K é igual a: 

Alternativas
Q1000881 Física
Sobre uma plataforma cilíndrica de raio R com altura H em relação ao solo constrói-se um tanque cilíndrico com mesmo raio R e altura 3/7. Esse tanque está totalmente cheio de água e em sua lateral faz-se um pequeno orifício circular situado a uma distância h do topo do tanque, por onde a água escapa atingindo o solo em um ponto A. Admitindo que a única força que age no sistema é a força da gravidade, suposta constante no local, assinale a opção que expressa o valor de h para o qual o ponto A esteja o mais distante possível do cilindro.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: A
5: E
6: C
7: A
8: E
9: D
10: B
11: B
12: B
13: C
14: B
15: D
16: E
17: C
18: B
19: A
20: D