Questões Militares Para engenharia civil

Foram encontradas 1.424 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2190771 Engenharia Civil
Considere os seguintes parâmetros de projeto, para determinação da dosagem do concreto pelo Método da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), especificamente do consumo de cimento: 
- fck = 20 MPa - Resistência de projeto;
- fcm 28 dias - Resistência média de dosagem aos 28 dias para o ábaco, majorada pela equação:
fcm 28 dias = fck + 1,65 x Sd (Equação I).
Em que Sd é o desvio-padrão da dosagem. Considere aqui uma “Condição de preparo do tipo A”, ou seja, Sd = 4 MPa.
- Uso do cimento CP 32;
- Consumo de água = 190 litros/m3.
Com base nos dados acima e ábaco ao lado, o consumo de cimento, em kg/m3 , é igual a: 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2190770 Engenharia Civil
As leis de comportamento do concreto são escolhidas entre algumas desenvolvidas por diversos pesquisadores; e para os métodos de dosagem, são empregados tais modelos que governam a interação das principais variáveis. Analise as afirmativas abaixo quanto à “Lei de Abrams” (1918).

I. Para os mesmos materiais empregados, a resistência do concreto depende somente da relação água/cimento (a/c), alterada a relação água/cimento, inicialmente em volume, para massa (a/c).
II. Fixar o cimento e agregados em massa, e dessa forma a consistência do concreto fresco, depende preponderantemente da quantidade de água por metro cúbico de concreto.
III. O consumo de cimento por metro cúbico de concreto varia na proporção inversa da relação, em massa seca, de agregados/cimento.
IV. Adotar um valor para quantidade de cimento, em volume; e determinar por processos empíricos a massa de agregados.

Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2190769 Engenharia Civil
Considere uma areia em que foram feitos três ensaios de compressão triaxial, obtendo-se os seguintes resultados:
Ensaio 1: σ3 = 80 kPa e (σ1σ3)r = 200 kPa. Ensaio 2: σ3 = 120 kPa e (σ1σ3)r = 300 kPa. Ensaio 3: σ3 = 200 kPa e (σ1σ3)r = 500 kPa.
Destes ensaios foram construídos três círculos de Mohr correspondentes ao estado de tensão de ruptura, conforme figura abaixo. A partir destes, pode ser construída uma envoltória de resistência pelo laboratorista.
Imagem associada para resolução da questão
Considerando um ensaio de cisalhamento direto nessa areia, com a mesma compacidade, e com uma tensão normal aplicada de 225 kPa, a tensão de cisalhamento para ruptura para um inteiro mais próximo, em kPa, deve ocorrer em
Alternativas
Q2190768 Engenharia Civil
A protensão é uma técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto, e é amplamente utilizada na construção civil. Sobre o concreto protendido é correto afirmar que:
Alternativas
Q2190767 Engenharia Civil
Sobre projeto e execução de fundações, segundo a ABNT NBR 6.122-2019, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A estaca “Raiz” é a estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se gradativamente o lançamento e apiloamento do concreto, com retirada simultânea do revestimento.
( ) A estaca “Strauss” é a estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco executada por perfuração rotativa ou rotopercussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis.
( ) A estaca “Franki” é a estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e é integralmente armada.
( ) A estaca de “Reação” é a estaca executada preenchendo-se, com concreto, argamassa ou calda de cimento, perfurações previamente executadas no terreno, podendo ser total ou parcialmente armada.
( ) Cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, de modo a possibilitar a integração estrutural entre o elemento de fundação (e a sua armadura) e o bloco de coroamento. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: A
5: B