Questões Militares
Para fisioterapia
Foram encontradas 1.391 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Sobre AR, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Não apresenta sintoma sistêmico. ( ) Surgimento somente após os 50 anos. ( ) Costuma afetar muitas articulações e geralmente é bilateral. ( ) Rigidez matinal prolongada, com duração maior do que 30 minutos. ( ) Pode desenvolver-se de maneira rápida, dentro de semanas ou meses.
I. A atrofia óssea (diminuição na massa óssea) é caracterizada pela diminuição na quantidade de cálcio contida no osso, sem influenciar no seu peso e resistência.
II. Os ossos de indivíduos fisicamente ativos tendem a ser mais densos e, portanto, mais mineralizados e mais fortes do que os de indivíduos sedentários de mesma idade e sexo.
III. Apesar de serem raras mudanças abruptas no formato e no tamanho dos ossos, existem muitos exemplos de modelagem óssea, ou hipertrofia óssea, em resposta à atividade física regular.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
A transmissão por via aérea ocorre pela disseminação de__________________, que são partículas pequenas (5 µm ou menos) de gotículas vaporizadas contendo microrganismos infecciosos, que podem permanecer suspensas no ar por longos períodos de tempo. Os microrganismos transportados desta forma de transmissão podem ser dispersos por correntes de ar devido ao seu pequeno tamanho e inalados por hospedeiros suscetíveis a uma longa distância do paciente fonte.
Sobre as abordagens Fisioterapêuticas no tratamento das disfunções sensoriomotoras, muitas vezes presentes no paciente com EM, analise as assertivas a seguir.
I. Para manter a mobilidade articular e controlar a espasticidade, o Fisioterapeuta deve levar em consideração a dominância de reflexos, hipertonicidade e movimentos estereotipados. Alongamentos passivos e ativos devem ser realizados diariamente, assim como exercícios ativos na amplitude de movimento disponivel.
II. Com a intenção de gerar compensação da perda de sensibilidade, frequentemente presente no paciente com EM, deve-se objetivar a maximização da segurança, utilizando do feedback visual e aumento da consciência da distribuição do comprometimento sensorial. A utilização de exercícios de coordenação combinada com estimulação sensorial pode melhorar a percepção sensorial.
III. Os exercícios de fortalecimento para os músculos agonistas relativamente fracos, associados aos exercicios de relaxamento dos músculos antagonistas, podem levar à melhora da mobilidade e funcionalidade do paciente com EM. A redução da funcão muscular, geralmente, resulta de uma variedade de causas, incluindo o processo patológico, o desuso, ou a própria espasticidade dominante sobre os músculos antagonistas.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Calcule a quantidade de estresse compressivo presente sobre o disco vertebral L1-L2 de um homem com 840 N, dado que aproximadamente 45% do peso corporal são suportados pelo disco, quando ele está na posição ortostática e em posição anatômica (Considere que o disco vertebral está orientado horizontalmente e que sua área de superfície é de 21 cm2 ).
Estresse = F/A F = Força A = Área
Com base no cálculo acima, a quantidade de estresse compressivo presente no disco é de
I. No indivíduo idoso há diminuição da resposta vascular ao reflexo barorreceptor, com maior suscetibilidade à hipotensão.
II. No indivíduo idoso há diminuição do consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.) pela redução da massa ventricular encontrada no envelhecimento.
III. No indivíduo idoso há diminuição da complacência arterial, com diminuição da resistência periférica e consequente diminuição da pressão sistólica, com aumento da pós-carga, dificultando a ejeção ventricular devido às alterações estruturais nos vasos.
Estão corretas apenas as assertivas
Associe as colunas relacionando os tipos de articulações sinoviais com suas respectivas definições.
Tipo de Articulação Sinovial
(1) Em sela (selar)
(2) Globosa (esferóidea)
(3) Deslizante (artrodial)
(4) Condiloide (elipsóidea)
Definição
( ) tipo de articulação em que as superfícies articulares dos ossos são necessariamente chatas e o único movimento permitido é o deslizamento não axial.
( ) tipo de articulação em que as superfícies articulares dos ossos são reciprocamente convexas e côncavas. É permitida a rotação nos três planos de movimento.
( ) tipo de articulação em que ambas as superfícies articulares dos ossos têm formato de sela de montaria. A capacidade de movimento é a mesma de uma articulação condilar, mas com maior amplitude de movimento.
( ) tipo de articulação em que a superfície articular de um osso tem formato convexo oval e a outra tem superfície com formato reciprocamente côncavo. São permitidos movimentos de flexão, extensão, abdução, adução e circundução.
A sequência correta dessa classificação é:
I. Uma vez que o punho de um paciente é posicionado de forma em que esteja completamente flexionado, os flexores dos dedos (que cruzam o mesmo punho) são afrouxados e não são capazes de produzir tensão suficientemente para fechar a mão até que o punho esteja estendido em uma posição mais neutra. A incapacidade de produzir tensão em um músculo bi ou multiarticular é denominada de insuficiência ativa.
II. Uma vez que os flexores dos dedos de um determinado paciente estão alongados ao máximo com os dedos e o punho numa posição de extensão total, a amplitude do movimento em extensão do punho é reduzida. A flexão dos dedos permite um maior movimento de extensão no punho. A restrição da amplitude de movimento em uma articulação devido à tensão em um músculo bi ou multiarticular é denominada de insuficiência passiva.
III. A proporção de tensão isométrica máxima que um músculo é capaz de gerar depende completamente do comprimento muscular. Em fibras musculares isoladas, grupos musculares isolados e em músculos humanos in vivo, a produção de força atinge ponto máximo quando o músculo está maximamente estirado.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Associe as colunas relacionando os nervos cranianos com suas respectivas funções.
Nervo Craniano
(1) Glossofaríngeo (2) Trigêmeo (3) Hipoglosso (4) Facial
Função
( ) motricidade da língua. ( ) sensibilidade gustativa nos 2/3 anteriores da língua. ( ) sensibilidade geral e gustativa no terço posterior da língua. ( ) sensibilidade geral (temperatura, dor, pressão e tato) nos 2/3 anteriores da língua.
A sequência correta dessa classificação é:
( ) O ureter direito está cruzado pelos vasos gonadais e, ao nível da abertura superior da pelve, passa atrás do cólon sigmoide, no ápice do mesocólon sigmoide.
( ) O ureter esquerdo localiza-se atrás da segunda parte do duodeno na sua origem e, durante seu trajeto, é cruzado pela raiz do mesentério e pelos vasos gonadais.
( ) A borda medial do rim possui uma fissura vertical, denominada hilo renal, que dá passagem aos vasos renais, aos nervos e à extremidade superior do ureter.
( ) O rim é constituído de um córtex, mais pálido e externo, e de uma medula mais escura e interna. O córtex consiste dos corpúsculos renais, parte dos túbulos secretores e do inicio dos túbulos coletores.
Com base na descrição acima e considerando a avaliação do quadril (pelve), é correto afirmar que se trata do(a)
O ligamento colateral fibular, que possui formato de cordão e é mais arredondado do que o ligamento colateral tibial, estende-se do epicôndilo _________________ à cabeça da fíbula. Sua extremidade inferior é coberta pelo tendão do músculo _________________ e é separada do menisco lateral pelo tendão do músculo políteo.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Associe as colunas relacionando as patologias neurológicas com suas respectivas definições.
Patologia neurológica
(1) Meningite
(2) Doença de Huntington
(3) Síndrome de Wolf-Hirschhorn
(4) Doença de Wilson
Definição
( ) infecção que se alastra através do líquido cérebroespinhal com o processo inflamatório envolvendo a piamáter e a substância aracnoide, o espaço subaracnóideo e, menor extensão, os tecidos superficiais do cérebro e da medula espinhal.
( ) também denominada de degeneração hepatolenticular, causada por metabolismo deficiente de cobre. Na patologia ocorre uma elevação de cobre absorvido do trato intestinal, com uma elevação subsequente na quantidade de cobre no sangue e aumento de cobre depositado nos tecidos. Os efeitos tóxicos causados pelo cobre levam a uma degeneração do fígado e dos gânglios da base.
( ) caracterizada clinicamente por retardo no desenvolvimento psicomotor e de crescimento grave, hipotonicidade, convulsões e microcefalia, incluindo outras anomalias como palado fendido e malformações cardíacas.
A sequência correta dessa classificação é:
Sobre as diretrizes pós-operatórias e precauções após a correção de uma deformidade em pescoço de cisne, analise as assertivas abaixo.
I. Deve-se evitar flexão extrema da articulação IFD e enfatizar a flexão IFP e extensão IFD.
II. Devem ser realizados exercícios de extensão IFD, com a articulação IFP estabilizada em leve flexão.
III. Deve-se estabilizar a articulação IFD na posição neutra durante os exercícios de amplitude de movimento na articulação IFP.
IV.Como precaução, deve-se limitar a extensão IFP a 25 graus de flexão durante os exercícios para ganhar o alongamento máximo da face palmar da cápsula articular.
V. Durante os exercícios de amplitude de movimento, deve-se evitar sobrecargas laterais nas articulações submetidas à cirurgia, para não comprometer a estabilidade da articulação.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que