Questões Militares

Foram encontradas 130.700 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3277109 Medicina
Uma grávida de 28 anos encontra-se na trigésima semana de sua segunda gestação apresentando mal-estar, hipertermia e calafrios. É internada no CTI devido ao quadro de hipotensão arterial (80/50 mmHg), frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto demonstrada no ECG como taquicardia sinusal, e hipertermia (39,5 oC). Seu exame de urina apresenta ++ de leucócitos e +++ de proteínas.
A conduta mais apropriada a seguir seria
Alternativas
Q3277108 Medicina
Um paciente de 30 anos, vítima de politrauma, está internado após ter sofrido múltiplas lesões cranianas e fraturas faciais. Veio intubado da Emergência. A TC demonstra uma coleção subdural à direita com lesões de contragolpe, hematoma retro-orbital à direita e fraturas no seio frontal, no arco zigomático à direita e no assoalho da órbita. Não há lesões de coluna torácica ou cervical. No exame físico é notada uma protusão do olho direito e conjuntiva injetada. O paciente encontra em uso de drogas para sedação e paralisia neuromuscular.
A conduta adequada a seguir é
Alternativas
Q3277107 Medicina
Uma paciente de 82 anos é admitida com história de dispneia há 2 horas. A história patológica pregressa inclui asma, isquemia miocárdica e hipertensão arterial. Ao exame físico encontra-se edema pulmonar confirmado pelo Rx de tórax. No ECG encontramos uma fibrilação atrial com batimento ventricular de 155 por minuto e um QTc de 400ms.
A paciente não possui história de fibrilação atrial. A primeira linha de tratamento deve ser
Alternativas
Q3277106 Medicina
O anestesista que está em sala com um paciente submetido a uma apendicectomia, liga para o CTI comunicando que suspeita que o paciente esteja apresentando um caso de hipertermia maligna.
Um indicador precoce de hipertermia maligna seria
Alternativas
Q3277103 Medicina
Uma paciente de 46 anos é trazida após ficar presa em sua casa por duas horas durante um incêndio. Na Emergência, providenciam uma linha venosa e iniciam a hidratação venosa. Ela apresenta 40% de área corporal queimada no dorso e nas extremidades e nos pelos nasais. Encontra-se agitada, queixando-se de dor, e está com a voz bastante rouca.
A melhor conduta para a abordagem da via aérea é
Alternativas
Q3277101 Medicina
Um paciente jovem está internado no CTI para tratamento de uma pneumonia comunitária mantido em sedação com altas doses de propofol para controle de sua agitação. Apresenta em sua gasometria venosa uma acidose metabólica não explicada considerando-se então o diagnóstico de síndrome da infusão do propofol.
Dos seguintes fatores, assinale o que pode corroborar esse diagnóstico. (A) Inversão d
Alternativas
Q3277099 Medicina
Uma paciente de 60 anos encontra-se no CTI em ventilação mecânica após ser admitida para o tratamento de uma pneumonia comunitária. Permanece intubada há 48 h. Encontra-se com FiO2 de 70%, recebendo uma infusão de noradrenalina, dieta enteral contínua e sedação com propofol e fentanil.
Sobre a profilaxia da úlcera gastrointestinal por estresse e do sangramento digestivo, assinale a afirmativa correta acerca da melhor abordagem.
Alternativas
Q3277098 Medicina
Uma grávida de 40 anos, com 41 semanas de gestação, encontrase em trabalho de parto com 6 cm de dilatação. Ela é gesta 3 com 2 partos vaginais prévios. É trazida ao CTI após queixas de cefaleia e dor torácica, apresentando, na admissão, taquicardia sinusal, hipotensão arterial e taquipneia. Uma cardiotocografia mostrou sofrimento fetal. Em seguida a um quadro de dessaturação para 83% em ar ambiente, apresenta queda do sensório e convulsão tônico-clônica. Seus exames laboratoriais apresentam: hemoglobina 9,5g/dL, plaquetas 89.000, PTTA 54 segundos, tempo de protrombina 23 segundos, fibrinogênio 110mg/dL, e gasometria arterial com pH 7,30, PO2 55mmHg, PCO2 38mmHg, HCO3 14 mEq/L. O Rx de tórax estava normal e o ECG mostrava um padrão de esforço miocárdico.
O diagnóstico mais provável é
Alternativas
Q3277097 Medicina
Uma grávida de 23 anos com 32 semanas de gestação em curso, chega ao CTI com quadro de vômitos em grande quantidade. Sua pressão arterial encontra-se em 168/110 mmHg. Não apresenta queixas de cefaleia ou de distúrbios visuais. Suas provas de função hepática apresentam um fibrinogênio de 0,5 g/L, uma bilirrubina de 9 mg/dL, TGO de 700 U/L e tempo de protrombina de 29 segundos. A glicemia estava em 45 mg/dL.
O diagnóstico mais provável é
Alternativas
Q3277096 Medicina
Um paciente de 89 anos é trazido ao CTI com história de ter sido encontrado caído no chão de sua casa. Apresentava-se confuso, letárgico, com queixa de dormência nas mãos e nos pés e história de vários episódios de vômitos e diarreia. Em seguida, apresenta um quadro de convulsão. Ao exame físico apresenta fraqueza muscular com sinais de Chvostek e Trousseau positivos e o ECG revela uma depressão no segmento S-T, achatamento de ondas T, ondas U e QTc de 500ms.
O distúrbio hidroeletrolítico que explica esses achados é
Alternativas
Q3277095 Medicina
Um homem de 67 anos encontra-se no CTI com um quadro de parada cardiorrespiratória. A equipe segue o protocolo do ACLS, mas encontra dificuldades para obter um acesso venoso.
Nessa situação, a melhor estratégia para administração de medicamentos seria
Alternativas
Q3277094 Medicina
Um homem de 45 anos encontra-se internado e apresenta quadro de hipertermia e calafrios. Em seu exame físico é detectado um sopro cardíaco. O paciente relata ser usuário de drogas intravenosas, o que leva ao diagnóstico de endocardite infecciosa. Considerando-se o início do tratamento, o germe mais comumente encontrado nesse cenário seria
Alternativas
Q3277093 Medicina
Um paciente de 57 anos, alcoólico, portador de doença hepática (classe B de Child-Pugh) é admitido após um episódio de sangramento digestivo alto e ascite volumosa. Foi intubado e colocado em ventilação mecânica para a realização de uma endoscopia digestiva alta de urgência aonde foram realizadas ligaduras em três varizes esofageanas. No dia seguinte, uma tentativa de desmame da ventilação mecânica falha e é reiniciada a sedação.
Para otimizar este desmame a próxima conduta deve ser
Alternativas
Q3277092 Medicina
Um homem, de 81 anos e 55kg, é submetido a um by-pass coronariano após um infarto agudo do miocárdio. Chega ao CTI intubado e em ventilação mecânica sem suporte vasopressórico ou inotrópico. O sistema cardiovascular apresenta: pressão arterial de 131/78 mmHg, frequência cardíaca de 115 bpm, pressão venosa central de 19 mmHg, índice cardíaco de 1,9L/min/m2 , pressão de artéria pulmonar encunhada 24 mmHg e índice de resistência vascular sistêmica de 2800 dina/s/cm5/m2 . Seu débito urinário está menor que 20 mL/h e seu lactato sérico 6,1 mmol/L. Não há evidências de tamponamento no ecocardiograma.
A medicação mais apropriada nesse momento para esse paciente deve ser
Alternativas
Q3277091 Medicina
Você é chamado para avaliar um paciente portador de traqueostomia percutânea que se encontra agitado. O oxímetro marca 85%. A enfermeira colocou o paciente em um circuito enriquecido com FiO2 de 100% após retirar a cânula interna. Ao tentar ventilar o paciente com uma bolsa você encontra forte resistência à passagem do ar. O sinal da capnografia está fraco, sem formação de onda. O paciente está apresentando sudorese profusa e agitação.
O primeiro passo mais apropriado é
Alternativas
Q3277090 Medicina
Um paciente de 60 anos, portador de DPOC, internado para vigilância respiratória no CTI, inicia um quadro de dispneia repentina com aumento da frequência respiratória, para 24 incursões respiratórias por minuto. Sua saturação é de 92% em ar ambiente. No Rx é encontrado um pneumotórax à direita de 4 cm.
A conduta mais adequada é
Alternativas
Q3277089 Medicina
Um paciente de 57 anos recebe ventilação por pressão de suporte via traqueostomia devido a diagnóstico de pneumonia associada a ventilação mecânica. Está internado no CTI em pós-operatório de uma hemicolectomia esquerda por doença diverticular há 10 dias. Apresenta um “íleo” e, por isso, está com uma sonda nasogástrica com drenagem de alto débito. Encontra-se agitado, mas não combativo, com taquicardia sinusal e QTc de 460ms com capnografia normal. Seu pensamento está desorganizado, com estado mental flutuante, sendo feito um diagnóstico de delírio hiperativo.
A melhor escolha farmacológica para a abordagem do quadro de delírio é
Alternativas
Q3277088 Medicina
Um paciente de 77 anos é admitido no CTI após uma cirurgia para correção de um aneurisma aórtico abdominal roto. Durante o ato cirúrgico, o paciente recebeu 10 unidades de hemácias e chegou ao CTI intubado e ventilando com necessidade mínima de oxigênio e PEEP. Após 24h, a necessidade de oxigênio aumentou, sua P/F encontra-se em 150 mmHg, e o Rx de tórax demonstra um novo infiltrado bibasal. Um ecocardiograma revela boa função ventricular com fração de ejeção de 55%.
O diagnóstico mais provável é
Alternativas
Q3277087 Medicina
Uma paciente de 58 anos encontra-se no CTI com diagnóstico de hemorragia subaracnóidea grau 3 devido a um aneurisma da artéria cerebral média quando, 48 h depois da internação, apresenta uma queda na Escala de Glasgow para 8 e fraqueza no dimídio esquerdo. Um doppler transcraniano demonstrou uma razão de 2 no índice de Lindegaard. Uma TC de crânio apresentou líquido hipodenso no espaço subaracnóideo nas cisternas basais e alterações nos cornos temporais dos ventrículos laterais. O sódio sérico encontra-se em valores de 130mEq/L.
A causa mais provável da deterioração do quadro clínico é
Alternativas
Q3277086 Medicina
Encontra-se em seu CTI um paciente com diagnóstico suspeito de síndrome hepatorrenal.
Nesse caso, das opções terapêuticas a seguir, assinale a mais eficaz.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: C
5: C
6: B
7: E
8: C
9: A
10: E
11: A
12: D
13: A
14: B
15: A
16: B
17: D
18: B
19: C
20: D