O Município C está elaborando edital de licitação para a co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: OAB Prova: FGV - 2015 - OAB - Exame de Ordem Unificado - XVIII - Primeira Fase |
Q583037 Direito Administrativo
O Município C está elaborando edital de licitação para a contratação de serviço de limpeza predial.

A respeito do prazo de duração desse contrato, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

De plano, é preciso estabelecer que limpeza predial constitui espécie de prestação de serviço à Administração Pública, e que tem caráter contínuo. Assim sendo, amolda-se ao disposto no art. 57, II, Lei 8.666/93, in verbis:  

"Art. 57.  A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:  

(...)  

II - à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses;  

Como se vê, a hipótese versada no enunciado subsume-se à exceção contida neste inciso II, razão pela qual admite prorrogação nos moldes ali firmados, por até sessenta meses.  

De tal maneira, conclui-se que a opção correta encontra-se na letra "d".  

É válido acentuar, em complemento, que o §4º deste mesmo art. 57 chega a admitir, excepcionalmente, a prorrogação deste prazo (de sessenta meses) por mais doze meses, chegando, portanto, ao máximo de 72 meses. Isto não torna, porém, equivocada a alternativa "d", porquanto ela está se baseando na regra geral, e não na exceção.  

Vejamos os erros das demais opções:  

a) Errado: não se aplica o caput do art. 57, e sim a exceção do inciso II, que admite prorrogação por até sessenta meses.  

b) Errado: o prazo não é de 48 meses, e sim de sessenta meses, como acima referido.  

c) Errado: a Lei 8.666/93 veda a celebração de contratos com prazo indeterminado (art. 57, §3º).  

d) Certo: na forma acima sustentada.  

Resposta: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 57 – Lei 8.666.  A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:

II - à prestação de serviços a serem executados de forma contínua (ex.: serviço de limpeza), que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses; (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

Gabarito letra D

Duração dos contratos administrativos: crédito orçamentário (pode ser menos). Respeita a vigência do crédito orçamentário, dura 01 ano.

Exceções:

·  Contratos previstos no PPA podem ter duração máxima de 04 anos.

·  Contratos de prestação de serviços contínuos pode após passado os 12 meses, ser prorrogado por +12 sucessivas vezes, até chegar a 60 meses [situação excepcional pode prorrogar por mais 12).

·  Aluguel de equipamentos de informática pode chegar até 48 meses.

·  Contratos que possuem dispensa de licitaçãodo art. 24: IX, XIX, XXVIII e XXXI, podem ter duração de até 120 meses, 10 anos.

IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional;  

XIX - para as compras de material de uso pelas Forças Armadas, com exceção de materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronização requerida pela estrutura de apoio logístico dos meios navais, aéreos e terrestres, mediante parecer de comissão instituída por decreto; 

XXVIII – para o fornecimento de bens e serviços, produzidos ou prestados no País, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnológica e defesa nacional, mediante parecer de comissão especialmente designada pela autoridade máxima do órgão. 

XXI - nas contratações visando ao cumprimento do disposto nos arts. 3º, 4º, 5º e 20 da Lei no 10.973, de 2 de dezembro de 2004, observados os princípios gerais de contratação dela constantes.

a) Errado: não se aplica o caput do art. 57, e sim a exceção do inciso II, que admite prorrogação por até sessenta meses.  

b) Errado: o prazo não é de 48 meses, e sim de sessenta meses.  

c) Errado: a Lei 8.666/93 veda contrato com prazo indeterminado (art. 57, §3º).  

d) Certo: "Art. 57. A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:  

II - à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses;  


Gabarito: Letra D

 

 a) O prazo de duração do contrato está adstrito à vigência do respectivo crédito orçamentário, sem possibilidade de prorrogaçãoHÁ POSSIBILIDADE DE DURAÇÃO.

 b) O contrato de prestação de serviços pode ser celebrado pelo prazo de até 48 meses60 MESES.

 c) O contrato pode ser celebrado por prazo indeterminado, mantendo-se vigente enquanto não houver melhor preço do que o da proposta vencedora da licitação. PRAZO DETERMINADO. 

 d) O contrato poderá ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses.

 

Matriz legal (Lei 8.666/93):

* Serviço de limpeza se enquadra como um serviço contínuo. Assim, aplica-se o art. 57, inciso II.

Art. 57.  A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:

II - à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses.

Somente a alternativa D esta Correta segundo o artigo 57, II , da lei 8.666/93,II,onde se ler à prestação de serviços a serem executados de forma continua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração LIMITA A SESSENTA MESES;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo