Alfredo Chaves exerce, em caráter profissional, ativid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: OAB Prova: FGV - 2014 - OAB - Exame de Ordem Unificado - XV - Tipo 1 - Branca |
Q455046 Direito Empresarial (Comercial)
Alfredo Chaves exerce, em caráter profissional, atividade intelectual de natureza literária, com a colaboração de auxiliares. O exercício da profissão constitui elemento de empresa. Não há registro da atividade por parte de Alfredo Chaves em nenhum órgão público.

Com base nessas informações e nas disposições do Código Civil, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C - Art. 966, CC. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

Se o exercício da profissão constitui elemento de empresa, é empresa independente de registro na Junta Comercial (Cartório Público de Empresas Mercantis).

É relevante salientar que o registro na Junta Comercial possui efeito meramente declaratório, uma vez que não constitui requisito para a caracterização do empresário.

Ele atende ao conceito material de empresário: exercer atividade econômica organizada para a circulação de bens ou serviços ou atividade intelectual de natureza literária que constitua elemento de empresa. Artigo 966 do CC.

No entanto, não é necessário o conceito formal, ou seja, fazer o registro na junta comercial.

Na verdade a resposta já esta exposta no enunciado quando ele diz que o exercício da profissão constitui elemento de empresa; e é exatamente o final do paragrafo único do art. 966 do CC/02

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo