Com relação aos honorários advocatícios, assinale a opção co...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa “A” incorreta. Conforme o artigo 23 do Estatuto da Advocacia e da OAB:
Art. 23. Os honorários incluídos na condenação, por arbitramento ou sucumbência, pertencem ao advogado, tendo este direito autônomo para executar a sentença nesta parte, podendo requerer que o precatório, quando necessário, seja expedido em seu favor.
Alternativa “B” incorreta. De acordo com o artigo 85, § 14 do Código de Processo Civil/2015:
Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor.
§ 14. Os honorários constituem direito do advogado e têm natureza alimentar, com os mesmos privilégios dos créditos oriundos da legislação do trabalho, sendo vedada a compensação em caso de sucumbência parcial.
Alternativa “C” incorreta. De acordo com o artigo 24, § 2 do Estatuto da Advocacia e da OAB:
Art. 24. A decisão judicial que fixar ou arbitrar honorários e o contrato escrito que o estipular são títulos executivos e constituem crédito privilegiado na falência, concordata, concurso de credores, insolvência civil e liquidação extrajudicial.
§ 2º Na hipótese de falecimento ou incapacidade civil do advogado, os honorários de sucumbência, proporcionais ao trabalho realizado, são recebidos por seus sucessores ou representantes legais.
Alternativa “D” correta, porém incompleta. De acordo com o artigo 22, § 3 do Estatuto da Advocacia e da OAB:
Art. 22. A prestação de serviço profissional assegura aos inscritos na OAB o direito aos honorários convencionados, aos fixados por arbitramento judicial e aos de sucumbência.
§ 3º Salvo estipulação em contrário, um terço dos honorários é devido no início do serviço, outro terço até a decisão de primeira instância e o restante no final.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo