Questões de Concurso
Sobre classificação da receita orçamentária em afo em administração financeira e orçamentária
Foram encontradas 1.300 questões
Dadas as afirmativas acerca da receita pública,
I. A classificação da receita orçamentária, a exemplo do que ocorre na despesa, é de utilização obrigatória por todos os entes da Federação.
II. De acordo com a categoria econômica, as receitas públicas podem ser classificadas em receitas orçamentárias e receitas extraorçamentárias.
II. As operações de crédito destinadas a atender à insuficiência de caixa são classificadas como receitas orçamentárias
verifica-se que está/ão correta/s
I. A receita patrimonial representa o ingresso de recursos provenientes da fruição do patrimônio de ente público, seja decorrente de bens mobiliários e imobiliários, seja, ainda, de bens intangíveis e participações societárias.
II. A receita agropecuária é específica na classificação orçamentária e decorre da exploração econômica, por parte do ente público, de atividades, tais como a venda de produtos agrícolas, pecuários e para reflorestamento.
III. As transferências de capital são recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas de manutenção ou de funcionamento relacionadas a uma finalidade pública específica e que correspondam a uma contraprestação direta em bens e serviços a quem efetuou a transferência.
IV. A integralização de capital social, a remuneração das disponibilidades do Tesouro Nacional, resgate de títulos do Tesouro são exemplos de outras receitas correntes.
verifica-se que estão corretas apenas
Nesse sentido, é um dígito utilizado para identificação da ação do tipo “atividade” aquele representado pelo algarismo
Segundo essa classificação, a “Origem” da receita será utilizada para registrar os recursos arrecadados com
No Brasil, as arrecadações do imposto de renda e da contribuição para o financiamento da seguridade social são exemplos de fontes de receitas correntes do governo federal.
No que concerne às receitas públicas, julgue o item subsequente.
A fonte/destinação é um instrumento de gestão da receita pública e, portanto, os recursos legalmente vinculados a uma finalidade específica devem ser utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.
No que concerne às receitas públicas, julgue o item subsequente.
A inscrição da dívida ativa corresponde ao reconhecimento formal do crédito tributário ou não tributário não pago, habilitando o ente público a cobrar judicialmente o devedor.
I. As receitas do Tesouro. II. As receitas diretas arrecadadas apenas por órgãos, excluindo os fundos da administração direta. III.As receitas de entidades, unidades e fundos da administração indireta.
Está CORRETO o que se afirma:
I. Os princípios orçamentários, previstos de forma expressa no art. 2º da referida Lei são: unidade, universalidade e anualidade.
II. Quanto à categoria econômica, as receitas orçamentárias se classificam em receitas correntes e receitas de capital.
III. A execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na referida Lei: licitação, empenho e liquidação.
IV. Os créditos adicionais se classificam em: suplementares, excedentes e extraordinários.
Quais estão corretas?
Nesse sentido, com relação aos critérios de classificação, analise as afirmativas a seguir.
I. Quanto à categoria econômica, as receitas orçamentárias são classificadas em Receitas Correntes e Receitas de Capital. A primeira causa efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido e a segunda não.
II. A classificação quanto à origem implica o detalhamento das categorias econômicas Receitas Correntes e Receitas de Capital, com vistas a identificar a procedência das receitas no momento em que ingressam nos cofres públicos.
III. Os recursos financeiros oriundos da colocação de títulos públicos ou da contratação de empréstimos junto a entidades públicas ou privadas, internas ou externas é classificado como receita corrente.
Está correto o que se afirma em