Questões de Concurso
Sobre administração científica em administração geral
Foram encontradas 504 questões
Entre as principais críticas atribuídas a essa teoria, destaca-se
A teoria da administração científica visava determinar os melhores métodos para realizar qualquer tarefa e selecionar, treinar e motivar os colaboradores.
Com base na situação apresentada, é correto afirmar que Isabel
A administração científica está direcionada à promoção de critérios de cientificidade na gestão e tem seu principal foco nas pessoas, de modo que a gestão de tarefas e recursos fica em segundo plano.
Em relação à evolução da administração, julgue o item a seguir.
Na administração clássica, Taylor, por meio da organização racional do trabalho (ORT), buscou a implantação de métodos empíricos para execução das tarefas, de acordo com o critério pessoal de cada operário.
Assinale a opção que apresenta uma teoria administrativa com ênfase nas tarefas.
A Administração Científica levou Taylor a julgar que o que era bom para empresa (eficiência = maior lucro) era igualmente bom para os empregados (maior produção = maior salário). Todavia:
De acordo com Chiavenato (2012), Administração se refere a um amplo conjunto de princípios, práticas e técnicas empregadas com o objetivo de conduzir a ação de um grupo de indivíduos, com a finalidade de se chegar a um determinado resultado. Uma das escolas pioneiras que fundamentam a Administração foi desenvolvida entre o final do Século XIX e início do Século XX, com o objetivo de maximizar o desempenho das organizações através do atingimento do melhor desempenho possível no exercício das tarefas, reduzindo as perdas e os desperdícios de qualquer natureza, gerando lucro para empresa e para o trabalhador. Um dos principais métodos utilizados foi o estudo de tempos e movimentos. Essa escola ficou conhecida como Teoria:
Fazendo-se uma analogia entre os estilos de lideranças e os principais teóricos da teoria da administração, pode-se dizer que o líder Taylorista apresenta como estilo de liderança o perfil:
A indústria chinesa F.X. é a maior fabricante de produtos 3C (Computadores, Comunicações e Consumos Eletrônicos) do mundo, possuindo cerca de 1,5 milhões de funcionários e sendo responsável por 5,9% das exportações da China, sendo classificada como a maior exportadora do país durante 10 anos consecutivos. Contudo a FX esteve envolvida em diversas controvérsias relacionadas às condições precárias de trabalho, as quais submetem os seus operários a um modelo de gestão que supervaloriza o aumento da produtividade em detrimento da saúde do trabalhador. Tal modelo é caracterizado pela racionalização do trabalho e elevado nível de especialização, que submete os trabalhadores à métodos de trabalho rigorosos e exaustivos.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Com base no contexto apresentado, as características do modelo de gestão adotado pela indústria FX são pautadas na teoria organizacional