Questões de Concurso
Sobre introdução e antecedentes históricos da administração em administração geral
Foram encontradas 780 questões
I. A palavra administração vem do latim ad (junto de) e ministratio (prestação de serviço), e significa “ação de prestar serviço ou ajuda”.
II. A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e de competências organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e por meio através de um arranjo integrado e convergente.
III. Tarefa dispersadora e sinérgica da administração: juntar e integrar interesses das partes interessadas em um negócio.
Estão corretas as afirmativas:
Essas seis variáveis básicas, além das tarefas, estrutura e pessoas, são:
Assinale a opção que apresenta um papel do administrador.
Assinale a opção que descreve corretamente o papel da Administração como arte.
I. ( ) A palavra administração tem sua origem etimológica no latim, (ad- tendência, direção para; e ministre: aquele que serve ou ministra, subordinação ou obediência) com o significado de “para servir”, subordinação ou que presta serviço a outro.
II. ( ) Administração é uma atividade de natureza complexa que envolve a conjugação dos esforços das pessoas, dentro das organizações, para que se atinjam os objetivos estabelecidos para elas, ao mesmo tempo em que se satisfazem as necessidades humanas.
III. ( ) Pode-se, de forma objetiva e sintetizada, definir Administração como uma ciência social, que reúne teorias e técnicas para a gestão de recursos humanos, naturais, financeiros e informacionais. Tem por objetivo gerar riquezas e promover o desenvolvimento econômico e ao bem-estar da sociedade.
IV. ( ) É uma ciência social aplicada porque estuda o comportamento da sociedade e dos indivíduos que a compõem, pesquisando e analisando como ela se organiza e atua no esforço de se desenvolver no aspecto socioeconômico.
A apresentação social no ambiente de trabalho se caracteriza por
É um dos pilares da administração, tido por muitos autores como o aspecto mais importante de uma organização, porque define onde ela pretende chegar. Sem ele, a existência da organização se baseia apenas no dia adia, o que é insuficiente para a obtenção de sucesso a longo prazo:
As funções da administração que cuidam, respectivamente, do fornecimento das instruções sobre como executar os planos, com vistas ao atingimento dos objetivos organizacionais, e da verificação se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados, são