Questões de Concurso
Sobre modelos teóricos de administração pública em administração pública
Foram encontradas 1.348 questões
Assinale a opção que explica o motivo para a adoção da Administração Pública burocrática clássica em substituição ao modelo patrimonialista.
Assinale a opção que apresenta os valores do modelo da Nova Gestão Pública.
São formas de Administração Pública:
I- Patrimonialista.
II- Burocrática.
III- Dimensional.
IV- Processual.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Acerca da evolução da administração pública, da gestão de pessoas por competências, do planejamento estratégico e dos indicadores de desempenho, julgue o item seguinte.
A nova gestão pública, resultante da reforma de 1995, abandonou os princípios burocráticos de profissionalismo e impessoalidade antes aplicados à administração pública.
(PEREIRA, 1999.)
“A administração _______________ baseia-se em regras rígidas e controle formal, priorizando conformidade e impessoalidade, mas podendo ser ineficiente e inflexível. A administração ____________ orienta-se por resultados e eficiência, valorizando transparência, flexibilidade e colaboração com o setor privado. A administração _____________ foca no benefício pessoal dos governantes, sem preocupar-se com os serviços públicos.” Com base nos três principais modelos de Administração Pública pelas quais o Brasil passou, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
I. No modelo patrimonialista a estratégia é topdown, em que o dirigente principal define e decide as estratégias, gerando assim um plano mais estático e lentamente mutável.
II. No modelo burocrático a estratégia é técnicoeconômica, em que as decisões são da autoridade legal, gerando um plano mais estático e lentamente mutável com ênfase no atendimento das regras e normas legais.
Assinale a alternativa correta.
O período que enfatiza a adaptabilidade e o equilíbrio na interação das organizações com o ambiente externo foi o
Assinale a opção que indica uma característica do modelo da nova governança pública.
ssinale a opção que indica uma característica da nova gestão pública.
A modernização da administração pública pode ser alcançada exclusivamente através da implementação de novas tecnologias, sem a necessidade de alterações nos processos ou na cultura organizacional.
Leia os itens a seguir, relacionados aos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, pilares da Nova Gestão Pública.
I. Eficiência é a capacidade de utilizar os meios e os recursos de maneira racional, representada, principalmente, pela relação entre o custo e o benefício, de todos os fatores envolvidos na prestação de serviços ou na produção de bens.
II. Eficácia relaciona-se com o alcance dos objetivos pactuados, de forma implícita ou explícita, quanto à qualidade e à extensão do atendimento na prestação dos serviços ou na produção de bens.
III. Efetividade é a real contribuição em termos de resultados ao alcance da finalidade de uma intervenção ou do impacto de desenvolvimento esperado.
IV. A efetividade não apresenta relação, de alguma natureza, com a eficiência e a eficácia.
Estão corretas apenas as afirmativas
A preconizada Nova Gestão Pública, modelo de modernização do aparelho do Estado para que, com foco em resultados, atenda, da melhor maneira possível, as necessidades da sociedade, tem, entre seus modelos de gestão, um que substitui o tradicional modelo de gestão por tarefas, fragmentado, por outro modelo integrado, no qual as áreas da organização trabalham em torno das necessidades do cliente (cidadão), interagindo entre si, de forma harmônica, a partir de uma visão sistêmica de toda a extensão das ações governamentais. Esse modelo é o de Gestão por