Questões de Concurso
Sobre o novo gerencialismo público ou nova gestão pública em administração pública
Foram encontradas 270 questões
Um paradigma pós-burocrático que busca incorporar lições aprendidas da NPM, com foco em aspectos como valor e coordenação é a
Acerca de contribuições teóricas para a gestão da qualidade, do ciclo PDCA, das ferramentas de gestão da qualidade e do modelo contemporâneo de gestão pública no Brasil, julgue o item subsecutivo.
No Brasil, o modelo contemporâneo de gestão pública relega o pensamento sistêmico, compreendido pela interdependência dos diversos componentes de uma organização, para priorizar o foco no cidadão.
Modelo
1 - Gerencialista
2 - Nova governança pública
Características
( ) Confiança. Parceria. Cooperação. Coordenação. Desempenho e conformidade. Integridade. Accountability. Equidade. Exerce autoridade quem detém confiança e capacidade de persuasão e de mobilização das redes públicas. O cidadão é visto como parceiro. Os agentes públicos atuam na criação e preservação de valor público.
( ) Normas flexíveis de interação (público/privado e governo/ Administração Pública). Desregulamentação. Extinção de monopólios.
( ) Competição. Eficiência produtiva, distributiva e alocativa. Autoridade é o contratante do serviço público. Cidadão é o contribuinte/cliente. Valorização da gestão privada. Os agentes públicos são motivados pelo interesse próprio.
( ) Adoção de múltiplas ferramentas de resolução dos problemas sociais (instrumentos de cooperação). Expansão das redes de políticas públicas. Coprodução de serviços de interesse público. Gestão de riscos e integridade. Prestação de contas (responsividade, baseada em riscos e resultados). Ênfase na criação e preservação de valor público (desempenho e conformidade).
( ) Fortalecimento dos mecanismos de coordenação governamental indireta (regulação). Normas de integração entre os setores do Estado (governo e sociedade civil). Irrelevância da dicotomia público/privado. Ênfase no exercício das garantias de transparência e participação.
( ) Adoção de procedimentos flexíveis de gestão (contratualização, privatização, terceirização, avaliação de desempenho, administração por objetivos). Prestação de contas (dos resultados alcançados). Ênfase nos resultados públicos (desempenho).
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Assinale a opção que apresenta uma consequência ideológica da nova gestão pública.
O modelo gerencial surge como proposta de aumento do tamanho do Estado.
Ainda que medo e falta de otimismo não sejam fatores determinantes, situação financeira precária e ausência de envolvimento de colaboradores podem levar projetos de reengenharia ao fracasso.
I.A razão principal de o Governo elaborar um Planejamento Estratégico para suas diferentes áreas de atuação é o alcance de resultados mais eficazes para atender às demandas da população, por meio das políticas públicas. O Decreto-Lei n.º 200/1967 qualifica o Planejamento Estratégico e suas ferramentas para a Administração Pública.
II.O ciclo da gestão estratégica orientada para resultados passa por três camadas: (i) a gestão para o desempenho; (ii) a definição da estratégia, execução, monitoramento, avaliação da estratégia e revisão da estratégia; e (iii) a implantação de métodos de mensuração para compreender o processo de desempenho da Organização e inserir no processo de tomada de decisão.
III.O Governo Federal adota medidas de Planejamento Estratégico em momentos de crise econômica, apenas. Em momentos considerados "normais", não há necessidade de praticar a gestão por desempenho ou a Governança para resultados, uma vez que as próprias organizações do mercado privado fazem-no.
Está correto o que se afirma em:
Assinale a opção que apresenta os valores do modelo da Nova Gestão Pública.
No âmbito da administração pública federal, a autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante a celebração de contrato de desempenho, a ser firmado entre seus administradores e o poder público.
O paradigma do cliente impacta de forma semelhante as organizações do setor público e as do setor privado, na medida em que os indivíduos são percebidos como pessoas físicas à procura da satisfação de seus interesses particulares.
Acerca da evolução da administração pública, da gestão de pessoas por competências, do planejamento estratégico e dos indicadores de desempenho, julgue o item seguinte.
A nova gestão pública, resultante da reforma de 1995, abandonou os princípios burocráticos de profissionalismo e impessoalidade antes aplicados à administração pública.
Em relação à Administração Pública Federal e à gestão no serviço público, julgue o item seguinte.
No consumerism, ocorre o incremento na busca pela qualidade, decorrente da mudança do modo de ver o usuário do serviço, de mero contribuinte para cliente consumidor de serviços públicos.
A modernização da administração pública pode ser alcançada exclusivamente através da implementação de novas tecnologias, sem a necessidade de alterações nos processos ou na cultura organizacional.
Leia os itens a seguir, relacionados aos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, pilares da Nova Gestão Pública.
I. Eficiência é a capacidade de utilizar os meios e os recursos de maneira racional, representada, principalmente, pela relação entre o custo e o benefício, de todos os fatores envolvidos na prestação de serviços ou na produção de bens.
II. Eficácia relaciona-se com o alcance dos objetivos pactuados, de forma implícita ou explícita, quanto à qualidade e à extensão do atendimento na prestação dos serviços ou na produção de bens.
III. Efetividade é a real contribuição em termos de resultados ao alcance da finalidade de uma intervenção ou do impacto de desenvolvimento esperado.
IV. A efetividade não apresenta relação, de alguma natureza, com a eficiência e a eficácia.
Estão corretas apenas as afirmativas
A preconizada Nova Gestão Pública, modelo de modernização do aparelho do Estado para que, com foco em resultados, atenda, da melhor maneira possível, as necessidades da sociedade, tem, entre seus modelos de gestão, um que substitui o tradicional modelo de gestão por tarefas, fragmentado, por outro modelo integrado, no qual as áreas da organização trabalham em torno das necessidades do cliente (cidadão), interagindo entre si, de forma harmônica, a partir de uma visão sistêmica de toda a extensão das ações governamentais. Esse modelo é o de Gestão por
Um dos componentes relevantes da nova gestão pública ou da gestão pública moderna é a utilização da tecnologia para auxiliar na realização do potencial de eficácia e eficiência que se esperam da administração dos bens públicos. Assinale a alternativa que apresenta componentes imprescindíveis da gestão pública moderna.
Apesar de ser tratada como a nova gestão pública, a reforma empreendida preservou traços importantes da administração pública burocrática. No que se refere aos traços comuns da administração burocrática que foram preservados na nova administração pública, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Estruturas de poder menos centralizadas e hierárquicas, permitindo maior rapidez e economia na prestação de serviços e a participação dos usuários.
( ) Carreiras estruturadas e com exigência de concursos públicos para atividades de policiamento, fiscalização, regulação e coordenação de políticas públicas.
( ) Preocupações crescentes da sociedade com a ética, a transparência e a imputabilidade dos dirigentes e políticos.
( ) Exigência de procedimentos estruturados, incluindo licitações e tomadas formais de preços para compras governamentais e contratação de obras e serviços.
( ) Mecanismos de proteção do servidor público contra perseguições políticas, estruturas de controle interno e externo.
Sobre os critérios de avaliação de programas e projetos na Administração Pública, assinale a alternativa correta.