Questões de Concurso
Sobre o novo gerencialismo público ou nova gestão pública em administração pública
Foram encontradas 279 questões
I. A modelagem e transformação de processos de trabalho é um de seus objetivos para proporcionar ganhos e melhorias para a organização e gerar resultados positivos para a sociedade.
II. Permite uma visão ponta a ponta, ou seja, as discussões de processos devem abarcar o processo como um todo e não focar na atuação de uma área específica.
III. Para a realização de resultados, o envolvimento direto e o trabalho colaborativo entre os profissionais de processos com a área de negócio são fundamentais.
Quais estão corretas?
Acerca do histórico da governança corporativa, dos seus conceitos fundamentais e das teorias de governança, julgue o próximo item.
A teoria dos stakeholders defende que o papel das organizações é gerenciar o relacionamento e os interesses legítimos dos participantes de suas operações, em detrimento da ideia de que a gestão das organizações deve servir ao interesse público.
A Nova Gestão Pública (NGP) trouxe uma série de mudanças ideológicas e operacionais à administração pública tradicional. Sobre os impactos da NGP, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
Um paradigma pós-burocrático que busca incorporar lições aprendidas da NPM, com foco em aspectos como valor e coordenação é a
Acerca de contribuições teóricas para a gestão da qualidade, do ciclo PDCA, das ferramentas de gestão da qualidade e do modelo contemporâneo de gestão pública no Brasil, julgue o item subsecutivo.
No Brasil, o modelo contemporâneo de gestão pública relega o pensamento sistêmico, compreendido pela interdependência dos diversos componentes de uma organização, para priorizar o foco no cidadão.
Assinale a opção que apresenta uma consequência ideológica da nova gestão pública.
O modelo gerencial surge como proposta de aumento do tamanho do Estado.
Ainda que medo e falta de otimismo não sejam fatores determinantes, situação financeira precária e ausência de envolvimento de colaboradores podem levar projetos de reengenharia ao fracasso.
Na década de 1990, um importante marco dessa evolução foi o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), que buscava modernizar a gestão pública através da implementação de práticas gerenciais, visando maior eficiência e flexibilidade administrativa.
O modelo de Administração Pública proposto por essa reforma é conhecido como
Modelo
1 - Gerencialista
2 - Nova governança pública
Características
( ) Confiança. Parceria. Cooperação. Coordenação. Desempenho e conformidade. Integridade. Accountability. Equidade. Exerce autoridade quem detém confiança e capacidade de persuasão e de mobilização das redes públicas. O cidadão é visto como parceiro. Os agentes públicos atuam na criação e preservação de valor público.
( ) Normas flexíveis de interação (público/privado e governo/ Administração Pública). Desregulamentação. Extinção de monopólios.
( ) Competição. Eficiência produtiva, distributiva e alocativa. Autoridade é o contratante do serviço público. Cidadão é o contribuinte/cliente. Valorização da gestão privada. Os agentes públicos são motivados pelo interesse próprio.
( ) Adoção de múltiplas ferramentas de resolução dos problemas sociais (instrumentos de cooperação). Expansão das redes de políticas públicas. Coprodução de serviços de interesse público. Gestão de riscos e integridade. Prestação de contas (responsividade, baseada em riscos e resultados). Ênfase na criação e preservação de valor público (desempenho e conformidade).
( ) Fortalecimento dos mecanismos de coordenação governamental indireta (regulação). Normas de integração entre os setores do Estado (governo e sociedade civil). Irrelevância da dicotomia público/privado. Ênfase no exercício das garantias de transparência e participação.
( ) Adoção de procedimentos flexíveis de gestão (contratualização, privatização, terceirização, avaliação de desempenho, administração por objetivos). Prestação de contas (dos resultados alcançados). Ênfase nos resultados públicos (desempenho).
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
I.A razão principal de o Governo elaborar um Planejamento Estratégico para suas diferentes áreas de atuação é o alcance de resultados mais eficazes para atender às demandas da população, por meio das políticas públicas. O Decreto-Lei n.º 200/1967 qualifica o Planejamento Estratégico e suas ferramentas para a Administração Pública.
II.O ciclo da gestão estratégica orientada para resultados passa por três camadas: (i) a gestão para o desempenho; (ii) a definição da estratégia, execução, monitoramento, avaliação da estratégia e revisão da estratégia; e (iii) a implantação de métodos de mensuração para compreender o processo de desempenho da Organização e inserir no processo de tomada de decisão.
III.O Governo Federal adota medidas de Planejamento Estratégico em momentos de crise econômica, apenas. Em momentos considerados "normais", não há necessidade de praticar a gestão por desempenho ou a Governança para resultados, uma vez que as próprias organizações do mercado privado fazem-no.
Está correto o que se afirma em:
Assinale a opção que apresenta os valores do modelo da Nova Gestão Pública.
No âmbito da administração pública federal, a autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante a celebração de contrato de desempenho, a ser firmado entre seus administradores e o poder público.