Questões de Concurso
Sobre gestão estratégica em serviços de saúde em gestão de saúde e administração hospitalar
Foram encontradas 116 questões
Com relação ao planejamento estratégico, julgue o seguinte item.
A participação do farmacêutico no planejamento e controle da produção inclui acessar estudos e pesquisas, com vistas a ampliar a capacidade tecnológica da empresa, e orientar a elaboração, o acompanhamento e a execução do planejamento estratégico e operacional da empresa.
Com relação ao planejamento estratégico, julgue o seguinte item.
Em se tratando do planejamento estratégico, o planejamento tático refere-se a objetivos a curto prazo, metas trimestrais ou semestrais, enquanto o planejamento operacional relaciona-se a objetivos de médio prazo, até três anos.
Com relação ao planejamento estratégico, julgue o seguinte item.
A gestão de equipamentos é uma das etapas mais simples no processo de gestão. A principal causa para essa condição, reside no fato de que os equipamentos envolvidos na produção de medicamentos são bem simples, de fácil obtenção e de fácil manutenção. Assim, é muito comum as empresas/indústrias terceirizarem quase toda a gestão de equipamentos.
Com relação ao planejamento estratégico, julgue o seguinte item.
Na indústria, é fundamental a padronização de procedimentos para garantir a conformidade, a minimização de erros, facilitar a capacitação e o treinamento, entre outras; na farmácia, uma das padronizações mais relevantes é a manutenção das condições higiênicas e sanitárias adequadas.
Com relação ao planejamento estratégico, julgue o seguinte item.
O método empresa/indústria para a gestão de fornecedores prevê a elaboração de planilhas contendo informações o mais detalhadas possível dos fornecedores, com informações sobre o preço, a embalagem, os custos de envios e os prazos de entregas.
Com relação ao planejamento estratégico, julgue o seguinte item.
A fim de se garantir a melhor gestão de erros em instituições públicas relacionadas à programação de medicamentos, deve-se utilizar mais de um método de programação de medicamentos, entre os quais, o método de consumo histórico, o método perfil epidemiológico e o método oferta de serviços.
Com relação ao planejamento estratégico, julgue o seguinte item. Com relação ao planejamento estratégico, julgue o seguinte item.
A logística farmacêutica garante, por exemplo, a distribuição segura, a preservação da qualidade e eficácia dos medicamentos, sendo uma de suas etapas a logística reversa, cuja função é a dispensação dos medicamentos aos pacientes nas farmácias e nos hospitais.
Com relação ao planejamento estratégico, julgue o seguinte item.
No que se refere ao controle de mudanças na indústria farmacêutica, para a implementação de uma nova tecnologia de embalagem do medicamento, um dos primeiros passos consiste em conduzir uma avaliação de impacto, identificar possíveis riscos e elaborar uma estratégia de validação.
Coluna 1
1. Análise do meio.
2. Formulação da estratégia.
3. Implementação estratégica.
4. Avaliação.
Coluna 2
( ) Fase que define a missão, os objetivos, as estratégias e as políticas da organização.
( ) Foca na implementação das estratégias definidas, considerando os planos, os orçamentos e os processos necessários.
( ) Faz a medição dos resultados obtidos, oferecendo elementos para retroalimentação do ciclo.
( ) Avalia elementos naturais, como eventual impacto de alterações do clima, e recursos naturais, políticos/regulatórios, econômicos, sociais e tecnológicos, além dos relacionados à cultura, aos valores, à estrutura e aos recursos da organização.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1. Os indicadores operacionais, que refletem a performance financeira da organização.
2. Os indicadores financeiros, que refletem a performance operacional da organização.
3. Os indicadores de qualidade, que refletem a percepção de qualidade do hospital e estão diretamente ligados às áreas assistenciais e médica.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
( ) O tripé que orientará o planejamento estratégico é constituído pela missão, a visão e os valores da organização.
( ) O planejamento pressupõe a adoção de metodologias que permitam o desenvolvimento de planos de ação com atividades, recursos, objetivos e responsabilidades definidos.
( ) A estratégia mostra-nos para onde queremos ir, idealmente com diferenciais competitivos, enquanto o planejamento estratégico cria a rota para chegarmos lá.
( ) O planejamento estratégico fornece elementos para o constante pensamento crítico da estratégia estabelecida, consolidando um entendimento do cenário competitivo e das competências estratégicas diferenciadoras da organização.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Identificação da oportunidade.
2. Planejamento.
3. Execução.
4. Análise dos resultados.
Coluna 2
( ) Relatórios de análise.
( ) Relatório das ações.
( ) Escopo da mudança.
( ) Plano da mudança.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo o Manual, o líder foca sua energia em desenvolver e engajar pessoas e, por meio delas, buscar o atingimento dos resultados organizacionais (1ª parte). O gestor trabalha no sistema, e o líder trabalha para o sistema (2ª parte). O líder controla as pessoas para levá-las a uma direção, e o gestor motiva as pessoas para satisfazer suas necessidades (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
( ) A primeira etapa para uma adequada gestão estratégica é conhecer a missão, a visão, os valores e o propósito a que se destina o serviço.
( ) O gestor hospitalar precisa compreender que é necessário buscar aperfeiçoamento constante, com metodologias e ferramentas capazes de suprir as necessidades dos profissionais que estão em suas equipes, independentemente da geração de que fazem parte.
( ) Para que o líder coach consiga atingir melhores resultados, as empresas e os liderados necessitam que ele tenha o que se chama de 3 Cs: criatividade, compromisso e capacidade de unir.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A matriz de coleta de informações é o instrumento que indica quais são os dados requeridos pela auditoria, quais as fontes e por meio de qual procedimento esses dados serão coletados.
( ) A matriz de análise de informações indica, por meio dos procedimentos de análise, como as informações serão tratadas, visando revelar a situação real do objeto e compará-la à situação ideal ou a critérios.
( ) As matrizes são elaboradas com o intuito de equalizar o entendimento da equipe em relação ao objetivo da atividade, bem como os passos e a metodologia a ser utilizada, principalmente na fase operativa.
( ) As matrizes de coleta e de análise de informações farão parte do relatório analítico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise o seguinte cenário:
"O CISNORDESTE/SC implementou em 2024 um sistema integrado de prontuários eletrônicos entre os municípios consorciados, permitindo o compartilhamento de informações clínicas para otimizar o atendimento especializado."
Considerando a gestão ética de dados sensíveis em saúde, analise:
I. A integração de sistemas de informação em saúde requer políticas de acesso hierarquizadas que equilibrem a necessidade de compartilhamento com a proteção da privacidade.
II. O consentimento do usuário para compartilhamento de dados deve ser dinâmico e granular, permitindo diferentes níveis de autorização.
III. A rastreabilidade dos acessos aos dados é tão importante quanto a própria proteção da informação.
IV.A eficiência operacional do sistema integrado justifica flexibilizações no protocolo de segurança.
É correto o que se afirma em:
Analise as assertivas abaixo sobre os sistemas que registram o atendimento dos pacientes internados e assinale a alternativa correta.
I. Sistema de Captação da Internação/SISAIH01: utilizado pelo estabelecimento de saúde em que ocorre o atendimento do paciente para digitar os dados da internação.
II. Sistema de Informação Hospitalar/SIH/SUS: onde são processados os registros do atendimento do paciente internado, que são enviados ao Ministério da Saúde para compor o Banco de Dados Nacional, a partir do qual são disseminadas as informações. Esse sistema é de uso dos gestores locais para processar a produção de todos os estabelecimentos sob sua gestão. Ele auxilia gestores locais no controle, na avaliação e na auditoria.
III. Sistema Nacional de Regulação: é um sistema online, criado pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de auxiliar o gerenciamento de todo o complexo regulador, indo da rede básica, como a unidade de saúde solicitante de procedimentos de média e alta complexidade, à internação hospitalar.
O objetivo primordial da unidade de processamento de roupas é fornecer ao serviço de saúde uma roupa limpa e pronta para o uso. Para alcançar esse objetivo, é necessário o uso de diversos produtos saneantes, com diferentes funções, adequadamente combinados e em concentrações equilibradas, que atuarão eliminando a sujeira fixada na roupa, preservando as fibras e cores e mantendo a maciez e a elasticidade do tecido. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os principais produtos saneantes utilizados no processamento de roupas às suas respectivas características.
Coluna 1
1. Sabão.
2. Detergente.
3. Agente alvejante.
4. Acidulante/neutralizante.
5. Amaciante.
Coluna 2
( ) Acrescenta fragrância, reduz o tempo de secagem e diminui o enrugamento da roupa.
( ) Sua função é neutralizar a alcalinidade residual da água, alcançando um pH final compatível com o da pele humana.
( ) É o produto da reação natural por saponificação de um álcali (hidróxido de sódio ou potássio) e uma gordura vegetal ou animal.
( ) Tem a função de descolorir e/ou remover manchas causadas pela sujidade e promover o branqueamento da fibra.
( ) É um produto destinado à limpeza de superfícies e tecidos por meio da diminuição da tensão superficial. Sua função é remover sujeiras hidrossolúveis e as não solúveis em água.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: