Questões de Concurso
Sobre trabalho em equipe para prestação de serviços de saúde em gestão de saúde e administração hospitalar
Foram encontradas 13 questões
I. Plano de carreira, cargos e salário, vínculos de trabalho com proteção social.
II. Espaços de discussão e negociação do trabalho.
III. Educação permanente.
IV. Humanização da qualidade do trabalho.
Quais estão corretos?
Segundo Peduzzi e colaboradores (2020), o trabalho em equipe, na área da saúde, pode contribuir para a qualidade da atenção em saúde e para satisfação dos profissionais. São atributos do trabalho em equipe, dentre outros,
I. As equipes de gestão, muitas vezes, têm membros que são clínicos, mas a presença deles não as torna uma equipe clínica. Na verdade, equipes de gestão podem ser formadas integralmente por clínicos. II. Mesmo com alta rotatividade de membros, uma característica das equipes de gestão é que elas se mantêm sempre estáveis. III. Equipes de gestão têm líderes definidos e responsabilidade compartilhada.
Assinale a alternativa que aponta qual ou quais afirmativas estão incorretas.
I - Liderança – Ministério da Saúde, ANVISA e Comissão Intergestores Tripartite
II - Parcerias – CONASS, CONASEMS e ANS
III - Patrocínio – Governo Federal e Conselho Nacional de Saúde
IV - Contribuir – Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde
Quais, na Estratégia de Saúde Digital (ESD) para o Brasil 2020-2028 (Ministério da Saúde), são contribuições esperadas dos atores para a organização de uma estrutura de governança para a ESD?
Os instrumentos de gestão em saúde são os mecanismos que garantem o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os seus níveis. A gestão do SUS é de responsabilidade da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, que, por meio de seus órgãos gestores, utilizam vários instrumentos de gestão, objetivando garantir e aperfeiçoar o funcionamento do sistema de saúde.
Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/>
Com base no texto, leia as afirmativas:
I. os processos de gestão de pessoas deixaram de ser executados por meio de ações isoladas e passaram a buscar atender as necessidades dos negócios, alinhadas com a missão, visão e valores organizacionais.
II. os gestores de pessoas têm papel fundamental neste processo, pois são eles os responsáveis pela missão de disseminar a cultura e a prática estratégica da gestão de pessoas.
III. a gestão de pessoas precisa ser estratégica, com ações organizadas para satisfazer as necessidades dos negócios e propiciar um ciclo contínuo de melhoria do desempenho individual e organizacional.
IV. as organizações muitas vezes deixam a desejar em questões importantes para o fortalecimento dos resultados individuais das pessoas e consequentemente organizacionais.
V. a inabilidade dos gestores e a falta de competências conceituais, técnicas e humanas, corroboram para este processo retardatário no qual a gestão de pessoas ainda se encontra.
Assinale a alternativa que representa a resposta correta.
Considere a seguinte situação hipotética.
A farmácia de um hospital contabilizou, durante os primeiros seis meses do ano de 2003, uma perda de 40% de medicamentos por vencimento do prazo de validade. No segundo semestre do mesmo ano, essa perda foi reduzida para 15% apenas com a capacitação da equipe responsável pelo controle de estoque do setor.
Nessa situação, é correto afirmar que a qualificação de pessoal em todos os setores pode contribuir com a redução do desperdício de insumos hospitalares.