Questões de Concurso
Sobre acessibilidade e desenho universal em arquitetura
Foram encontradas 1.429 questões

Figura 9 Rebaixamento de calçada - vista superior. Fonte: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 161 f. Rio de Janeiro: ABNT, 25 jan. 2021. p. 79.
Com referência à Norma Técnica brasileira NBR 9050/2020, alterada em 2021, que versa sobre Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, e em atenção à ilustração acima, é correto afirmar que
Em conformidade com a NBR 9050:2020, assinale a opção que indica a porcentagem do total de cada peça sanitária que deverá ser respeitada.
Sabendo-se que a altura a vencer é de 3,20m, segundo as condições determinadas pela NBR 9050:2020, assinale a opção que apresenta o número de degraus e/ou patamares adequados.
Nesse caso específico, a inclinação deverá ser de
Observe a imagem a seguir:
Fonte: ABNT (2021), editado
De acordo com a ABNT NBR 9050/2021 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), nas circulações por escadas nas rotas acessíveis, a projeção da aresta (indicada como “b” na imagem) pode avançar, no máximo:
Observe a imagem a seguir:
Fonte: ABNT (2021), editado
De acordo com a ABNT NBR 9050/2021 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), um dispositivo de alarme de emergência deve ser instalado próximo à bacia, no boxe do chuveiro, etc., para acionamento por uma pessoa sentada ou em caso de queda. A altura de instalação deste dispositivo (“x”) em relação ao piso deve ser de:
Com base nas normas do Poder Judiciário relativas a serviços de engenharia e arquitetura, julgue o item a seguir.
Acessibilidade, localização e interligação com os meios de transporte públicos são critérios voltados à avaliação da estrutura física do imóvel ocupado.
Julgue o item subsecutivo, relativo ao leiaute de um espaço interno.
No projeto de reforma de um espaço interno, o ajuste da forma e das dimensões do espaço às dimensões corporais de seus usuários define-se como dinâmico quando se considera, por exemplo, que os usuários poderão se posicionar sentados em cadeiras ou encostados em corrimão.
Julgue o item subsecutivo, relativo ao leiaute de um espaço interno.
Define-se como estático o ajuste feito para adaptar a maneira como o espaço acomoda a necessidade do usuário de manter as distâncias pessoais apropriadas, exercendo um controle sobre o espaço social.
Quanto aos confortos térmico e acústico em edificações, bem como às condições de acessibilidade em ambientes internos para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, julgue o item que se segue.
Os requisitos de acessibilidade em estações de trabalho para pessoas em cadeira de rodas determinam que a altura livre mínima entre o piso e a superfície inferior da estação de trabalho seja de 73 cm, sendo admitida uma altura de 0,75 m a 0,85 m entre o piso e a superfície superior da estação de trabalho, além de ser definida uma profundidade inferior livre mínima de 0,50 m para garantir a aproximação da pessoa em cadeira de rodas.
Quanto aos confortos térmico e acústico em edificações, bem como às condições de acessibilidade em ambientes internos para pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, julgue o item que se segue.
Em ambientes internos, para acessibilidade de pessoas que se locomovam em pé, mas em uso de bengala, andador ou muletas, a dimensão espacial referencial mínima é de 1,10 m, suficiente para atender às possíveis situações de mobilidade. No caso de pessoas em cadeiras de rodas, o módulo de referência é definido como 1,20 m × 0,80 m.