Questões de Concurso
Sobre arquitetura colonial brasileira em arquitetura
Foram encontradas 48 questões
No período colonial brasileiro
No que diz respeito aos sistemas construtivos do Brasil colonial, analise as afirmações abaixo.
I. A tradição de fabricação de telhas “nas coxas escravas” certamente foi um exemplo que associou o formato da peça ao correspondente humano, a coxa, gerando esta versão popularizada como absoluta.
II. O processo mais simples e rápido de assentar elementos verticais era o pau-a-pique, que consistia no fincamento de varas ou toras, muito próximas, cuja base era incinerada para evitar seu apodrecimento pela umidade do terreno.
III. As peças de tijolos ou adobe eram paralelepípedos de dimensão média de (0,20 x 0,20 x 0,40) m, maciços e compactos confeccionados de barro, fibras vegetais e água, prensados manualmente em formas de madeira.
IV. A taipa de pilão se refere a uma técnica que utiliza barro, água, fibras vegetais e algum tipo de aglomerante apiloados em forma de madeira.
V. O tabuado como elemento de vedação tinha sua fixação mais comum em forma de “saia e camisa”, devido à ausência de pregos.
Considerando V (Verdadeiro) ou F (Falso), assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta.
Marque a alternativa em que sejam evidenciadas as estratégias adotadas por José Mariano Filho, acerca da arquitetura neocolonial brasileira.
Analise as figuras 9 e 10 do Casarão dos Gonzaga, em Caldas Novas, para responder à questão 15.
Figura 9: Fachada
Disponível em: <https://guia.melhoresdestinos.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017
Figura 10: Ambiente interno
Disponível em: <https://guia.melhoresdestinos.com.br>. Acesso em: 15 set. 2017.
Esse edifício é considerado patrimônio da cidade e, embora tenha sido construído no início do século XX, guarda características do período
No final da década de 1950, o arquiteto Oscar Niemeyer, no célebre texto “Depoimento”, revelou ter passado por um processo honesto e frio de revisão de meu trabalho de arquiteto.
Sua arquitetura passou, então, a ser
Julgue o item que se segue, a respeito das edificações e dos conjuntos urbanos de origem colonial no Brasil.
A Igreja de São Francisco e Ordem Terceira de São
Francisco, em Salvador (BA), considerada uma das mais
emblemáticas obras do barroco ibero-americano, é ornada
com um conjunto de azulejos que retratam a cidade de
Lisboa antes do terremoto de 1755.
Julgue o item que se segue, a respeito das edificações e dos conjuntos urbanos de origem colonial no Brasil.
A Igreja dos Reis Magos, situada no município de
Serra (ES), integra um conjunto arquitetônico resultante de
aldeamento jesuíta iniciado no século XVI para a catequese
dos povos originários.
Julgue o item que se segue, a respeito das edificações e dos conjuntos urbanos de origem colonial no Brasil.
A fundação da cidade de Goiás (GO) e de seu respectivo
traçado urbano, inspirado nas cidades-jardim inglesas,
integra a denominada Marcha para o Oeste, ação
empreendida pela Coroa Portuguesa nas primeiras décadas
do século XX para garantir a posse colonial efetiva do
território no interior da América do Sul.
Julgue o item que se segue, a respeito das edificações e dos conjuntos urbanos de origem colonial no Brasil.
O centro histórico de São Luís (MA), tombado pelo IPHAN
e classificado como patrimônio cultural mundial pela
UNESCO, é exemplar da arquitetura tradicional francesa
implantada no Brasil.
Julgue o item que se segue, a respeito das edificações e dos conjuntos urbanos de origem colonial no Brasil.
O centro histórico de Diamantina (MG) é um exemplo da
configuração de cidades do período colonial no Brasil,
caracterizadas por arruamentos sinuosos e estruturados de
acordo com a topografia local.
Julgue o item a seguir, relativos ao processo de expansão urbana no Brasil desde o início do período colonial até a contemporaneidade, caracterizado por diversidade de contextos e de formas físicas.
A cidade de Ouro Preto é exemplar do urbanismo português
implantado no Brasil durante o século XVI, com destaque
para o traçado regular estabelecido sobre uma topografia
plana, com presença de edificações como igrejas e palácios.
Julgue o item a seguir, relativo ao processo de expansão urbana no Brasil desde o início do período colonial até a contemporaneidade, caracterizado por diversidade de contextos e de formas físicas.
Com o progressivo crescimento das cidades no Brasil, a taxa
de urbanização no país se acentuou na virada do século
XVIII para o XIX, alcançando, em 1808, com a chegada da
família real portuguesa, aproximadamente 30% de
urbanização, e em 1889, com a Proclamação da República,
cerca de 50%.
Assinale a opção que apresenta o edifício do Conjunto de Pampulha, projetado em 1940 pelo arquiteto, em que a curva é o elemento preponderante e a linha reta, inclusive em planta, é praticamente abolida da composição.
O uso da rampa externa para acesso ao pavimento superior e a cobertura de concreto armado em forma de onda remontam às seguintes obras, respectivamente,
Foto: Fundação Oscar Niemeyer.
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1958, o Palácio consiste em um edifício principal, na horizontal, que serve de plataforma para as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Atrás do edifício principal e entre as duas cúpulas se encontram duas torres, uma pertence à Câmara, e outra, ao Senado.
Considerando a arquitetura moderna no Brasil, pode-se afirmar que a concepção do Palácio do Congresso Nacional é caraterizada pela
Em 1585, foi fundada a cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, marco embrionário para a Capitania Real da Paraíba. Com relação aos conceitos fundamentais sobre urbanismo na formação das cidades no Brasil Colonial, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para a verdadeira e (F) para a falsa:
I. O fato de a povoação fundada em 1585 não ter tido status de cidade, como na maioria dos aglomerados urbanos surgidos àquela época, levou à irregularidade de seu traçado urbanístico de cidade informal, cunho inequívoco da mãe-pátria, sendo por isso considerada como cidade portuguesa no Brasil do que propriamente cidade brasileira.
II. Apesar da ausência de um traçado urbanístico prévio ou de uma ideia diretriz para o plano da cidade, na aparente desordem havia certa coerência orgânica, correlação formal e unidade de espírito que lhe concedia genuinidade.
III. A cidade surgiu sob o estigma da Coroa espanhola, tendo sido desenhada sob as normas das “leis das Índias”, identificadas na regularidade do traçado das primeiras ruas, no desenho geométrico e na racionalidade do plano da cidade e sob forte influência da Igreja Católica.
As afirmativas são, respectivamente,
Relacione as obras projetadas por renomados arquitetos brasileiros, listadas a seguir, aos sistemas construtivos representativos de suas respectivas produções arquitetônicas.
1. Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação - João Filgueiras Lima (Lelé). 2. Conjunto de Pampulha: Oscar Niemeyer. 3. Aldeias Infantis SOS - Severiano Porto. 4. Centro de Pesquisas CENPES/PETROBRÁS - Siegbert Zanettini. 5. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo USP - Vilanova Artigas/Cascaldi.
( ) pré-fabricação de componentes leves em argamassa armada. ( ) linguagem regionalista adaptada às condições ecológicas com uso de materiais locais: madeira e palha. ( ) aço como sistema único ou combinado com outros materiais, ecoeficiente e sustentável. ( ) o mundo de formas novas, que o concreto armado oferece, suporte ideal para liberdade plástica e soluções belas, inesperadas e harmoniosas. ( ) materialidade da construção expressa pelo concreto aparente, na sua forma brutalista e rústica.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.