Questões de Arquitetura - Arquitetura Colonial Brasileira para Concurso

Foram encontradas 17 questões

Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Arquiteto |
Q2482048 Arquitetura

No final da década de 1950, o arquiteto Oscar Niemeyer, no célebre texto “Depoimento”, revelou ter passado por um processo honesto e frio de revisão de meu trabalho de arquiteto.

Sua arquitetura passou, então, a ser

Alternativas
Q2464642 Arquitetura

Julgue o item que se segue, a respeito das edificações e dos conjuntos urbanos de origem colonial no Brasil. 


A Igreja de São Francisco e Ordem Terceira de São Francisco, em Salvador (BA), considerada uma das mais emblemáticas obras do barroco ibero-americano, é ornada com um conjunto de azulejos que retratam a cidade de Lisboa antes do terremoto de 1755. 

Alternativas
Q2464641 Arquitetura

Julgue o item que se segue, a respeito das edificações e dos conjuntos urbanos de origem colonial no Brasil. 


A Igreja dos Reis Magos, situada no município de Serra (ES), integra um conjunto arquitetônico resultante de aldeamento jesuíta iniciado no século XVI para a catequese dos povos originários. 

Alternativas
Q2464640 Arquitetura

Julgue o item que se segue, a respeito das edificações e dos conjuntos urbanos de origem colonial no Brasil. 


A fundação da cidade de Goiás (GO) e de seu respectivo traçado urbano, inspirado nas cidades-jardim inglesas, integra a denominada Marcha para o Oeste, ação empreendida pela Coroa Portuguesa nas primeiras décadas do século XX para garantir a posse colonial efetiva do território no interior da América do Sul.  

Alternativas
Q2464639 Arquitetura

Julgue o item que se segue, a respeito das edificações e dos conjuntos urbanos de origem colonial no Brasil. 


O centro histórico de São Luís (MA), tombado pelo IPHAN e classificado como patrimônio cultural mundial pela UNESCO, é exemplar da arquitetura tradicional francesa implantada no Brasil.

Alternativas
Q2464638 Arquitetura

Julgue o item que se segue, a respeito das edificações e dos conjuntos urbanos de origem colonial no Brasil. 


O centro histórico de Diamantina (MG) é um exemplo da configuração de cidades do período colonial no Brasil, caracterizadas por arruamentos sinuosos e estruturados de acordo com a topografia local.

Alternativas
Q2377177 Arquitetura

Julgue o item a seguir, relativos ao processo de expansão urbana no Brasil desde o início do período colonial até a contemporaneidade, caracterizado por diversidade de contextos e de formas físicas. 


A cidade de Ouro Preto é exemplar do urbanismo português implantado no Brasil durante o século XVI, com destaque para o traçado regular estabelecido sobre uma topografia plana, com presença de edificações como igrejas e palácios. 

Alternativas
Q2377176 Arquitetura

Julgue o item a seguir, relativo ao processo de expansão urbana no Brasil desde o início do período colonial até a contemporaneidade, caracterizado por diversidade de contextos e de formas físicas. 


Com o progressivo crescimento das cidades no Brasil, a taxa de urbanização no país se acentuou na virada do século XVIII para o XIX, alcançando, em 1808, com a chegada da família real portuguesa, aproximadamente 30% de urbanização, e em 1889, com a Proclamação da República, cerca de 50%. 

Alternativas
Q2335211 Arquitetura
Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem; o que me atrai é a curva livre e sensual. Oscar Niemeyer
Assinale a opção que apresenta o edifício do Conjunto de Pampulha, projetado em 1940 pelo arquiteto, em que a curva é o elemento preponderante e a linha reta, inclusive em planta, é praticamente abolida da composição.
Alternativas
Q2225003 Arquitetura
No edifício do Teatro Popular de Niterói, inserido no Caminho Niemeyer concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ficam claras as alusões e as retomadas do vocabulário dos seus projetos das décadas de 1930 e 1940.
O uso da rampa externa para acesso ao pavimento superior e a cobertura de concreto armado em forma de onda remontam às seguintes obras, respectivamente,
Alternativas
Q2225001 Arquitetura
Assinale a opção que indica a praça situada na cidade de Niterói, que apresenta características do ecletismo
Alternativas
Q1991793 Arquitetura

Em 1585, foi fundada a cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, marco embrionário para a Capitania Real da Paraíba. Com relação aos conceitos fundamentais sobre urbanismo na formação das cidades no Brasil Colonial, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para a verdadeira e (F) para a falsa:


I. O fato de a povoação fundada em 1585 não ter tido status de cidade, como na maioria dos aglomerados urbanos surgidos àquela época, levou à irregularidade de seu traçado urbanístico de cidade informal, cunho inequívoco da mãe-pátria, sendo por isso considerada como cidade portuguesa no Brasil do que propriamente cidade brasileira.

II. Apesar da ausência de um traçado urbanístico prévio ou de uma ideia diretriz para o plano da cidade, na aparente desordem havia certa coerência orgânica, correlação formal e unidade de espírito que lhe concedia genuinidade.

III. A cidade surgiu sob o estigma da Coroa espanhola, tendo sido desenhada sob as normas das “leis das Índias”, identificadas na regularidade do traçado das primeiras ruas, no desenho geométrico e na racionalidade do plano da cidade e sob forte influência da Igreja Católica.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q1962262 Arquitetura
Recém-inaugurado em Dubai, o Museu do Futuro foi descrito como “um milagre da engenharia” pela combinação de tecnologia avançada e esforços meticulosos de centenas de profissionais, que permitiu a construção de uma estrutura em aço sem pilares com formato de anel elíptico com inscrições em caligrafia árabe.

Relacione as obras projetadas por renomados arquitetos brasileiros, listadas a seguir, aos sistemas construtivos representativos de suas respectivas produções arquitetônicas.

1. Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação - João Filgueiras Lima (Lelé). 2. Conjunto de Pampulha: Oscar Niemeyer. 3. Aldeias Infantis SOS - Severiano Porto. 4. Centro de Pesquisas CENPES/PETROBRÁS - Siegbert Zanettini. 5. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo USP - Vilanova Artigas/Cascaldi.

( ) pré-fabricação de componentes leves em argamassa armada. ( ) linguagem regionalista adaptada às condições ecológicas com uso de materiais locais: madeira e palha. ( ) aço como sistema único ou combinado com outros materiais, ecoeficiente e sustentável. ( ) o mundo de formas novas, que o concreto armado oferece, suporte ideal para liberdade plástica e soluções belas, inesperadas e harmoniosas. ( ) materialidade da construção expressa pelo concreto aparente, na sua forma brutalista e rústica.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada. 
Alternativas
Q1087746 Arquitetura

A figura a seguir ilustra uma execução técnica construtiva muito utilizada no Brasil colonial. Devido à abundância de matéria-prima e a relativa facilidade de execução, era caracterizada pelo uso do barro como matéria-prima da construção das edificações. Assinale a alternativa que corresponde à técnica descrita e ilustrada pela imagem.

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q931503 Arquitetura

Com relação aos traçados das cidades no Brasil Colonial, analise as afirmativas a seguir.


I. Com o findar do século XVIII, sob a influência da engenharia militar, acentuou-se a preferência pelos traçados ortogonais nos projetos das povoações coloniais.

II. Na aparente desordem dos traçados das cidades coloniais existe uma incoerência orgânica e uma autonomia formal.

III. Os traçados das cidades coloniais que, inicialmente, apresentavam perfeita regularidade foram se tornando irregulares devido ao aumento populacional.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q928272 Arquitetura

Com relação aos sistemas construtivos e à tecnologia de construções tradicionais e contemporâneas, julgue o item subsequente.


Conforme se depreende da figura a seguir, que representa a planta da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, foram utilizadas nessa edificação duas técnicas diferenciadas para a vedação: as paredes externas são de alvenaria de pedra; para a construção da nave, foi utilizada a técnica denominada de tabique, composta por tramas em madeira amarrada com cordões de seda, linho, cânhamo ou buriti e de barro, que era jogado e apertado à mão, moldando-se as paredes em forma poligonal.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q771281 Arquitetura

Acerca da historiografia da arquitetura brasileira, julgue o próximo item.


O costume de revestir com azulejos as fachadas das casas urbanas nas regiões Norte e Nordeste comprova a transferência das tradições da arquitetura portuguesa para a arquitetura brasileira.

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: E
5: E
6: C
7: E
8: E
9: B
10: D
11: B
12: A
13: A
14: A
15: A
16: E
17: E