Questões de Concurso Sobre arquitetura jurídica em arquitetura

Foram encontradas 17 questões

Q3300108 Arquitetura
O Plano Diretor do Município de Marabá (Lei Municipal nº 17.846, de 29 de março de 2018) estabelece, em seu Art. 151, inc. II: “Vias coletoras pista dupla largura mínima: 12,00 m (doze metros) deverão ter canteiros de no mínimo 2,50 m (dois metros e meio) de largura e calçadas de 2,00 m (dois metros) de faixa livre”.

Q25.png (553×565)

Figura 10 Esquema básico de vias coletoras em planta, conforme Art. 151, inc. II do Plano Diretor Municipal de Marabá, posicionadas em sentidos de provável entroncamento.

Considerando a determinação da Lei e a ilustração acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q3265247 Arquitetura
No projeto para a nova Escola Municipal foi adotado o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes, com o mínimo de um para cada sexo, em cada pavimento em que houver sanitários.

Em conformidade com a NBR 9050:2020, assinale a opção que indica a porcentagem do total de cada peça sanitária que deverá ser respeitada.
Alternativas
Q2246273 Arquitetura
Um projeto arquitetônico de edifício habitacional, elaborado em coautoria por três arquitetos, após utilizado no terreno para o qual foi originalmente projetado, foi reproduzido pelo cliente em outro terreno, sem que houvesse qualquer entendimento entre cliente e autores do projeto. Um dos autores tomou providência judicial no sentido de defender seus direitos sem a concordância dos outros dois, que preferem contemporizar com o cliente para não ter seu nome comprometido no mercado.
A atitude do profissional que ingressou na justiça
Alternativas
Q938658 Arquitetura

Embora as expressões sejam frequentemente utilizadas como sinônimo, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), faz clara distinção entre vício e defeito, decorrentes da execução e especificação de serviços e materiais nos projetos e obras:


I. O produto ou serviço viciado é aquele que se mostra perigoso, colocando em risco a segurança do consumidor.

II No defeito há responsabilidade pelo fato do produto e do serviço.

III No vício há responsabilidade pelo fato do produto, do serviço e da extensão da garantia.

IV No defeito a responsabilidade do fornecedor é restrita à substituição do produto, reexecução do serviço, rescisão do contrato, abatimento no preço e ressarcimento de perdas e danos.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SERPRO
Q1208970 Arquitetura
Julgue o item a seguir, que dizem respeito às atribuições dos órgãos e instituições relacionados à segurança e saúde do trabalhador.
Embora esteja previsto no capítulo constitucional dos direitos e deveres individuais e coletivos, o Programa de Alimentação do Trabalhador ainda não foi implementado, pois aguarda a aprovação de lei regulamentadora nesse sentido.
Alternativas
Q776226 Arquitetura
Em um estudo hipotético para a construção do novo fórum de Brumado, foram elencadas, entre outras, as seguintes diretrizes para a elaboração do programa arquitetônico: Gabinete de desembargador com área de 30 m²; Gabinete de juiz com área de 30 m²; somatório das áreas de circulação e áreas técnicas igual a 35% da área total da edificação; arquivos permanentes instalados separadamente em edifício anexo. De acordo com Resolução do CSJT, aplicável à matéria, estas diretrizes
Alternativas
Q585632 Arquitetura
Durante a avaliação de um imóvel, foi constatada uma rachadura na parede, gerada por recalque de fundação, com risco de desabamento e ameaça aos moradores. Ao se verificar o projeto, observou-se que o projetista havia falhado no dimensionamento das sapatas. Essa situação representa
Alternativas
Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CNJ
Q1212321 Arquitetura
Acerca do planejamento e da gestão estratégica no âmbito do Poder Judiciário, regidos pela Resolução n.º 70/2009, julgue o próximo item.
No âmbito do Poder Judiciário, o tema eficiência operacional tem o objetivo estratégico de fomentar a interação e a troca de experiências entre tribunais no plano nacional e no internacional.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRE-RJ
Q1193609 Arquitetura
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item seguinte, relativos ao formato e à linguagem de correspondências oficiais. Nesse sentido, considere que a sigla TSE, sempre que empregada, refere-se ao Tribunal Superior Eleitoral.
No envelope de endereçamento de correspondência oficial dirigida ao presidente do TSE, devem constar, além do vocativo A Sua Excelência o Senhor, o nome da autoridade destinatária, o cargo e o endereço completo ou apenas o CEP.
Alternativas
Q180936 Arquitetura
Considere abaixo as diretrizes básicas para construção de um complexo judiciário.

I. Localização acessível ao público; disponibilidade de transporte público na região; proximidade com outros edifícios institucionais.

II. Entradas para o público independentes e dotadas de sistema de segurança; três padrões de circulação interna (judicial, pública e controlada), independentes.

III. Área pública com circulação, espera, banheiros, quiosques de informação (tripulados ou não), telefones públicos, acesso a sala de arquivos para depósito ou retirada de documentos e salas de audiência pública.

IV. Segurança do edifício, com subsistemas para CFTV (Circuito Fechado de TV); sistema integrado de segurança (Catracas, identificadores biométricos, etc) e sala para segurança.

V. Biblioteca para o uso dos juízes, advogados e funcionários; cafeteria com refeitório e/ou snack-bar para o público e área independente para os juízes.

As opções que devem ser consideradas para projeções do crescimento populacional demanda processual, e aumento do espaço físico são:
Alternativas
Q103841 Arquitetura
Acerca de engenharia e arquitetura judiciária, julgue o item a seguir.

A arquitetura judiciária tem sua importância para a sociedade, uma vez que as edificações representam a materialização do significado das relações sociais estabelecidas no âmbito da justiça, incorporando os valores simbólicos e cívicos.
Alternativas
Q103840 Arquitetura
Acerca de engenharia e arquitetura judiciária, julgue o item a seguir.

Para se elaborar projetos eficientes e efetivos de tribunais, devem ser seguidas as seguintes orientações:
• manter três padrões distintos de circulação — para os juízes, para o público e para os presos;
• separar as funções judiciais das administrativas e de serviço ao público;
• concentrar as necessidades do público no primeiro andar do prédio.
Alternativas
Q72246 Arquitetura
A respeito de noções de engenharia e arquitetura judiciária, julgue
o item seguinte.
Para o projeto de espaços físicos destinados ao Conselho de Justiça Federal, devem ser considerados dois momentos particulares: um pico de menor intensidade de funcionamento e um pico de funcionamento máximo durante o período eleitoral.
Alternativas
Q72245 Arquitetura
A respeito de noções de engenharia e arquitetura judiciária, julgue
o item seguinte.
Já existem edificações de juizados no Brasil projetadas para atender a um programa de necessidades diferenciado, com espaços para acolhimento que contam com a presença de psicólogos, assistentes sociais, ambulatório e bibliotecas.
Alternativas
Q72244 Arquitetura
A respeito de noções de engenharia e arquitetura judiciária, julgue
o item seguinte.
O processo de descentralização do Poder Judiciário é uma nova fase para a arquitetura judiciária, na qual os princípios e as diretrizes dos projetos devem se preocupar somente com a representatividade de um único poder.
Alternativas
Q2227154 Arquitetura
Uma das principais características de um programa complexo em arquitetura é a especialização das circulações. Nesse contexto, julgue se a diretriz apresentada em cada item a seguir — relativa à circulação em prédios que se destinam às atividades judiciárias — caracteriza um programa complexo.
I separação das funções judiciais, administrativas e de atendimento ao público; II concentração das atividades de atendimento ao público no primeiro andar do prédio; III estabelecimento de três padrões distintos de circulação: um para os juízes, outro para o público em geral e outro para os presos; IV instalação de um sistema de segurança.
Caracterizam um programa complexo apenas as diretrizes apresentadas nos itens
Alternativas
Q2930431 Arquitetura

Em todas as áreas técnico-científicas do saber humano, sobre as quais o conhecimento jurídico do magistrado não é suficiente para emitir opinião técnica a respeito, faz-se necessária uma perícia para apurar circunstâncias e/ou causas relativas a fatos físicos reais, com vistas ao esclarecimento da verdade. As Perícias podem versar principalmente, sobre:

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: B
5: E
6: C
7: B
8: E
9: E
10: A
11: C
12: C
13: E
14: C
15: E
16: D
17: A