Questões de Concurso Sobre especificações técnicas em arquitetura

Foram encontradas 99 questões

Ano: 2025 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2025 - UFU-MG - Arquiteto e Urbanista |
Q3157774 Arquitetura
A NBR 16636-4/2023 é uma norma da ABNT que visa a Elaboração e o Desenvolvimento de Serviços Técnicos Especializados de Projetos Arquitetônicos e Urbanísticos com ênfase no Projeto de Arquitetura Paisagística. Suas premissas destacam o foco em projeto de novas áreas e o redesenho de áreas livres preexistentes, de caráter público ou privado. De acordo com essa norma e com as premissas do pensamento ecológico, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3232466 Arquitetura

Um jardineiro observou que suas orquídeas estão com as folhas amareladas e caindo. Ao analisar as plantas mais de perto, encontrou pequenos insetos brancos e uma substância pegajosa nas folhas e hastes. É CORRETO afirmar que a praga mais provável que está causando esses danos é:

Alternativas
Q3232465 Arquitetura

Considere as seguintes etapas:



A. Retire o saquinho que envolve a muda utilizando um canivete e coloque na cova.


B. Com um sacho, abra a cova.


C. Faça o nivelamento do terreno ao redor da muda com o rastelo.


D. Irrigue logo em seguida.


E. Recubra o terreno com palhada.


F. Coloque terra ao redor, fazendo uma leve pressão com as mãos para fixar a planta.



A sequência CORRETA para o plantio de mudas de forração é:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBFC Órgão: Correios Prova: IBFC - 2024 - Correios - Arquiteto |
Q3128678 Arquitetura
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de paisagem fundamental para o desenvolvimento de um projeto paisagístico que integra jardins, grandes áreas e arborização urbana. 
Alternativas
Q3104382 Arquitetura

Acerca das relações entre a arquitetura e a preservação ambiental, julgue o item a seguir. 


No paisagismo integrado ao ambiente, propõe-se a manutenção das características do solo, a preservação da vegetação nativa e a captação de água de abastecimento para irrigar vegetações que demandem muita água.

Alternativas
Q3093316 Arquitetura
Com relação à divulgação da publicidade na paisagem urbana e uso de espaço urbano, é atividade do Fiscal de Posturas verificar 
Alternativas
Q2361287 Arquitetura
Em muitas áreas do planeta há poucas mudanças entre estações, em algumas delas, por exemplo, oferecem pouca variação: quente, mais quente e muito quente. Nesse contexto, a relação entre vegetação e clima é, portanto, muito vinculada. A variação na quantidade de chuva, na temperatura e na incidência de radiação solar nas diferentes regiões determina se será possível haver formações vegetais e de que tipo ela será.
O profissional deve estar atento às características do lugar e da vegetação, pois a relação entre os diferentes tipos de formações vegetais e climas são intrínsecas e ter essa noção é fundamental para a viabilização do projeto paisagístico.
De acordo com o autor do livro “Fundamentos do Paisagismo” (2010), são pontos a serem observados para uma perfeita adequação da vegetação ao sítio, exceto:
Alternativas
Q2360589 Arquitetura
O projeto paisagístico da Praça Contemporânea apresenta muita similaridade com o projeto da Praça Moderna, mas resgata um item do programa de atividades que havia sido banido formalmente do espaço público durante o Ecletismo, que é vigorosamente retomado.
Este item refere-se ao uso 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: NUCEPE Órgão: UESPI Prova: NUCEPE - 2023 - UESPI - Arquiteto |
Q2271788 Arquitetura
Pereira Lima (1994) desenvolveu termos classificando as áreas verdes de acordo com a seguinte escala: espaço livre, área verde, APA (Área de Preservação Ambiental), praça e arborização urbana.
Cf. Anais do II Congresso Brasileiro de Arborização Urbana. São Luís/MA, 18 a 24 de setembro de 1994, p. 539-553. Disponível em: https://www.erambiental.com.br/var/userfiles/arquivos69/documentos/12925/LimaEtAl-AreasVerdes-1994.pdf  Acesso em: 23 jun. 2023.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa que NÃO está de acordo com a classificação do autor.


Alternativas
Ano: 2023 Banca: NUCEPE Órgão: UESPI Prova: NUCEPE - 2023 - UESPI - Arquiteto |
Q2271778 Arquitetura
“A arquitetura da paisagem é a arte de intervir com elementos naturais, de remodelar lugares para torná-los aproveitáveis e esteticamente agradáveis, em sentido amplo, compreende as atividades por meio das quais o ambiente, modificado e interpretado pelo homem, torna-se paisagem. Na história da cultura humana, o jardim narrou mitos, sugeriu alegorias, foi símbolo de capacidade técnica, de riqueza de meios, de possessão de lugares, tradução de poder e soberania”.
Texto extraído e adaptado do livro: PANZINI, F. Projetar a Natureza: arquitetura da paisagem e dos jardins desde as origens até a época contemporânea. Trad. Letícia Andrade. São Paulo: Senac, 2013. p. 14-15.

Referente aos estilos paisagísticos, analise as assertivas a seguir e marque a ÚNICA alternativa que está em CONFORMIDADE com os conceitos de estilos paisagísticos:
Alternativas
Q2208647 Arquitetura
Um jardim vertical será instalado em uma parede externa que recebe sol pleno, ao longo de todo o ano. Deseja-se que a espécie escolhida floresça no verão. Uma espécie que poderia ser especificada para atender a esses requisitos é:
Alternativas
Q2249977 Arquitetura
O memorial de plantio de um projeto de paisagismo incluirá especificações quanto ao emprego de fertilizantes, distinguindo, em função das características do solo e do plantio em duas áreas diferentes do terreno, uma especificação de NPK 04-14-08 no canteiro A e outra de NPK 08-28-16 no canteiro B. Essas diferenças implicam que
Alternativas
Q2021438 Arquitetura
INSTRUÇÃO: A questão refere-se ao trecho de um projeto de paisagismo representado no desenho abaixo:


Dentre as espécies arbóreas enumeradas abaixo, qual apresenta características adequadas para ser utilizada na indicação com a letra “G”?
Alternativas
Q2021433 Arquitetura
Em paisagismo, há vários procedimentos e ferramentas que podem auxiliar na elaboração dos projetos, na avaliação das proporções e na definição das hierarquias dos espaços. Para isso, é preciso entender o que significa o aqui e o ali, o próximo e o pouco distante, e os demais planos. Assim, as estratégias listadas abaixo estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q2020025 Arquitetura
Com relação à vegetação urbana, observe as imagens a seguir.
55.png (323×293)  Fonte: Mascaró, Lúcia (2010), adaptado
Pode-se afirmar que, em termos de composição e perenidade, ambas representam:
Alternativas
Q1992363 Arquitetura
Um projeto de paisagismo deve conciliar, entre outros, os custos de manutenção de áreas ajardinadas e sua usabilidade. Constitui um dilema típico desse tipo, no caso de forrações, escolher entre espécies vegetais que (i) requerem menor trabalho de manutenção, mas limitam a utilização da área para lazer ou que, pelo contrário, (ii) permitem que a superfície da área ajardinada seja utilizada para lazer, porém requerem manutenção mais intensiva. É correto apresentar como exemplos de espécies vegetais com as características (i) e (ii), respectivamente,
Alternativas
Q1991822 Arquitetura

No Brasil, são identificadas três grandes linhas projetuais na arquitetura paisagística: 1. ECLÉTICA; 2. MODERNA; 3. CONTEMPORÂNEAS, não vinculadas a nenhum período exclusivo. Relacione cada uma delas com suas respectivas características apresentadas a seguir.


( ) Recriação da imagem de paraísos perdidos e campos bucólicos.

( ) Tratamento do espaço livre com uma visão romântica e idílica.

( ) Abandono de qualquer referência do passado imediato.

( ) Surgimento de novas organizações do espaço livre direcionando por um viés ecológico.

( ) Reintrodução da cenarização exacerbada, inspirada em figurações da própria arquitetura.

( ) Adoção de forte postura nacionalista com supervalorização da vegetação nativa.

( ) Concepção pitoresca do mundo com espaços destinados à contemplação e ao passeio.

( ) Substituição dos canteiros floridos por ambientes destinados às atividades esportivas.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: IDECAN Órgão: TJ-PI Prova: IDECAN - 2022 - TJ-PI - Arquiteto |
Q1987501 Arquitetura
Os elementos de vegetação no Projeto de Paisagismo requerem significativos detalhamentos e especificações para a concepção que garantam clareza na execução da obra. Alguns itens são elencados para indicar os referidos procedimentos:

I. Indicação da localização e definição das espécies arbóreas, arbustivas e forrações.
II. Tabela de identificação das espécies vegetais, contendo: nomes botânicos e populares, quantidades (por unidades ou metro quadrado), e condições das mudas (altura, espaçamento entre mudas, diâmetro de torrões ou touceiras).
III. Especificações quanto ao tratamento do solo.
IV. Especificações das características da muda: altura, número de hastes, diâmetro de copa e de tronco-DAP (observação 1), folhagem, cores, etc.

Dentre os itens, assinale a opção que apresenta as informações verdadeiras:  
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IDECAN Órgão: TJ-PI Prova: IDECAN - 2022 - TJ-PI - Arquiteto |
Q1987452 Arquitetura
O teto-jardim foi concebido e utilizado expressivamente pelo Movimento Moderno ao longo do século XX. Mais recentemente, outras noções fundamentadas nos preceitos sustentáveis, oferecem as ideias de teto verde, por exemplo.
Ao caso das lajes de concreto que recebem vegetação com forração e finalização de vegetação, quais materiais e técnicas construtivas devem ser empregadas? Qual a ordem e especificação está correta, abaixo, considerando a partir da superfície vegetada até a estrutura da laje? 
Alternativas
Q1962264 Arquitetura
Assinale a opção que indica uma propriedade do Neoecletismo, padrão de projeto referente à linha projetual contemporânea da arquitetura paisagística brasileira.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: B
5: E
6: C
7: B
8: D
9: C
10: A
11: E
12: D
13: E
14: E
15: C
16: E
17: D
18: E
19: E
20: D