Questões de Concurso Sobre estudos ambientais em arquitetura

Foram encontradas 499 questões

Q3256875 Arquitetura

No que diz respeito à gestão ambiental em edificações, julgue o item a seguir.


A implementação de sistemas de reaproveitamento de águas pluviais ou águas cinzas para limpeza de pisos, irrigação, ar-condicionado ou vasos sanitários, além de eficiente, apresenta baixo custo, o que reduz o orçamento geral da obra. 

Alternativas
Q3256872 Arquitetura

No que diz respeito à gestão ambiental em edificações, julgue o item a seguir.


Utilização de materiais reciclados, adoção de energia limpa para aquecimento de água e aplicação de sistema de reuso de água são exemplos de tecnologias e materiais que reduzem o impacto ambiental em edificações.

Alternativas
Q3256871 Arquitetura

No que diz respeito à gestão ambiental em edificações, julgue o item a seguir.


Os resíduos da construção civil de classe A são aqueles reutilizáveis ou recicláveis como agregados, oriundos de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem.

Alternativas
Q3220674 Arquitetura
Para responder à questão, considere a Lei nº 12.187/2009, que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC).
Analise as assertivas abaixo:
I. Considera-se sumidouro o poço que permite a penetração do efluente do conjunto séptico no solo. II. Impacto são os efeitos da mudança do clima somente nos sistemas humanos. III. Gases de efeito estufa são constituintes gasosos, naturais ou antrópicos, que, na atmosfera, absorvem e reemitem radiação infravermelha.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q3220673 Arquitetura
Para responder à questão, considere a Lei nº 12.187/2009, que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC).
Sobre o papel das cidades na mitigação dos problemas ambientais, analise as assertivas abaixo:

I. A PNMC reconhece as cidades como protagonistas na implementação de ações para a mitigação das mudanças climáticas, incentivando o uso de instrumentos de planejamento urbano, como planos diretores, para promover a sustentabilidade.

II. As cidades devem adotar medidas como o estímulo ao transporte coletivo e não motorizado, eficiência energética em edificações e manejo adequado de resíduos sólidos, em conformidade com os objetivos da PNMC.

III. A PNMC limita a responsabilidade das cidades em relação à mitigação das mudanças climáticas, atribuindo maior peso às ações de âmbito estadual e federal.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3220672 Arquitetura
Em maio de 2024, o governo federal reconheceu estado de calamidade pública nos municípios do Rio Grande do Sul que foram atingidos pelas chuvas que assolaram a região, como é possível ler na manchete da notícia abaixo. 

Imagem associada para resolução da questão


Sobre a definição de calamidade pública abordada pela legislação federal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3220671 Arquitetura
Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, foi reconhecida a responsabilidade do Poder Público em estabelecer áreas especialmente protegidas, com base no princípio da conservação da natureza. A Lei nº 9.985/2000 veio regulamentar essa previsão constitucional e instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Apesar de o legislador não obrigar as unidades da Federação a seguirem os seus preceitos, diversos estados, entre eles o Rio Grande do Sul, possuem leis estaduais. Analise a Figura 2 abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Em relação às Unidades de Conservação, a letra A indicada no mapa acima refere-se ao(à):
Alternativas
Q3220666 Arquitetura
O Programa Minha Casa, Minha Vida tem por finalidade promover o direito à cidade e à moradia de famílias residentes em áreas urbanas e rurais. Sobre esse programa, abordado pela Lei nº 14.620/2023, analise as assertivas abaixo:

I. A sustentabilidade econômica, social, energética e ambiental é um dos princípios fundamentais do Programa, que incentiva estudos para exploração comercial de ativos ambientais gerados pelos empreendimentos.

II. O Programa restringe a assistência técnica em áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia exclusivamente aos empreendimentos de autoconstrução realizados por empresas contratadas pelo Poder Público.

III. A Lei determina que os recursos do programa devem ser destinados prioritariamente à construção de novas unidades habitacionais, excluindo a possibilidade de requalificação ou retrofit de prédios existentes.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q3220665 Arquitetura
A mitigação dos problemas ambientais nas cidades está diretamente relacionada ao gerenciamento eficiente dos resíduos. De acordo com a Lei nº 12.305/2010, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de “disposição final ambientalmente adequada”.
Alternativas
Q3220661 Arquitetura
Em meio às enchentes ocorridas no estado do Rio Grande do Sul em maio de 2024, ocorreu o episódio mencionado na reportagem abaixo:

Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de morro.
Alternativas
Q3220658 Arquitetura
A Resolução Conama nº 303/2002 estabelece critérios e parâmetros para a definição das APPs. Considerando a Resolução citada, analise as assertivas abaixo:

I. A Resolução determina como APP a área situada ao redor de lagos e lagoas naturais, em faixa com metragem mínima de vinte metros, para os que estejam situados em áreas urbanas consolidadas.

II. O planejamento urbano e regional deve considerar a preservação das APPs como instrumento de mitigação de impactos ambientais e promoção da qualidade de vida nas cidades.

III. Áreas situadas em manguezais constituem APPs em 20% de sua extensão.



Quais estão corretas?
Alternativas
Q3220656 Arquitetura
No livro “Planejamento Ambiental: Teoria e Prática”, Santos (2004) aborda, entre outros temas, a legislação ambiental brasileira e como ela influencia o planejamento e a gestão ambiental. Sobre a legislação ambiental brasileira, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Geoprocessamento |
Q3218922 Arquitetura
No contexto de um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), é necessário selecionar formas eficazes de representação de fenômenos observados sobre a área de estudo.
Considerando a necessidade de geração de um mapa de potencial solar, assinale a opção que apresenta a forma mais eficiente de representar a distribuição espacial da irradiação incidente na área de estudo.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Geoprocessamento |
Q3218918 Arquitetura
A matriz de Leopold é uma ferramenta clássica e amplamente utilizada na área de Avaliação de Impacto Ambiental para identificar, descrever e avaliar os potenciais impactos ambientais de um determinado projeto ou atividade.
Assinale a opção que indica os tipos de projetos para os quais a Matriz de Leopold é indicada como a ferramenta mais adequada para a avaliação de impactos ambientais.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Geoprocessamento |
Q3218911 Arquitetura
Os impactos decorrentes da implantação de um empreendimento exercem influência sobre uma extensão geográfica, a ser delimitada ao longo dos Estudos de Impacto Ambiental. Sobre as Áreas de Influência Direta (AID), avalie as afirmativas a seguir.

I. São áreas sujeitas aos impactos diretos da implantação e operação do empreendimento.
II. São delimitadas em função das características socioeconômicas, físicas e biológicas dos sistemas estudados e das particularidades do empreendimento.
III. A distribuição espacial dos fatores de uma AID geralmente é representada por formas geométricas regulares.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3208173 Arquitetura
Sobre a fase de licenciamento do projeto urbanístico abordada pela NBR 16636-3:2024, analise as assertivas abaixo:
I. Os Projetos para Licenciamentos (PL) devem ser elaborados com base em informações de referência específicas, como o anteprojeto urbanístico, levantamento topográfico e cadastral, e legislação vigente.
II. Os documentos apresentados para análise e aprovação dos projetos devem incluir desenhos, textos e memoriais exigidos por leis, portarias e normas brasileiras, além de atender às demandas de órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos.
III. As informações técnicas produzidas no projeto devem ser suficientes para cumprir os requisitos legais relacionados aos procedimentos de análise e aprovação, abrangendo tanto autoridades municipais quanto estaduais e federais.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q3208172 Arquitetura
Levando em conta o zoneamento bioclimático por desempenho térmico e umidade relativa, exposto na NBR 15220-3:2024, a cidade de Marau encontra-se em uma zona bioclimática caracterizada como:
Alternativas
Q3196868 Arquitetura
De acordo com a Lei Federal 12651/2012, denominada “Novo Código Florestal Brasileiro”, são sujeitos à apresentação de Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EPIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), em geral, os novos empreendimentos com área superior a:
Alternativas
Q3196862 Arquitetura
Nos estudos climáticos, as chamadas Chuvas Frontais são aquelas:
Alternativas
Q3166006 Arquitetura

No que concerne a sustentabilidade urbana, julgue o próximo item.


Um exemplo de desenvolvimento urbano de baixo impacto é aquele que prioriza a preservação do ciclo hidrológico natural, privilegiando o afastamento rápido das águas pluviais. 

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: C
5: D
6: A
7: B
8: A
9: E
10: C
11: B
12: B
13: D
14: E
15: B
16: E
17: B
18: D
19: B
20: E