Questões de Concurso
Sobre etapas do processo em arquitetura
Foram encontradas 616 questões
Assinale a alternativa correta sobre a sequência que as fases e as etapas devem seguir.
Analisando a planta (Figura 3), que representa a ocupação atual do quarto pavimento do ICB, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma das afirmativas sobre o tipo de raciocínio projetual desse edifício:
( ) Favorece o controle de percursos e acessos.
( ) Permite o crescimento por anexação de novos módulos em qualquer direção.
( ) Admite mudanças quantitativas e qualitativas dos espaços ao longo do tempo.
( ) Produz arranjos espaciais ambientalmente homogêneos.
Assinale a sequência correta.
O estudo de viabilidade arquitetônica é a etapa destinada à elaboração de análise técnica e econômico-financeira de um empreendimento para fins de subsidiar planos, estudos e projetos da mesma natureza.
Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item que se segue, relativo a elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos.
Após a realização das obras, a documentação do projeto completo deve receber a atualização para documentação conforme construído (“as built”), etapa que dispensa a anuência do cliente, por se tratar de obra concluída.
O estudo de viabilidade do empreendimento (EVE) integra a fase de elaboração e desenvolvimento de projetos arquitetônicos para a anuência do cliente, que se diferencia da fase de preparação.
Julgue o item subsecutivo, em relação à representação, aos métodos e às técnicas de desenho.
O memorial descritivo de projeto, elaborado por profissional
habilitado, é o documento complementar aos desenhos do
projeto que discrimina atividades técnicas, especificações e
métodos construtivos a serem empregados na execução de
obra ou serviço técnico, em conformidade com o projeto.
A APO, Avaliação Pós Ocupação, diz respeito a uma série de métodos e técnicas que diagnosticam fatores positivos e negativos do ambiente no decorrer do uso, a partir da análise de fatores socioeconômicos, de infraestrutura e superestrutura urbanas dos sistemas construtivos, conforto ambiental, conservação de energia, fatores estéticos, funcionais e comportamentais, levando em consideração o ponto de vista dos próprios avaliadores, projetistas e clientes, e também dos usuários. (ROMÉRO, M. A.; ORNSTEIN, S. W. Avaliação Pós- Ocupação. Métodos e Técnicas Aplicados à Habitação Social. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2003).
Com relação a Avaliação Pós Ocupação na construção civil, é CORRETO o que se afirma em:
Para a execução de qualquer obra nova, de reforma ou de ampliação de estabelecimento assistencial de saúde (EAS), é exigida a avaliação do projeto físico em questão pela Vigilância Sanitária local, que licenciará a sua execução. A avaliação do Projeto Básico de Arquitetura (PBA) pelas vigilâncias sanitárias estaduais ou municipais compreende a análise do projeto por uma equipe multiprofissional e a elaboração de parecer técnico assinado, no mínimo, por arquiteto, engenheiro civil ou outro técnico legalmente habilitado. O parecer deverá descrever o objeto de análise e conter uma avaliação do PBA quanto alguns fatores. Em relação a estes fatores, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
A. Verificação da pertinência do projeto físico apresentado com a proposta assistencial pretendida, por unidade funcional e conjunto do EAS, objetivando o cumprimento da assistência proposta.
B. Verificação dos fluxos de trabalho/ materiais/insumos propostos no projeto físico, visando evitar problemas futuros de funcionamento e de controle de infecção (se for o caso) na unidade e no EAS como um todo.
C. Verificação das áreas e dimensões lineares dos ambientes propostos em relação ao dimensionamento mínimo exigido pela RDC nº 50, observando uma flexibilidade nos casos de reformas e adequações, desde que justificadas as diferenças e a não interferência no resultado final do procedimento a ser realizado.
D. Verificação da adequação dos materiais de acabamento propostos com as exigências normativas de uso por ambiente e conjunto do EAS, visando adequar os materiais empregados com os procedimentos a serem realizados.
( ) Funcionalidade do edifício.
( ) Especificação básica dos materiais.
( ) Dimensionamento dos ambientes.
( ) Adequação do projeto arquitetônico às atividades propostas pelo EAS.
De acordo com a NBR 13532/95, uma das etapas do projeto de arquitetura é o levantamento de dados. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma informação técnica produzida nessa fase.
O projeto de Arquitetura da edificação compreende diversas etapas que se caracterizam como locos sucessivos de coleta de informações, desenvolvimento de estudos/serviços técnicos e emissão de produtos finais. A etapa que corresponde à configuração inicial da solução arquitetônica proposta a obra (partido), considerado as principais exigências contidas no programa de necessidades e que deve receber a aprovação preliminar do cliente é conhecida como:
O texto constante do quadro ABAIXO a seguir é o trecho de um documento do projeto completo. Esse documento tem o nome de:
“As paredes da construção serão revestidas com azulejos brancos, até 1,50 metro de altura; o piso em cerâmica de 20x20 cm; as portas do tipo Paraná e as janelas do tipo Veneziana Articulada, com acabamento em verniz”.
Existem diversas maneiras de descrever o processo de projeto arquitetônico e como este interfere na produção do edifício. Muitas vezes esta descrição é superficial e aborda a criatividade como principal componente do processo de projeto. Alguns autores afirmam que este processo apresenta características comuns: processo mal estruturado, processo em aberto e inexistência de um ponto de partida. Analise as assertivas, com relação às características do processo de projeto arquitetônico, e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Um processo de projeto arquitetônico é mal estruturado porque a maioria dos problemas é mal definida, pois os fins e os meios das soluções são desconhecidos e externos ao problema.
II. O processo de projeto está em aberto em virtude de não se alcançar uma solução ideal de edifício e de não existir, nas fases preliminares de projeto, uma meta real de morfologia desejada.
III. O processo de projeto não tem um ponto de partida porque, em geral, começa-se a projetar com alguns esboços, na tentativa de dispor um edifício em um local.
Há tempos o processo de desenvolvimento do projeto arquitetônico tem sido estudado por inúmeros acadêmicos na tentativa de compreender e explicar o processo projetual. Com isso, há algumas metodologias e técnicas de projeto, mas não há uma fórmula ou uma receita, pois, a arquitetura não é uma ciência exata. O Partido Arquitetônico é um dos elementos essenciais nesse processo projetual.
Marque a alternativa que define o que é Partido Arquitetônico.
O estudo de viabilidade ou planejamento arquitetônico deve ser realizado com o intuito de o arquiteto garantir um bom desenvolvimento do projeto. Segundo Laerte Pedreira Neves, em seu livro Adoção do partido na arquitetura, a primeira etapa deste planejamento arquitetônico, denominada de indutiva, inclui as pesquisas e estudos iniciais, por meio de levantamento de dados e análises das informações coletadas.
Analise as afirmativas a seguir acerca de alguns elementos desta primeira etapa.
I. O Programa Arquitetônico ou Programa de Necessidades é a relação de todos os cômodos ou ambientes previstos para o edifício.
II. O Funcionograma é o diagrama das relações funcionais entre os elementos do programa, essencial para o planejamento da funcionalidade do edifício.
III. O Pré-dimensionamento é o dimensionamento prévio do edifício a ser projetado, desenvolvido a partir do leiaute, atendendo as exigências do programa, suas atividades e funções.
Qual(is) dessas afirmativas está(ão) correta(s)?
O pré-dimensionamento é uma das etapas fundamentais no estudo inicial do projeto arquitetônico. Em relação ao pré-dimensionamento, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos objetivos do pré-dimensionamento é estimar a área total do edifício a ser projetado já na fase de estudo de viabilidade ou planejamento arquitetônico.
II. O pré-dimensionamento é o dimensionamento do edifício apresentado no Quadro de Áreas do Projeto Legal para aprovação da Prefeitura.
III. É necessário pré-dimensionar o edifício a ser projetado para que se verifique se a área correspondente ao programa de necessidades é pertinente ao uso e ocupação do solo incidente no terreno do projeto, ou seja, se a área pré-dimensionada não ultrapassa os limites estabelecidos pelos índices urbanísticos (C.A., T.O.) relativos ao terreno.
IV. Se o pré-dimensionamento indicar uma área a ser projetada superior à área do terreno disponível para o projeto, será um indicativo da necessidade de alteração do terreno ou de adequação do programa de necessidades.
Estão corretas apenas as afirmativas